O que significa completar cinco anos? Em março, a ABStartups faz aniversário e olhou para trás para tentar responder essa pergunta. Hoje, nós temos mais de 4.000 startups cadastradas em nossa base de dados e mais de 38.000 empreendedores digitais de todo Brasil já impactados, mas as coisas não foram sempre assim.
Há cinco anos atrás, em 2011, as startups eram novidade no Brasil. Pode-se dizer que elas estavam entrando na sua fase de adolescência e nem elas, nem os investidores conheciam todo seu potencial. “A ABStartups surgiu nesse cenário a partir da reunião de vários empreendedores que tentavam criar uma frente de trabalho mais coesa para atuar em prol das startups brasileiras”, afirma Yuri Gitahy, membro do conselho da ABStartups e fundador da Aceleradora. “O conceito de startup ainda era uma novidade na época, e tanto a imprensa, empreendedores iniciantes, investidores e a própria sociedade buscavam referências confiáveis que representassem os empreendedores de startups. Assim como diversas associações em outros setores, criar uma associação de startups parecia um bom começo”, acrescenta Yuri.
Se você é um empreendedor, sabe que começar uma startup não é uma tarefa fácil. Imagine então fundar uma startup que trabalha para startups. Segundo Yuri Gitahy, a maior dificuldade no começo era encontrar os empreendedores digitais. Ser uma startup é muitas vezes um estado temporário o que dificultava trabalho. “Os primeiros associados foram startups já maduras que perceberam as facilidades que a ABStartups trazia, e acabaram se tornando associados cruciais para a ABStartups: eles mostraram a outros empreendedores que existia um grande número de vantagens em participar da associação”, ressalta Yuri Gitahy.
Logo depois dos primeiros associados vieram outros e também grandes parceiros, como o SEBRAE e a Apex. Ficava cada vez mais evidente, o papel de união e representação que a ABStartups tinha que desempenhar. “Quando penso na importância da ABStartups sempre vem na minha mente a frase, ‘Juntos somos mais Fortes’. Penso na importância da união do ecossistema para melhorar o país e o mundo, usando o empreendedorismo e as startups para contribuir”, afirma Mariana Santelli, Coordenadora Administrativa na ABStartups.
Como a maioria dos nossos Associados, a ABStartups cresceu e mudou nesses anos. Ser uma startup em 2016 não é o mesmo que em 2011. Alguns desafios permaneceram, outros mudaram e, por isso, nós nos adaptamos para atender da melhor maneira possível todos os empreendedores digitais, fazendo uma articulação com novos mercados e criando mais oportunidades de networking. “Hoje, a ABStartups é um ponto neutro no ecossistema, tornando-se um hub para todos os players envolvidos (governos, grandes empresas, startups). Somado a todas as ações desenvolvidas por nós, nos tornamos uma referência para todos os stakeholders sendo capazes de promover o maior evento para startups da América Latina”, diz Vinck de Bragança, Gerente de Marketing da ABStartups.
Completar cinco anos é perceber que muito já foi feito e entender o papel que a ABStartups representa hoje no Brasil. “Há 5 anos, a ABStartups era uma iniciativa tentando descobrir como poder ajudar. Hoje, após duas edições do CASE, diversos eventos de PitchCorporate e um trabalho bastante integrado com agentes importantes como Anjos do Brasil, Sebrae e APEX, a ABStartups é um dos braços que trabalham para promover o ecossistema empreendedor brasileiro como um todo”, afirma Yuri Gitahy.
Foram cinco anos incríveis, e ainda temos muitos pela frente! Ao longo desse mês vamos continuar contando nossa história. Junte-se a nós, torne-se um associado da ABStartups!
1 Comment