O compliance tem o objetivo de assegurar aspectos de conformidade, transparência e integridade em operações de negócios de organizações, inclusive startups.
Assim, dentre as várias características de uma startup, sabe-se que ela é uma empresa que busca resolver uma “dor” do mercado, com ideias inovadoras e possui um produto repetível e escalável. Nesse contexto, vale mencionar os benefícios que um programa de compliance traz para esse segmento.
Quando falamos de compliance para startups, vale destacar que o momento de maturidade ou fases em que a startup se encontra é importante na adequação do seu programa de integridade. Sabe-se que oportunidades de negócio, interesses em aportes e em investimentos aparecem quando essas startups possuem uma boa imagem no mercado.
E diante desse ponto em específico cito o primeiro benefício que o compliance traz para essas empresas inovadoras: a boa reputação da sua startup. Também é importante pensar na proteção jurídica, uma grande aliada para evitar a mortalidade prematura desta, bem como a gestão e mapeamento dos riscos como forma de prevenção e adequação dessa startup.
Do ponto de vista prático, há ainda alguns outros benefícios do compliance para startups: alinhar a cultura, os valores e regras internas por meio do Código de Conduta, Regimentos Internos e Políticas específicas criadas conforme a característica do seu negócio.
E ainda a importância de realizar um mapeamento de risco para prevenir futuros problemas e realizar um due diligence dos terceiros envolvidos com essa empresa. Outro aspecto importante é treinar seus colaboradores sobre as normas internas e políticas e ainda implantar um canal de denúncia eficaz.
O programa de compliance para startups é importante e auxilia o negócio inovador a estabelecer mecanismos mais sólidos para combater os riscos, além de fortalecer os valores, a transparência, a integridade e a ética empresarial. Diante desse bom quadro reputacional, as startups conseguirão mais aportes e investimentos para seu crescimento.