A ABStartups existe para construir o ambiente ideal para as startups transformarem o país. Nós inspiramos, capacitamos, conectamos e advogamos pelas startups, porque acreditamos no papel da inovação como motor de transformação positiva para o país.

Por que startups?

Mais startups significam mais empregos, mais oportunidades e mais desenvolvimento. Em uma pesquisa com 800 mil adultos de 60 países, o Global Entrepreneurship Monitor mostrou que apenas 4% eram empreendedores e que eles eram responsáveis por 38% dos empregos criados. No Brasil, só as scale-ups são responsáveis por 50% dos novos empregos. Imagine onde estaríamos sem elas.

Mas não é só por isso que startups são importantes. Startups são o futuro. Elas dão sempre um passo a mais na curva de aprendizado e mostram caminhos para problemas novos e antigos. Sim, é verdade que apenas 1 em cada 4 startups sobrevivem aos cinco primeiros anos, mas cada uma que sobrevive tem um impacto gigantesco. Imagine, se conseguíssemos dobrar esse número e gerar mais novos negócios.

Nós estamos trabalhando para que isso aconteça oferecendo benefícios, conexões e educação para as startups associadas. O futuro da economia está cada vez mais atrelado a capacidade de inovar e nossa missão é apoiar e fomentar essa inovação.

Assim como as startups, nós surgimos de um problema.

Em 2011, as startups eram novidade no Brasil. Ninguém falava delas e algumas pessoas em lugares diferentes começaram a perceber isso. Aos poucos as pessoas em Mato Grosso do Sul, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e todo o Brasil foram se conectando para expandir um movimento que ainda estava nascendo.

A ABStartups surgiu dessa união a partir de vários empreendedores que tentavam criar uma frente de trabalho mais coesa para atuar em prol das startups brasileiras. O objetivo era criar uma rede de conexões para aprendizado, fomento das startups e geração de oportunidades para os associados.

A Associação foi criada e é regida por um estatuto que garante o seu caráter democrático, transparente e representativo. Mais que isso o estatuto torna a ABStartups comprometida e adaptável às necessidades das startups.

Hoje, o problema das startups não é mais falta de difusão sobre o tema como era anos atrás. Para que elas se desenvolvam é necessário um ambiente adequado com comunidades e mais mobilização. É preciso mais educação empreendedora e um ecossistema conectado disposto a se ajudar e dar exemplos.

A ABStartups contribui para esse ambiente de quatro formas:

Qualquer startup pode fazer parte da ABStartups, basta de se associar aqui.