A Abstartups marcou presença na visita presidencial à China! A nossa presidente Ingrid Barth, foi convidada pela Presidência da República para integrar a comitiva da visita presidencial à China, que estava prevista para a última semana do mês de março. Só em 2022, a China importou mais de US$89,7 bilhões em produtos brasileiros e o objetivo dessa agenda é que o governo brasileiro promova o relançamento das relações com o país, que é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009.
Nossa visita foi muito importante para ampliar os horizontes da Associação Brasileira de Startups, além de fortalecer laços que serão importantes o desenvolvimentos das startups brasileiras.
Agenda da Abstartups na China
Tivemos agendas com as presenças do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana.
Dentre todas as reuniões e visitas, destacamos a programação da tarde do dia 29 de março, em Pequim, onde a Abstartups abriu a fala do painel “Startups, Inovação e Ecossistema Digital” do evento Seminário Econômico Brasil-China, organizado pela ApexBrasil.
A Abstartups também cumpriu com o importante papel de representar institucionalmente a tecnologia e a inovação brasileira, apresentando o Brasil como origem de empresas inovadoras, tecnológicas e com soluções globais, levando conhecimento ao apresentar dados dos estudos realizados pela Abstartups e informações relevantes do ecossistema brasileiro, tanto para empresários quanto para players importantes de ambos os países.
Memorando de cooperação: China e Brasil
Uma das grandes conquistas da nossa visita foi a assinatura de um Memorando de Entendimento no dia 30 de março, entre o Centro de Inovação Tecnológica de Xangai (STIC) e a Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS), com o apoio e testemunho da Comissão de Ciência e Tecnologia de Xangai e do Consulado Geral do Brasil em Xangai.
O Centro de Inovação Tecnológica de Xangai é uma agência governamental de inovação, fundada em 1988, afiliada à Comissão de Ciência e Tecnologia de Xangai, encarregada de implementar políticas que apoiem pequenas e médias empresas de tecnologia, coordenar redes de transferência de tecnologia e gerenciar processos de incubação.
Esse memorando é um símbolo histórico para a associação e para o ecossistema, pois a parceria visa fortalecer a cooperação entre os dois países em inovação e auxiliar no crescimento e desenvolvimento de startups em ambos os países.
A Abstartups acredita que a parceria proporcionará grandes oportunidades para que os ecossistemas de inovação e startups do Brasil e da China trabalhem em conjunto, para que consigamos aprender com as experiências positivas e negativas do país, auxiliar na internacionalização do fluxo das nossas empresas, trazer mais investimentos, qualificarmos nossa mão-de-obra, bem como, fazermos intercâmbio dos nossos profissionais e sem dúvidas, fortalecer o ecossistema brasileiro de inovação, afinal, levar a Abstartups para o mundo, é levar todo o ecossistema conosco, essa é a nossa missão.