Saiba como criar um site do zero para a sua startup!

Ter presença digital é muito importante para as empresas que estão começando. Descubra como criar um site do zero e marque seu território online.

Não existe mais como negar o fato de que as empresas precisam estar presentes no meio digital. Afinal, cada vez mais, antes do momento da compra, são feitas diversas pesquisas para conhecer sobre o produto, a empresa e definir sua confiabilidade. Por isso, para as empresas que estão começando é importante saber como criar um site do zero.

Veja a seguir, 6 passos para você iniciar a jornada digital da sua startup!

Site, blog ou fan page

Você deve estar se perguntando se realmente é necessário criar um site! Se uma fan page nas redes sociais ou apenas um blog não são suficiente. A resposta mais adequada é: todos são necessários e complementares. Para uma empresa que está iniciando suas atividades, ter um site é importante para apresentar sua autoridade digital, pois será nele que informações sobre sua empresa estarão disponíveis.

Ter uma fan page nas redes sociais permite que os conteúdos criados no blog sejam divulgados, além de permitir que ofertas e promoções do site sejam divulgadas. E o blog é o caminho para entregar conteúdos relevantes ao seu público, acrescentando credibilidade à sua empresa. Ou seja, todos os três caminhos são importantes e essenciais para sua empresa em seus primeiros passos.

Por isso separamos seis passos com tudo o que você precisa saber sobre como criar um site para sua startup!

Como criar um site em 6 passos

1. Registre o domínio

Como criar um site sem ter um nome? Esse é o primeiro passo antes do seu desenvolvimento, definir seu domínio, também conhecido como URL. Por representar a autoridade da sua startup no meio digital é muito importante registrá-lo. Dessa forma, você garante que não existe outro site igual. Vale lembrar que ele deve ser fácil de lembrar. Por isso, evite o uso de números e símbolos, use o nome da sua marca ou produto e mantenha-o curto e de fácil escrita.

Ao invés de pagar por um site, tê-lo de graça é indiscutivelmente mais econômico, mas a autoridade e a propriedade do seu domínio ficarão em aberto. Além de você ficar sujeito a limitações e erros. Cuidado com esta estratégia.

2. Hospede seu site

Como criar um site sem uma casa segura? Quando sua empresa já estiver em posse do domínio, é preciso definir a hospedagem do seu site. Pense numa hospedagem como uma empresa dedicada a armazenar todas as suas informações digitais. Assim como o domínio, é preciso atenção no momento da sua escolha. Como criar um site é o momento de apresentação da sua startup no meio digital, separamos os três tipos mais comuns:

  • Compartilhada: neste tipo de hospedagem sua empresa divide o espaço disponível do servidor com outros sites. Apesar do valor mais acessível, há uma redução do desempenho podendo haver quedas;
  • Dedicada: comparado com os servidores de hospedagem compartilhadas, nos servidores dedicados seu site terá um espaço próprio. Mais estável, mais seguro, porém mais caro;
  • Em nuvem: uma rede de máquinas que compartilham recursos, é a forma de hospedar o site na nuvem. Ao invés de ter um local físico, seu site estará distribuído em uma rede. A vantagem dessa modalidade é sua maior estabilidade, além de ser flexível na contratação de recursos adicionais.

3. Defina uma plataforma para construir seu site

A mais famosa delas é o WordPress, mas o também existe o Joomla, Drupal e o Google Sites. A dica importante nesta decisão é escolher a plataforma que suporte os objetivos da sua startup, por exemplo, se for um e-commerce precisa viabilizar de maneira simples a compra online. Além de ser responsiva em diversos dispositivos, afinal seus clientes poderão acessá-lo em um computador, celular e tablet.

4. Escolha o layout

Chegamos à etapa da estética. Com toda a parte técnica definida, é preciso ter saber como seu site será apresentado. Esse é o momento de deixá-lo atrativo para o usuário. Por isso escolha o layout que represente a sua startup e que seja voltado para seus visitantes. As plataformas de construção em sua maioria possuem layouts para você se inspirar.

5. Foque no usuário

Responsividade é o foco. Como criar um site sem focar no seu visitante? Ele será sua representação digital, por isso mantenha seu foco no seus usuários sempre. Pense em entregar facilidades e recursos que o mantenham no seu site por mais tempo e foque nas personas que sua startup deseja alcançar. Afinal, será por meio dele que sua empresa entregará os conteúdos que o levarão na sua jornada de compra.

6. Conteúdo

Nem só de produtos vivem os sites. Como comentamos no começo deste texto, cada vez mais as pessoas estão buscando informações sobre os produtos que desejam comprar na internet, antes mesmo de saírem às compras. Por isso, disponibilize através dos conteúdos apresentados do seu site – desde a home, passando pelo blog e chegando à página de venda do produto – conteúdos relevantes e que realmente mantenham seu visitante bem informado.

Agora que você sabe como criar um site, é hora de colocar a mão na massa! Se ficou curioso e quer aprofundar mais seus conhecimentos, conheça a Hubify e descubra como ter sua presença digital consolidada!

 

About the Author:

Fabio Duran
Advogado formado pelo Mackenzie, Pós Graduado em Business and Project Management pela University of California e GDista, passou por grandes escritórios de advocacia até chegar ao Grupo Elefante Verde. Co-fundador da marca e plataforma de marketing digital Hubify, é obstinado por resultados e apaixonado pelos temas de persuasão e vendas.
Quer garantir seu ingresso do CASE 2019 com desconto?Comprar agora
+ +