O momento de realizar a sua Declaração de Imposto de Renda é cercado de muitos detalhes, como: a separação de vários documentos fiscais, a instalação de softwares da Receita, o preenchimento adequado dos dados, a instalação de softwares para envio da Declaração à Receita, entre outros… Este procedimento realmente exige máxima atenção para o sucesso de sua efetivação, já que a ocorrência de um pequeno erro pode levar à necessidade de uma retificação da sua declaração de imposto de renda ou mesmo esclarecimentos presenciais ao fisco…
Como se não bastasse o alto grau de complexidade deste procedimento fiscal, há ainda uma crescente onda de novas fraudes virtuais, entre elas o phishing (mensagens fraudulentas de email), que tentam ludibriar o contribuinte a instalar softwares maliciosos que visam roubar informações confidenciais e financeiras, como senhas de banco, senhas de redes sociais e por aí vai.
Pensando neste cenário altamente crítico e importante na vida de qualquer cidadão que resida num país de Estado de Direito, listamos abaixo 7 Dicas contra Phishing e Como evitar Fraudes Digitais em sua Declaração de Imposto de Renda:
1) Separe informações pessoais, das profissionais
Cuide das informações pessoais com o mesmo detalhe das informações corporativas, separando assuntos e documentos de acordo.
2) Valide a política de comunicações
Várias empresas e órgãos não têm o hábito de enviar mensagens através de E-mail e SMS. Verifique com o seu contato qual a política atual sobre mensagens.
3) Confirme a informação direto na origem
Se houver dúvidas quanto à informação, consulte o site ou pessoa originária da mensagem, digitando o endereço no navegador diretamente, antes de clicar ou abrir o documento.
4) Atente para os prazos e datas
Mensagens podem chamar atenção pela urgência ou término de prazos. Notificações reais ocorrem de acordo com uma frequência determinada.
5) Não confirme ou envie informações
Sites e aplicativos não costumam solicitar a confirmação de outras informações, como CPF ou datas. Se necessário, faça o recadastro direto no site.
6) Nunca confie completamente
O nome e endereço do remetente que aparece na mensagem pode ser facilmente modificados para mostrar informações falsas. Na dúvida, pegue uma segunda opinião.
7) Compartilhe o conhecimento
Ao identificar uma ameaça, compartilhe a informação envolvendo a área responsável de sua empresa ou órgão competente. Sua informação pode ajudar outras pessoas.
Obviamente, há muito mais formas de se proteger de fraudes virtuais, mas as 7 dicas apresentadas neste artigo já representam uma boa coletânea para você se precaver de incidentes de fraudes.
Um grande abraço e até o próximo artigo!