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Omnichannel: o que é e como aplicar no seu negócio!

De 2019 para cá, muita coisa mudou no mundo, inclusive a forma de comprar produtos e serviços. Toda essa mudança aconteceu por conta da pandemia provocada pelo CoronaVírus, que forçou as empresas a se estabelecerem rapidamente no digital e criarem uma conexão entre todos os seus canais de vendas, o que podemos chamar de omnichannel. Assim, muitas empresas viram que se ficassem apenas no físico, acabariam morrendo e o digital era a única solução para se manter no mercado.

Neste momento, você pode estar se perguntando: Mas será que a força do digital não foi somente uma questão de momento, por conta das restrições da pandemia? 

Estamos aqui para te afirmar que não!

Segundo a 9ª edição da pesquisa global EY Future Consumer Index (FCI), que foi publicada em fevereiro de 2022, as compras online vão seguir tendo números bem relevantes e a tendência é que atraia cada vez mais consumidores.

Com relação à experiência, a 9ª edição da pesquisa global EY Future Consumer Index (FCI) mostra que 65% dos brasileiros estão dispostos a compartilhar seus dados pessoais com as empresas, se isso melhorar sua experiência de compra no digital. 

Tais dados mostram que a experiência do(a) cliente deve estar no centro da operação de qualquer negócio, para garantir osucesso no mercado. E, sabe como melhorar (e muito) a experiência do seu consumidor? Aplicando uma estratégia de omnichannel!

Neste artigo, você vai aprender  o que é omnichannel, como funciona, por que investir nele, vantagens, exemplos de sucesso e como aplicar no seu negócio. Preparado(a) para aprender tudo sobre a estratégia que vai fazer você, empreendedor(a), conseguir se fortalecer no mercado? Leia o artigo até o fim, garantimos a você que não vai se arrepender!

O que é e como funciona o omnichannel?

Vamos começar esse tópico com uma dica: na hora que estiver aprendendo sobre qualquer conceito, busque separá-lo em pequenos trechos. Por exemplo: e-commerce, o “e” está relacionado a algo eletrônico, já o “commerce” significa, em bom português, “comércio”. Juntando os dois significados, e-commerce seria comércio eletrônico.

Agora, aplicando ao conceito do nosso artigo: omnichannel. “Omni” é um prefixo que vem do latim e significa “tudo” ou “inteiro”. E “channel” é uma palavra inglesa que podemos traduzir para “canal”. Unindo os dois trechos, ficaria “todos os canais”. 

Na prática, é uma estratégia que tem como base a integração de todos os canais de venda/comunicação de uma empresa, com o objetivo de fazer as pessoas terem a mesma experiência em qualquer um dos pontos de contato com a marca. 

Para você entender melhor o que é o omnichannel, vamos dar um exemplo. O consumidor X conhece a empresa Y por meio de um anúncio nas redes sociais. Ele resolve clicar para conhecer melhor o site do negócio. Chega no site, consegue navegar tranquilamente por ele e decide comprar um produto. 

Depois, na hora em que está concluindo a compra, o cliente vê nas modalidades de entrega a opção “retirar em loja”. Ele escolhe essa forma para obter o seu produto de forma rápida e sem pagar frete. Ao fazer isso, o site informa a partir de que dia o produto estará disponível para retirada. Então, o consumidor vai até a loja física de sua preferência, indicada na hora da compra, e retira o produto. Essa integração dos canais (redes sociais, site e loja física), com o objetivo de melhor atender o(a) consumidor(a), é chamado de omnichannel.

Apostamos que ficou bem claro agora na sua mente o que é omnichannel, mas o conceito não se apresenta de maneira isolada no mercado. Há alguns outros conceitos, como multichannel e cross channel, que podem facilmente te confundir. Vamos explicar cada um deles!

Diferença entre single channel, multichannel e cross channel

Provavelmente, em algum momento do seu estudo sobre omnichannel, você vai acabar esbarrando nos seguintes termos: single channel, multichannel e cross channel. Um deles, o multichannel, pode ser bastante confundido com o omnichannel. Para te ajudar, falamos sobre cada conceito abaixo: 

O que é single channel?

Single Channel pode ser traduzido como “único canal” e, na prática, é quando um negócio tem apenas um ponto de venda, que pode ser digital ou físico. Por exemplo: a Amazon não possui lojas físicas, apenas um site (marketplace). Só é possível comprar os produtos ou serviços da empresa acessando a internet, não há como experimentar fisicamente as mercadorias. Assim sendo, empresas digitais single channel ficam limitadas a venderem para pessoas com acesso à internet e também que possuem o hábito de comprar online.

O que é multichannel?

Em bom português, significa multicanais, que na prática é uma estratégia de venda de produtos ou serviços via diferentes canais, tanto online quanto offline. Diferentemente do omnichannel, que está preocupado com passar uma única mensagem, usando  dados centralizados em uma única base, em uma estratégia multichannel (multicanais) não há qualquer integração entre os canais de venda. 

