Afinal, como equilibrar a vida pessoal e profissional?

 

Quem nunca precisou se desdobrar em mil para dar conta de rotina do trabalho, reuniões corporativas, cursos de aperfeiçoamento, tarefas domésticas, cuidados com os filhos etc? De fato, equilibrar a vida pessoal e profissional é um desafio.

Muitas vezes, a balança pende mais para um dos lados. Quem tem sucesso no trabalho não dá a devida atenção à família e vê a vida pessoal desmoronar. Quem tem uma família feliz não consegue bom desempenho profissional. No entanto, existem meios de manter uma boa qualidade de vida sem perder performance no trabalho. O grande segredo é separar bem os dois aspectos.

Quer entender melhor como manter essa balança equilibrada? Continue a leitura e veja algumas dicas de ouro!

Organize o seu tempo

Um dos principais motivos para o desequilíbrio na vida pessoal e profissional é a má gestão dos horários. Afinal de contas, sem organização, você não tem controle do tempo que perde procrastinando ou executando tarefas pouco produtivas.

Portanto, o primeiro passo é organizar todos os afazeres do dia ou da semana e estabelecer horários para cumpri-los. Utilize uma agenda ou um planner para elaborar esse cronograma. Contudo, programe apenas 70% do seu dia. Os demais 30% ficam reservados para emergências e imprevistos.

Além disso, é importante manter uma separação bem clara. O tempo de dedicação ao trabalho não deve ser usado para fazer atividades pessoais, da mesma forma que problemas do trabalho não devem entrar em pauta no horário dedicado a família.

Defina prioridades

Separe um momento de reflexão a fim de descobrir o que é importante na sua vida e o que não agrega valor algum, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. Esse exercício serve para você eliminar da sua rotina as tarefas insignificantes que travam o seu dia. Assim, vai sobrar tempo para o que realmente importa.

As horas que você gasta navegando sem propósito pelas redes sociais, por exemplo, poderiam ser usadas com algo mais produtivo, como estudos, um curso de qualificação profissional ou até no do dever de casa do filho. É por isso que estabelecer prioridades é fundamental.

Além do mais, com isso, você vai identificar quais são as obrigações que devem ser cumpridas primeiro. Logo, é possível empregar esforços na execução de uma tarefa por vez, com o objetivo de entregar resultados mais rápidos e melhores.

Tenha momentos de lazer e descanso

Ter uma carreira de sucesso é um fator que leva à satisfação pessoal. Porém, se o trabalho tomar 100% do seu tempo, será difícil ter motivação para continuar. Sendo assim, os momentos de diversão e até de ócio são essenciais.
O problema é que, com a tecnologia na palma da mão, fica difícil desligar-se totalmente do trabalho a fim de distrair. Sempre vai ter um e-mail que precisa ser respondido, uma ligação para atender, um problema pequeno para resolver etc.

O ideal é desconectar-se por alguns momentos com o intuito de relaxar. Desative todas as notificações do celular e aproveite a oportunidade para passear com a família, sair com os amigos, ir ao cinema, assistir uma série, correr no parque, ler um livro ou apenas dormir.

Saiba recusar tarefas

Quem está em ascensão na carreira costuma assumir todas as responsabilidades que pode para mostrar todo o seu potencial. No entanto, é necessário ter um limite e dizer não quando necessário. Se você já tem uma sobrecarga de tarefas, não aceite demandas extras de última hora. Isso pode resultar em queda na qualidade do seu trabalho e, ainda, impactar negativamente as relações pessoais.

Equilibrar a vida pessoal e profissional é essencial para manter o bom desempenho no ambiente de trabalho e garantir qualidade de vida. Afinal de contas, sobrecarregar-se vai gerar estresse e atrapalhar todos os lados. Então, lembre-se de organizar o seu tempo, definir prioridades, separar momentos para o lazer e dizer não quando for necessário.

Gostou das dicas? Então, que tal acompanhar as nossas atualizações nas redes sociais? Você pode ver mais conteúdos como este no nosso Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.

By |outubro 31, 2019|Equipe e cultura|

About the Author:

HSM University
A HSM, o maior ecossistema de educação executiva do Brasil, criou a HSM University para oferecer cursos de especialização a distância em gestão, desenvolvidos a partir de histórias de sucessos dos maiores executivos e empreendedores globais. Saiba mais: https://hsmuniversity.com.br
Quer garantir seu ingresso do CASE 2019 com desconto?Comprar agora
+ +