Se você tem ou pensa em montar uma startup, a sua primeira tarefa é trabalhar em cima da modelagem de negócio do seu empreendimento. Uma modelagem de negócio descreve a forma como uma empresa cria, entrega e retém valor. Ela é fundamental porque faz com que o empreendedor tenha uma visão holística do negócio como um todo, visualizando como os principais elementos e como eles se conectam.
Diferentemente do planejamento estratégico, a modelagem de negócios é algo mais dinâmico, que não só pode como deve ser testada constantemente e sofrer alterações com frequência.
Com tantas incertezas fica difícil desenvolver um planejamento estratégico e fazer previsões financeiras a longo prazo por exemplo. Com a modelagem de negócios é diferente, ela é feita justamente de uma forma simples e de fácil entendimento, que vai analisar os principais elementos que uma startup precisa.
Como fazer
Um dos modelos mais utilizados para se criar uma modelagem de negócios é o Business Model Canvas. O Canvas analisa nove elementos-chave para que uma startup possa validar seu modelo de negócios e ter mais assertividade no mercado. A modelagem de negócios baseada no Canvas analisa os seguintes elementos:
- Parceiros-chave: quais são seus principais fornecedores e qual sua dependência deles?
- Atividades-chave: quais as principais atividades desenvolvidas para o sucesso do negócio? É o desenvolvimento de um software? As ações de marketing?
- Recursos-chave: quais os principais recursos que sua startup precisa para o funcionamento do negócio? São recursos humanos, financeiros, algum equipamento específico?
- Proposta de valor: qual real valor é entregue ao seu cliente? Que problemas reais sua empresa resolve?
- Relacionamento com clientes: que tipo de relacionamento sua empresa tem com os clientes? São contratos de longo prazo? Uma venda única? Um modelo self-service?
- Canais: como e onde serão vendidos seus produtos ou serviços? Quais os diferente canais podem ser explorados?
- Segmentos de clientes: qual o perfil de cliente que compra da sua startup? B2C ou B2B? É um mercado de nicho ou um mercado mais amplo?
- Estrutura de custos: quais os principais custos envolvidos na operação? Com quais recursos chave a empresa tem um maior gasto?
- Fontes de receita: como ganhar dinheiro? Como cobrar dos clientes? Será venda única ou receita recorrente?
Importância da modelagem de negócios
Com a modelagem de negócios criada, os empreendedores estão prontos para testar o seu modelo, validar mercado, canais de distribuição e confirmar se sua proposta de valor é realmente atrativa. Caso uma dessas validações não tenha o resultado esperado, os empreendedores devem voltar e repensar sua modelagem de negócios. Ela é tão dinâmica, que muitas empresas preenchem suas informações utilizando pequenos bilhetes que podem ser movidos e substituídos com facilidade.
O importante da modelagem de negócios em uma startup é que os empreendedores passam a responder perguntas sobre seu negócio que nem sempre estão tão claras.
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