fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Como sua startup pode crescer de forma sustentável

Depois de vencer os anos iniciais, atingir um número relevante de vendas e construir as bases do negócio, os empreendedores sonham com expansão e crescimento para sua startup. O mercado, entretanto, está cada vez mais competitivo e as empresas focadas em melhorar para oferecer ótimos produtos.

Nesse contexto, o desafio é crescer de forma sustentável, adotando uma série de posturas que tornarão a empresa realmente diferenciada. Uma startup com essa cultura será capaz de obter ganhos e também de gerar impacto na sociedade.

fazer sua startup crescer

Você deve estar se perguntando: “Mas o que isso significa exatamente? Precisarei cortar investimentos e economizar recursos a todo custo?”. A resposta é não e não. Crescer de forma sustentável não é sinônimo de cortar investimentos, mas sim de concentrar os esforços no que realmente importa. Uma empresa sustentável aplica recursos certeiros, agindo com sabedoria e consciência.

Por que é importante adotar uma postura sustentável na sua startup?

O benefício de uma postura sustentável no mundo empresarial é o retorno para a sociedade. Uma startup que se importa com essa área presta um importante serviço de desenvolvimento de práticas saudáveis e será devidamente reconhecida pelos consumidores, que estão cada vez mais interessados em consumo consciente.

E como crescer de forma sustentável?

Consulte seu planejamento com frequência

Sem planejamento sua empresa dificilmente crescerá. No momento em que a empresa foi planejada foram pensados os custos, as estratégias, a viabilidade financeira do negócio e outros fatores preliminares à inauguração. Para crescer de forma sustentável é fundamental revisitar o planejamento e tentar identificar eventuais custos que estejam muito acima do previsto.

 VEJA TAMBÉM FERRAMENTAS DE GESTÃO COM DESCONTO PARA ASSOCIADOS 

A consulta ao planejamento revelará eventuais desperdícios e permitirá que você faça os cortes necessários, usando seus recursos em outras demandas. Não se trata, portanto, de cortar investimentos, mas sim de otimizá-los. Faça avaliações de planejamento ao menos uma vez por mês. Compare números e não hesite em cortar gastos que representam grande desperdício.

Respeite e foque no seu público

Na hora de planejar a empresa, é provável que você tenha estabelecido um público-alvo que seu produto ou serviço gostaria de atender. Esse é o seu mercado! Muitas vezes, o dia a dia desloca a empresa para outros mercados aparentemente mais atrativos e rentáveis. Se a atenção especial aos novos clientes representar o abandono do público inicial, a resposta imediata desse público será esquecer a sua empresa.

É claro que uma marca pode e deve mirar novos clientes, mas crescer de forma sustentável é crescer com foco em demandas específicas em vez de tentar abraçar toda e qualquer armadilha disfarçada de oportunidade.

Mantenha o cliente em primeiro lugar

Se você oferece uma solução que a concorrência não tem ou uma experiência que ela não proporciona, o cliente certamente pagará pelo seu produto, mesmo que isso impacte no preço. Mais do que focar em vender, o crescimento sustentável prioriza a satisfação do cliente que, por conseguinte, se tornará fiel.

Essa relação se torna sustentável na medida em que os investimentos para captar novos clientes podem ser reduzidos porque suas vendas estão num patamar elevado. Eles estão satisfeitos, retornam e indicam seu produto e sua marca. Além disso, preste muita atenção aos clientes insatisfeitos: eles possuem reclamações que atendidas podem aperfeiçoar o desempenho do seu produto.

Valorize a sua equipe

Demitir e contratar novos funcionários é uma forma de despesa. Diante disso, incentive a alta produtividade e estimule os talentos. Para uma empresa crescer de forma sustentável, todos os colaboradores devem abraçar o desafio, mas para isso eles precisam de motivação.

Vale ressaltar: empresas que conseguem motivar seus funcionários atingem melhores resultados. Faça da sua startup um ambiente agradável e capaz de atrair o interesse dos melhores profissionais do mercado. Seja a empresa daquele ditado: “Quem está fora quer entrar, quem está dentro quer ficar!”.

E você, já implementou práticas para crescer de forma sustentável na sua empresa? Está na hora de tentar!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos