Presente de natal: 6 livros para empreendedores em fase inicial

Uma das receitas para o sucesso é aprender constantemente. Por isso, confira 6 livros que podem ajudar os empreendedores de primeira viagem!

O ano está chegando ao fim e todo mundo já começou a pensar nos presentes de natal. Se você está começando um negócio ou conhece alguém que está fazendo isso, alguns livros para empreendedores podem ser o presente ideal para o natal. Conheça 6 livros que todo novo empreendedor deveria ler!

 

  • Organizações Exponenciais, de Yuri Van Geest, Michael S. Malone e Salim Ismail

 

Organizações exponenciais são aquelas que conseguem criar um impacto, resultado ou crescimento muito maior do que seus concorrentes ou mesmo empresas de outros ramos. Netflix, Uber, Waze e Tesla são exemplos desse tipo de empresa.

No livro, que pode ser comprado a partir de R$ 30, os autores fazem uma reflexão sobre o que causou o sucesso dessas empresas, analisam diversos grandes negócios e entrevistam líderes e pensadores do mundo dos negócios.

A ideia é trazer uma visão sobre as tendências e tecnologias que podem ser usadas por startups e outras empresas que almejam crescer.

 

  • A Startup Enxuta, de Eric Ries

 

O autor norte-americano Eric Ries é considerado por alguns um guru e o livro é um clássico. Nele, Ries ensina como criar e gerenciar uma startup usando princípios do lean management.

Portanto, em a Startup Enxuta você vai aprender a criar produtos e conduzir seu negócio ou qualquer projeto sem desperdiçar recursos. Ele pode ser comprado por valores que variam entre R$ 20 e R$ 40.

 

  • Do Sonho à Realização em 4 Passos, de Steve Blank

 

Steve Blank é um empreendedor do vale do Silício que já criou diversas startups. No livro, ele descreve o processo conhecido como Customer Development que, inclusive, deu origem à metodologia de startup enxuta.

Segundo o Customer Development, as startups devem desenvolver os produtos inovadores ao mesmo tempo em que os testam e fazem uma validação do mercado. A ideia é que, quando lançados, os produtos sejam voltados às necessidades reais dos clientes e, assim, sejam aceitos pelo mercado. É possível encontrar o livro impresso com valores entre R$ 73 e R$ 120.

 

  • Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman

 

Daniel Kahneman, que nasceu em Tel Aviv, Israel, é formado em Psicologia e atua como professor da área. Ao mesmo tempo, ele desenvolve trabalhos no campo de Economia que até já lhe renderam um prêmio Nobel. Esse livro, considerado a sua obra-prima, é vendido por preços a partir de R$ 37,90.

Em Rápido e Devagar, Kahneman explica sobre as duas formas de pensar do ser humano: uma rápida, baseada em emoções e intuição, e uma mais lenta, que tende a ser mais lógica. Com as reflexões propostas por ele, o empreendedor poderá se conhecer melhor e entender como essas duas formas de pensar influenciam as suas tomadas de decisão.

 

  • A Mentalidade do Fundador, de Chris Zook e James Allen

 

Após estudarem os motivos das dificuldades enfrentadas pelas empresas para garantir crescimento sustentável, Chris Zook e James Allen chegaram à conclusão de que, na maioria dos casos, o fracasso se dá por motivos internos e não pelo mercado externo.

Com isso em mente, eles falam sobre como os líderes de empresas podem desenvolver a mentalidade do fundador, isto é, um perfil arrojado e ambicioso. O objetivo é ensinar os empreendedores a minimizarem esses problemas internos e planejar corretamente para garantir o alcance das metas e a sustentabilidade do negócio. O livro está à venda por valores a partir de R$ 25.

 

  • Saber vender é da natureza humana: surpreenda-se com o seu poder de convencer os outros, de Daniel H. Pink

 

O autor apresenta formas de vender e persuadir que fogem ao senso comum e propõe um novo olhar sobre os processos de vendas. Ele parte da afirmação de que nós estamos, na maior parte do tempo, tentando convencer as pessoas ao nosso redor sobre algo e esse é um comportamento natural do ser humano.

Entre os ensinamentos, estão 5 modelos para tornar as suas mensagens mais claras, 3 regras para entender as perspectivas do outro e muito mais. O livro pode ser encontrado por cerca de R$ 35.

A última dica é que os valores apresentados valem para as versões tradicionais desses livros para empreendedores. Se você comprar o e-book, o preço costuma ser bem mais baixo.

E então, você gostou das nossas indicações? Gostaria de ganhar ou presentear alguém com alguns desses livros? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais e conte para seus amigos, familiares e colegas!

By |janeiro 2, 2018|Primeiros passos|

About the Author:

InovAtiva
Este artigo foi produzido pela equipe do InovAtiva Brasil, programa de Aceleração de Startups realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), pelo Sebrae e com execução da Fundação Certi.