As startups que estão em seu estágio inicial de desenvolvimento ou ainda não saíram do zero costumam buscar um tipo de investimento que possa ajudar a tirar suas ideias do papel. Nessa fase, o capital semente é um dos modelos de capital de risco mais buscados pelos empreendedores, já que pode gerar estabilidade nos primeiros passos das novas empresas.
Neste artigo, você entenderá o conceito de capital semente, verá como angariar esse tipo de recurso e quais fundos costumam investir esse capital. Confira!
Mas afinal, o que é e como funciona o capital semente?
O capital semente é um tipo de financiamento em longo prazo concebido por fundos de investimento. Eles estão em uma camada acima do investimento anjo e podem aplicar até R$ 5 milhões em negócios que estão em fase de desenvolvimento.
A finalidade desse investimento é cobrir despesas iniciais, como o desenvolvimento do produto ou serviço, realização de pesquisas de mercado, captação de recursos humanos e a finalização do plano de negócio. Além disso, os recursos também são usados para garantir a estabilidade da empresa até que ela se torne sustentável.
O capital semente também pode ser aplicado em empreendimentos que já possuem uma oferta definida e têm uma pequena cartela de clientes. Nesse caso, o investimento é feito para expandir a estrutura, a produção e o consumo, bem como estabelecer essas startups no mercado e atraírem o interesse de fundos com maior poder de investimento.
Para diminuírem os riscos de prejuízos, os investidores de capital semente geralmente formam fundos que captam recursos de outros investidores e distribuem esses recursos em várias empresas iniciantes.
Como conseguir esse tipo de investimento?
Para conseguir dar esse salto de estabilidade, você precisará mais do que ideias promissoras e boa argumentação. Por isso, selecionamos duas dicas mais práticas para captar recursos de investidores semente. Veja:
Modelo de negócios
Como ficar apenas no campo das ideias é muito pouco para conseguir dinheiro para o seu negócio, o melhor caminho é documentar parte do seu plano de negócios. Um modelo ou um protótipo de como funcionará sua empresa, com os problemas de mercado que ela solucionará e como será feito isso já será um bom começo. É uma prova mais concreta e realista do retorno que seu empreendimento pode dar aos investidores interessados.
Eventos e rede de contatos
O bom e velho networking cai como uma luva no processo de captação de recursos. Isso porque é nos eventos voltados para as startups, ambiente de inovação e empreendedorismo que você terá mais chances de formalizar uma boa relação com investidores e fundos dispostos a dar uma guinada em seus negócios.
- CONECTE-SE COM INVESTIDORES NO PAPO COM INVESTIDOR DA ABSTARTUPS
- TREINE SEU PITCH E ESTEJA PREPARADO PARA AS OPORTUNIDADES
Quais são as empresas de fundos de capital semente?
Como existem diversos fundos de investimento de capital semente, destacaremos duas instituições que podem te interessar:
Criatec
O Fundo Criatec é mantido pelo BNDES e pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Ele investe até R$ 5 milhões em empresas inovadoras e emergentes. Esses empreendimentos podem estar em um estágio zero de seu desenvolvimento, mas precisam apresentar projeções com um bom retorno.
Além do investimento, a Criatec participa diretamente da gestão dessas empresas, apoiando no planejamento, na estruturação e na definição de estratégias de mercado.
Confrapar
A Confrapar administra fundos de investimento para empresas de tecnologia. Ela aplica recursos bancados por mais de 100 acionistas entre as áreas de saúde, educação, mídia e serviços financeiros. Entre os fundos geridos pela Confrapar estão a VC1 Horizonti e a VC2 Nascenti, cada uma com os seus próprios regulamentos.
Além das duas opções, vale conferir o funcionamento e as aplicações feitas por outros fundos, como Cventures, Criatec 2 e Novarum.
O capital semente é um tipo de investimento generoso na gestão e desenvolvimento das startups. Trata-se de um ganho não só econômico, como também profissional na expansão estrutural e comercial do negócio. Enfim, se você está precisando daquele empurrãozinho para evoluir seu empreendimento da fase inicial, esse tipo de investimento é o mais indicado.
E aí, entendeu como funciona o capital semente e como captar para o seu negócio? Então siga-nos nas redes sociais para conferir mais dicas e conteúdos sobre startups!
1 Comment