Conseguir administrar um negócio é bem diferente de saber liderar uma equipe e esse tem sido o problema de muitos gestores — afinal, pessoas não são como números ou peças. É preciso saber se comunicar com elas, fazer com que acreditem no seu trabalho e ajam em busca de um objetivo comum.
Para conseguir tudo isso, é preciso ser um bom líder e, diferente do que muitos pensam, você não precisa nascer sabendo liderar, pois essa habilidade pode ser aprendida por todos, se for bem praticada.
Veja abaixo algumas dicas comprovadas de como fazer a sua equipe te seguir e treine suas habilidades de líder a partir de agora!
1. Transmita confiança
É preciso que a equipe acredite no que está sendo dito e no que está vendo. Não adianta falar que as pessoas não podem chegar atrasadas no trabalho, se o líder fizer exatamente o contrário do que fala.
A confiança começa quando as pessoas veem que o que está sendo dito é exatamente o que está sendo feito. Dê o bom exemplo!
2. Tenha um bom relacionamento com a equipe
Tente liderar pessoas com as quais não possui um bom relacionamento e verá que isso será impossível. É preciso ter um bom relacionamento com o grupo e também com cada indivíduo, dedicando-se a conhecer cada um, os seus pontos fortes e os que devem ser melhorados.
Esse bom relacionamento precisa ser construído dia a dia, baseado em confiança e colaboração mútuas.
3. Saiba se comunicar
Comunicar-se não é dar um recado e delegar tarefas, é fazer com que todos entendam o que está sendo dito e o porquê. É preciso também ouvir, filtrar e tomar determinadas atitudes ou responder aos questionamentos com clareza.
Se a equipe não entende o que está sendo dito, pode ser necessário mudar a linguagem e ajustar-se a ela. Nem sempre, uma equipe será como outra. Cabe ao gestor reconhecer as diferenças e adequar a comunicação.
4. Compartilhe as responsabilidades
Todos os membros do grupo devem se sentir parte do processo. Faça isso não apenas ouvindo sugestões, mas atribuindo responsabilidades. Dessa forma, todos acabam se comprometendo e se engajando mais, pois sabem que, se eles não fizerem, podem prejudicar todo o grupo.
5. Aprenda a resolver conflitos de equipe
Os conflitos nem sempre estão relacionados ao desentendimento das pessoas por questões pessoais e podem surgir pela rotina do trabalho. Se um colaborador quer fazer de uma maneira e o outro de forma diferente, isso pode gerar um conflito.
VEJA TAMBÉM FERRAMENTAS DE GESTÃO COM DESCONTO PARA ASSOCIADOS
É nessas horas que o gestor precisa intervir, nem sempre trazendo uma solução pronta, mas propondo aos envolvidos que cheguem a um acordo melhor. O líder deve aconselhar e acompanhar como tudo está sendo feito, sempre dando os direcionamentos necessários.
6. Dê feedback
Esse é um dos pontos fundamentais que todo líder precisa conhecer. O feedback não deve ser visto como uma ferramenta para “acabar” com o colaborador, apresentando todos os pontos em que ele errou.
Pelo contrário, é uma forma de orientar, mostrando os itens que podem ser melhorados e como fazer isso. É importante que ele também seja usado para ressaltar os pontos positivos, fazendo com que o colaborador busque cada vez mais o aperfeiçoamento.
Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil saber como liderar uma equipe e conseguir muito mais sucesso, com melhores resultados e profissionais mais capacitados.
E, você, tem seguido esses conselhos e é um bom líder ou ainda tem algo a melhorar?