Startupbase, Pesquisas e Mapeamentos

Entenda o trabalho de Inteligência da Abstartups

Com a missão de fomentar o ecossistema de startups em todo Brasil, a Abstartups trabalha em diferentes vertentes – do acesso à ferramentas, com conexão, através de representatividade e claro, com um dos nossos principais ativos: informação

Ter informação relevante e confiável sobre o ecossistema é fundamental quando falamos de um ambiente favorável de crescimento. Isso porque, esses dados são utilizados como endosso do que nós, empreendedores temos feito para diferentes players, garantindo: 

  • Visibilidade na imprensa
  • Representatividade junto ao governo
  • Relevância para o corporate
  • Atração de fundos de investimento 
  • Importância para players do mercado

Nesse sentido, desenvolvemos e apoiamos uma série de pesquisas, mapeamos comunidades para o mercado e concentramos os dados na maior base de startups do ecossistema – o Startupbase. Sim, eu sei que são muitas coisas! 

Por isso, neste artigo, vou te explicar como funciona nossa área de inteligência, onde você consultar todos essas informações e o mais importante disso tudo: como você pode ajudar também! 

Startupbase

A maior base do ecossistema de startups

O Startupbase é a mais completa base de dados de startups do Brasil. Atualizada em tempo real, concentramos na plataforma aberta para consulta pública, uma série de dados sobre nosso ecossistema – desde informações demográficas e quantitativas, como dados qualitativos, mercado e segmentos das startups. 

Página de estatísticas do Startupbase

Atualmente, são mais de 12.800 startups mapeadas em todo Brasil. Além da página de estatísticas, você pode consultar as startups por “pesquisar com filtros” e assim, segmentar os dados que precisar por cidade, estado ou então pelos dados de mercado. 

Quer conhecer os unicórnios brasileiros? Quais startups já passaram por processos de aceleração? Quais estão no CUBO ou já fizeram parte da lista de 100 Open Startups?  Pois tudo isso você encontra no Startupbase, através do nossos badges! 

Já temos aqui no blog um artigo detalhado, te ensinando como usar o Startupbase (leia aqui). 

Então se você é uma startup e ainda não está na maior base de startups do Brasil, essa é a hora!
O cadastro é rápido e gratuito. Basta clicar aqui.

Radiografia do Ecossistema de Startups  

o Raio-x do mercado de startups no Brasil

Como é o mercado de startups no Brasil?

Essa é uma pergunta recorrente e ter uma visão à nível nacional e atual sobre isso para respondê-la é fundamental por vários motivos. 

É importante não só para nós, da comunidade para traçar quais aspectos precisamos melhorar, entender nossas fraquezas e pontos fortes, como também para mostrarmos para o mercado brasileiro nossa relevância.

Por isso, nasceu a Radiografia do Ecossistema brasileiro de Startups. O estudo foi lançado pela Abstartups em parceria com a Accenture pela primeira vez em 2018 (acesse aqui) e trouxe importantes insights e perspectivas dos empreendedores. 

 

Repercutiu de maneira positiva no mercado e na imprensa, como o artigo sobre densidade das startups do Felipe Matos (leia aqui). 

E agora, está de volta para sua 2º edição. A Radiografia 2020 está atualmente aberta em fase de captação de dados e conta com a sua ajuda! Se você é empreendedor, responda o questionário e compartilhe com sua rede. Por isso, sua opinião é fundamental para traçarmos esse raio-x do atual momento do ecossistema. 

 

Ainda que tenha um perfil no Startupbase, esse estudo é qualitativo e procura entender sua visão e dores sobre o cenário de startups no Brasil, por isso nos ajude e responda aqui o formulário da pesquisa. 

Em breve, vamos compartilhar o estudo completo. Então, fique ligado em nossas redes sociais para acompanhar tudo! 

Mapeamento de comunidades emergentes 

estudos regionais para você conhecer o ecossistema

Nossa missão como organização nacional é fomentar o ecossistema em todo país. E ainda que grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte concentram um grande número de startups, nosso país é maior do que isso e temos muitas comunidades crescendo em outros lugares. 

Por conta disso, desde 2018 nós iniciamos o projeto de mapear as comunidades emergentes em todo Brasil. Os estudos, agrupados por cada uma das cinco regiões, mapeia essas comunidades, com base em seis pilares. São eles: 

– Cultura

– Suporte e Conexão

– Acesso à Capital

– Ambiente Regulatório

– Talentos

– Acesso à Mercado

Esses fatores juntos são fundamentais quando falamos de um ambiente ideal para o desenvolvimento de startups – as comunidades. Nestes dois anos de projeto, já mapeamos mais de 30 cidades e identificamos mais de 60 comunidades de startups, e esse número continua crescendo. 

Para conhecer os mapeamentos de comunidades  já publicados, acesse aqui.

E no final de 2019, reunimos todos os aprendizados ao longo dos dois anos trabalhando com mais de 60 comunidades pelo Brasil em um playbook (acesse aqui). Nele, você entende como uma comunidade se desenvolve e quais os indicadores de maturidade para acompanhar, por exemplo. 

Estudos por vertical  

Pesquisas de mercado focadas nas principais verticais 

Por fim, outra vertente de informação que temos aqui na Abstartups são os estudos por nicho. As pesquisas são focadas em compreender mais a fundo o mercado de startups baseado nas diferentes verticais. 

Já temos disponíveis estudos focados em edtechs e agtechs, por exemplo. Se você tem interesse em saber mais desses estudos ou até mesmo encomendar um estudo da sua vertical, entre em contato com a gente! 

Baixe aqui o estudo de edtech 

Baixe aqui o estudo de agtech

Quer contribuir com informação? Saiba como! 

Se você é empreendedor, líder de comunidade ou agente de fomento do ecossistema, contamos com sua contribuição para mapear, interpretar e retratar com o máximo de precisão, o que acontece em cada um dos cantos do Brasil. 

Você pode nos ajudar sempre respondendo e divulgando com sua rede os formulários de pesquisa, mantendo seu perfil do Startupbase sempre atualizado e compartilhando conosco as novidades dentro da sua comunidade! 

Então, por isso,  fale com a gente! Envie um e-mail para [email protected] 

 

By |março 2, 2020|ABStartups|

About the Author:

Ana Flávia Carrilo
Apaixonada por escrita, comunicadora por nascença e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando a desenvolver o ecossistema empreendedor brasileiro.