Se você está querendo captar recursos com investidores anjo ou VCs, a primeira coisa que você tem que fazer é criar um Pitch Deck. Bem… depois do primeiro passo que é ter uma grande ideia e por a mão na massa.
Mas afinal, o que é um Pitch Deck?
O conceito é bem simples. Um Pitch Deck é uma apresentação que mostra um panorama geral do seu negócio para investidores e fundos de investimento. Normalmente são slides simples e muito sintéticos.
O Pitch Deck consegue dar uma breve ideia de como funciona o seu negócio, como ele está indo, o que ele pretende alcançar e como você vai fazer isso. Ele também inclui outras informações importantes que podem te garantir um cheque.
Claro, o pitch deck não vai fazer tudo sozinho. Ele precisa deixar o investidor com aquele gostinho de quero mais e você precisa ser um verdadeiro storyteller para enredar seu público e prender a atenção.
A verdade é que não é tão simples assim montar um Pitch Deck. Principalmente, se você nunca fez um antes. Mas estamos aqui para ajudar.
Uma coisa que você vai perceber ao ver os exemplos de Pitch Deck a seguir é que eles são muito parecidos. Não em design ou em conteúdo, mas o tamanho e a estrutura têm muito em comum. Os pitch decks normalmente têm entre 13 e 20 slides e a maioria deles destaca:
- Problema
- Proposta de valor
- Modelo de negócio
- Competição
- Equipe
- Fundraising
Como fazer um Pitch Deck?
Para te ajudar nessa tarefa, eu juntei alguns exemplos de pitch decks que já captaram milhões de investidores anjos e VCs para você usar como referência. Espero que eles consigam mostrar alguns caminhos para convencer um investidor e trazer insights para você.
Provavelmente, você já ouviu falar de algumas startups que você vai encontrar na lista de exemplos. Estão aqui os pitchs decks de gigantes como Youtube e AirBnb até o Buzzfeed e o Buffer. Todos eles levantaram milhões de dólares e hoje valem bilhões.
Mas antes de começar, eu queria mostrar o Modelo para criação de Pitch Decks que a ABStartups preparou. Nele você vai encontrar passo a passo para construir sua apresentação com dicas e melhores práticas.
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Vamos ao que interessa.
1. AirBnb
Vamos começar com o mais queridinho dos Pitch Decks, o AIrbnB. Para quem não conhece, essa é uma plataforma que permite que as pessoas aluguem e disponibilizem casas e quartos por todo mundo.
O maior ponto positivo desse Pitch Deck é que ele é incrivelmente simples. Uma criança de sete anos de idade conseguiria entender. Eai, você consegue explicar seu negócio para uma criança?
2. Buzzfeed
Mesmo que você não o ame, aposto que você já ouviu falar do Buzzfeed. E foi exatamente esse o gancho poderoso do Pitch Decks deles, social proof. Afinal, quando se está fazendo um pitch não é nada ruim trazer os grandes números que a sua startup pode apresentar.
Até hoje o Buzzfeed já conseguiu levantar U$240 milhões
3. Buffer
O Buffer é uma plataforma de agendamento em redes sociais. E com esse Pitch Deck eles captaram meio milhão de dólares. O grande diferencial dessa apresentação é sem dúvida a transparência com que eles falam das métricas e dados.
4. Youtube
Essa startup, dispensa apresentações. O youtube é uma das maiores plataforma de vídeo do mundo e foi adquirido pelo Google em 2006, por U$1,6 bilhões. Esse é o pitch feito pelo youtube para a Sequoia Capital.
5. Itay Adam
Achou estranho? É porque esse nome não é de uma startup, mas de uma pessoa que conseguiu levantar U$2 milhões com um slideshow sobre nada! Ficou confuso?
Ele usou 5 slides e 40 minutos de pitch para convencer os investidores que ele recrutaria uma equipe para criar “the next big thing”.
6. Foursquare
O foursquare é um aplicativo que te permite fazer check-in e descobrir coisas para fazer ao seu redor. O grande lance desse pitch deck é a quantidade de screenshots e interações de usuários que eles mostram para comprovar o efeito viral do aplicativo.
7. Moz
O Moz não é tão popular no Brasil, mas é um dos softwares de inbound marketing mais usados no mundo. A companhia foi fundada em 2004 e já levantou U$30 milhões em investimentos.
O Pitch Deck combina muitos dados em um estilo leve divertido.
8. Linkedin
Assim, como Twitter, Facebook e Instagram, você já deve estar familiarizado com o Linkedin. No seu pitch, a companhia ressalta muito seus valores de comunicação em rede e faz analogias com a web 1.0 vs web 2.0 e modo de nos relacionarmos.
9. Mixpanel
Esse é o pitch deck que a MIxpanel usou para levantar U$65 milhões. A Mixpanel é uma plataforma de analise on-line e web que a ajuda empresas a entender o comportamento do usuário.
10. Facebook
Tenho certeza que dessa empresa você já ouviu falar. Esse foi o pitch deck usado em 2004 para captar U$ 500,000. É interessante observar a quantidade de dados usados no pitch deck.
Quer começar a montar já o seu Pitch Deck? Então não esqueça de baixar o modelo de Pitch Decks que criamos para você.