fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Tecnologia no RH: entenda como ela impulsiona negócios

O uso da tecnologia no RH é uma realidade que beneficia empresas a prosperarem e qualificarem seus processos. Se os aparatos tecnológicos, softwares e aplicativos já fazem parte da nossa rotina, no universo corporativo não é diferente. 

A tecnologia melhora a performance dos times, identifica gaps de produtividade e qualifica os processos. Ela altera a dinâmica de trabalho, otimizando o tempo e conquistando resultados de alto impacto. 

Quer saber mais sobre os impactos da tecnologia na área de Recursos Humanos? Este conteúdo mostra os caminhos para impulsionar seus negócios. Confira!

Benefícios do RH tecnológico

O antigo dito popular continua valendo: “tempo é dinheiro”. Nesse sentido, para render mais, com menos tempo, a inovação tecnológica no RH propõe o fim dos processos manuais no setor de RH enquanto decreta uma nova era para empresas que investem em automação. 

Sendo assim, implementar práticas inovadoras em RH é mais que uma decisão estratégica capaz de trazer vantagens no médio e longo prazo. 

Trata-se de um diferencial de mercado e um caminho para a sobrevivência, principalmente das startups. Conheça os benefícios de investir em tecnologia no setor de Recursos Humanos. 

Processos automatizados

Com a tecnologia, a ocorrência de erros diminui e os processos ganham agilidade. Além disso, é importante destacar que um sistema para gestão de RH, coleta, interpretação, análise e armazenamento de dados, deve centralizar todas as informações e processos em um único lugar. Assim, além da otimização, o cruzamento e a análise ficarão muito mais fáceis e assertivas.

Facilidade para avaliar resultados

O desempenho de uma organização é comprovado pelos resultados. Isso porque, eles são essenciais, principalmente aqueles que dependem do engajamento dos colaboradores. 

Um importante impacto da tecnologia no RH é a possibilidade de mensurar o rendimento da empresa e de seus colaboradores com muito mais facilidade e assertividade. A partir dessa análise, a gestão tem a base necessária para tomar decisões sobre a jornada dos colaboradores e os rumos da empresa. 

Atividades mais simples

A tecnologia no Departamento Pessoal simplifica tarefas. Com o auxílio de uma plataforma de RH integrada com os processos de DP, a gestão de controle de ponto e jornada de trabalho, por exemplo, são otimizadas e realizadas com poucos cliques. 

Assim, os profissionais do setor gastam menos tempo com tarefas burocráticas e investem mais no cuidado com as pessoas, com a estratégia e o objetivo da organização. 

Agilidade nos processos

A tecnologia utiliza dados para dar respostas rápidas e informações precisas. Desse modo, todos os processos que passam pelo software ganham mais agilidade. Isso porque, os sistemas conseguem armazenar informações que podem ser requeridas pelo usuário em questão de minutos. 

Outra vantagem de digitalizar o RH é o acesso aos dados reais e confiáveis sobre as pessoas, seus perfis comportamentais e desempenho. Com a inteligência artificial, o profissional de RH pode acessá-los de qualquer lugar, até mesmo fora do departamento, com um aplicativo para RH. Tudo com total segurança e eficiência.

Melhor aproveitamento do tempo

Com processos digitalizados e informações processadas com maior rapidez, o RH consegue tempo para outras atividades estratégicas, por exemplo, o profissional pode se dedicar ao planejamento e à implantação de ações para melhorar a performance do time. 

Maior produtividade

A automatização de processos, principalmente aqueles mais burocráticos, torna os setores mais produtivos. Nesse sentido, a tecnologia tem impacto positivo na produtividade do próprio time de recursos humanos, o que impacta positivamente todos os demais setores do negócio. 

Sendo assim, processos mais ágeis, mais tempo para ações estratégicas e times de alta performance são sinônimos de melhor rendimento da empresa. 

Indicadores para acompanhamento dos resultados

Os indicadores são essenciais para monitorar o desempenho da empresa e dos colaboradores. Nesse caso, a tecnologia oferece dados confiáveis e a gestão de pessoas deixa de trabalhar com achismos ou suposições. 

Desse modo, a tecnologia no RH garante dados reais e mais segurança para as tomadas de decisões, além de oferecer indicadores para eventuais ações futuras. Assim, a leitura torna-se muito mais imparcial e o setor atua com estratégia, baseada nos objetivos do negócio. 

Aperfeiçoamento da comunicação interna

O uso de uma plataforma integrada e completa, que centraliza tudo em um só lugar, diminui ruídos internos e possibilidades de erros. Além disso, permite uma comunicação mais próxima e eficaz com os colaboradores, aproximando empresas e profissionais. 

Um exemplo é o uso de um aplicativo para RH, que cria um canal direto e melhora a comunicação interna da organização, trazendo impactos relevantes para o engajamento e a retenção de talentos.

Próximo passo

Não há dúvidas que a tecnologia potencializa os resultados de uma empresa. No RH, o people analytics, o mapeamento comportamental, o data driven e a inteligência artificial são alguns exemplos de como ela já transformou o modo como se faz gestão de pessoas.

E na sua startup? Como você está fazendo a gestão dos recursos humanos? O setor está acompanhando as tendências tecnológicas que podem transformar o seu negócio? 

Então comece agora uma imersão no assunto. Baixe o guia sobre o RH 4.0 e transforme sua gestão de pessoas!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *