Aprenda já o que é o capital semente

As startups que estão em seu estágio inicial de desenvolvimento ou ainda não saíram do zero costumam buscar um tipo de investimento que possa ajudar a tirar suas ideias do papel. Nessa fase, o capital semente é um dos modelos de capital de risco mais buscados pelos empreendedores, já que pode gerar estabilidade nos primeiros passos das novas empresas.

Neste artigo, você entenderá o conceito de capital semente, verá como angariar esse tipo de recurso e quais fundos costumam investir esse capital. Confira!

Mas afinal, o que é e como funciona o capital semente?

O capital semente é um tipo de financiamento em longo prazo concebido por fundos de investimento. Eles estão em uma camada acima do investimento anjo e podem aplicar até R$ 5 milhões em negócios que estão em fase de desenvolvimento.

A finalidade desse investimento é cobrir despesas iniciais, como o desenvolvimento do produto ou serviço, realização de pesquisas de mercado, captação de recursos humanos e a finalização do plano de negócio. Além disso, os recursos também são usados para garantir a estabilidade da empresa até que ela se torne sustentável.

O capital semente também pode ser aplicado em empreendimentos que já possuem uma oferta definida e têm uma pequena cartela de clientes. Nesse caso, o investimento é feito para expandir a estrutura, a produção e o consumo, bem como estabelecer essas startups no mercado e atraírem o interesse de fundos com maior poder de investimento.

Para diminuírem os riscos de prejuízos, os investidores de capital semente geralmente formam fundos que captam recursos de outros investidores e distribuem esses recursos em várias empresas iniciantes.

Como conseguir esse tipo de investimento?

Para conseguir dar esse salto de estabilidade, você precisará mais do que ideias promissoras e boa argumentação. Por isso, selecionamos duas dicas mais práticas para captar recursos de investidores semente. Veja:

Modelo de negócios

Como ficar apenas no campo das ideias é muito pouco para conseguir dinheiro para o seu negócio, o melhor caminho é documentar parte do seu plano de negócios. Um modelo ou um protótipo de como funcionará sua empresa, com os problemas de mercado que ela solucionará e como será feito isso já será um bom começo. É uma prova mais concreta e realista do retorno que seu empreendimento pode dar aos investidores interessados.

Eventos e rede de contatos

O bom e velho networking cai como uma luva no processo de captação de recursos. Isso porque é nos eventos voltados para as startups, ambiente de inovação e empreendedorismo que você terá mais chances de formalizar uma boa relação com investidores e fundos dispostos a dar uma guinada em seus negócios.

Quais são as empresas de fundos de capital semente?

Como existem diversos fundos de investimento de capital semente, destacaremos duas instituições que podem te interessar:

Criatec

Fundo Criatec é mantido pelo BNDES e pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Ele investe até R$ 5 milhões em empresas inovadoras e emergentes. Esses empreendimentos podem estar em um estágio zero de seu desenvolvimento, mas precisam apresentar projeções com um bom retorno.

Além do investimento, a Criatec participa diretamente da gestão dessas empresas, apoiando no planejamento, na estruturação e na definição de estratégias de mercado.

Confrapar

A Confrapar administra fundos de investimento para empresas de tecnologia. Ela aplica recursos bancados por mais de 100 acionistas entre as áreas de saúde, educação, mídia e serviços financeiros. Entre os fundos geridos pela Confrapar estão a VC1 Horizonti e a VC2 Nascenti, cada uma com os seus próprios regulamentos.

Além das duas opções, vale conferir o funcionamento e as aplicações feitas por outros fundos, como CventuresCriatec 2 e Novarum.

O capital semente é um tipo de investimento generoso na gestão e desenvolvimento das startups. Trata-se de um ganho não só econômico, como também profissional na expansão estrutural e comercial do negócio. Enfim, se você está precisando daquele empurrãozinho para evoluir seu empreendimento da fase inicial, esse tipo de investimento é o mais indicado.

E aí, entendeu como funciona o capital semente e como captar para o seu negócio? Então siga-nos nas redes sociais para conferir mais dicas e conteúdos sobre startups!

By |janeiro 18, 2017|Investimento e Exits|

About the Author:

ABStartups
A Associação Brasileira de Startups foi fundada para promover e representar as startups brasileiras. Nós trabalhamos para tornar o Brasil uma das cinco maiores potências em inovação e empreendedorismo tecnológico. Tem uma startup e quer fazer parte desse movimento? Associe-se!