O foco do multichannel é vender o produto de qualquer jeito, já no omnichannel, o produto fica em segundo plano, para que a experiência do cliente possa brilhar. Portanto, no multicanais, pensa-se menos no cliente e mais em como fazer o produto ser vendido. Já no omnichannel, a ideia é pensar todos os recursos possíveis para proporcionar a melhor experiência para as pessoas, pois isso vai gerar clientes fiéis e consequentemente mais vendas.

Um exemplo de multichannel: uma empresa que vende eletrônicos, tanto no físico quanto no online, e não há a opção de retirar o produto comprado online na loja física. Isso mostra uma falta de integração dos canais de venda do negócio, passando a impressão de serem dois negócios isolados.

O que é cross channel?

O cross channel é a estratégia de combinar dois canais de venda para melhorar a experiência do(a) cliente. Por exemplo: a Americanas disponibiliza para os seus clientes a retirada de produtos comprados online nas suas lojas físicas, o que diminui o tempo de espera do(a) consumidor(a) pelo produto e também economiza o dinheiro do frete.

Para aplicar esse modelo no seu negócio, você, empreendedor(a), vai precisar educar seus colaboradores, especialmente da loja física, para que entendam que todos os canais são uma coisa só e eles podem ganhar mais dinheiro vendendo em ambos.

Você deve estar se questionando: “Então, cross channel e omnichannel é a mesma coisa?”.

Não! No cross channel, há integração entre os canais de venda, mas o(a) cliente não fica no centro de todas as decisões da empresa, como em uma estratégia de omnichannel.

No omnichannel, o(a) cliente é o centro de toda a operação, especialmente, das áreas de vendas e marketing. Quem está comprando decide qual vai ser o caminho que fará até efetivamente comprar e a empresa deve estar preparada para conseguir identificar cada pessoa e a sua etapa na jornada de compra, independente de qual canal estiver.

Por exemplo: Um cliente X manda mensagem no direct do Instagram perguntando a respeito de uma garrafa térmica que viu em um anúncio. A empresa Y responde dando todas as informações básicas sobre o produto e diz o preço. O cliente X agradece e segue a vida. 

Tempos depois, ele resolve comprar no site e, passado alguns dias, encontra dificuldades para saber onde está o produto. Ele vai até o WhatsApp da empresa para pedir ajuda. A empresa Y, somente com o CPF, consegue puxar todo o histórico do cliente e já dá detalhes do pedido, o que deixa o consumidor muito mais seguro e, consequentemente, satisfeito.

Por que investir no omnichannel?

O principal motivo de se investir em omnichannel é que os consumidores já são omnichannel, ou seja, já estão habituados a usar mais de um canal para comprar seus produtos. Mais do que isso, eles esperam que as empresas sejam capazes de atender a eles de forma fluida em qualquer canal que estiver. 

Por exemplo: um cliente tira dúvidas sobre um produto no chat do site e depois volta a entrar em contato com a loja pelo WhatsApp. Ele espera que a empresa já saiba exatamente o que ele deseja, pois já se falaram anteriormente.

E, proporcionando a experiência omnichannel, você, empreendedor(a), vai conseguir trazer satisfação para os seus clientes; Afinal, eles vão perceber que não precisam gastar tempo repetindo as necessidades deles em cada canal do seu negócio. Isso porque os dados de todos que entrarem em contato com o seu negócio, independente do canal, vão estar centralizados, deixando seus colaboradores melhor preparados para solucionar a dor do(a) cliente.

Além disso, um segundo motivo é que o omnichannel pode ajudar você a tomar decisões mais assertivas. Isso porque essa estratégia centraliza todas as informações da jornada de compra de cada pessoa que entra em contato com a sua empresa. Assim, é possível criar estratégias de marketing e vendas em cima de dados, não sendo necessário fazer suposições, o que aumenta muito as chances de sucesso.

Dica: Quer montar estratégias de marketing para atrair as pessoas certas? Este kit de marketing digital pode te ajudar!

Vantagens do omnichannel

Agora que você já sabe o que é, como diferenciar e porque investir em uma estratégia omnichannel, vamos falar sobre as principais vantagens de ter o omnichannel no seu negócio.

1- Melhora a experiência do cliente

Uma empresa que é omnichannel consegue expandir as possibilidades do cliente para interagir com ela, pois terá vários canais super conectados entre si disponíveis ao público. Colocando-se onde o seu cliente está, você facilita a vida dele, porque ele não precisará desviar da rotina para chegar até a sua empresa. 

Por exemplo: a cliente Z está em uma semana super agitada de trabalho e tem um aniversário para ir no final de semana. Ela precisa comprar um presente, mas não tem tempo para ir até a loja física. 

Na sua hora do almoço, consegue em poucos minutos entrar em um aplicativo de um marketplace e comprar. Como ela tem medo do presente não chegar a tempo na casa dela, ela consegue selecionar a opção de buscar na loja mais próxima ao trabalho. Pronto, tudo resolvido!

Por seu um marketplace omnichannel, este negócio conseguiu se adequar a rotina da cliente, facilitando a vida e melhorando a experiência de compra dela.

2- Aumenta a fidelização

Essa vantagem é uma consequência da primeira. Isso porque ao proporcionar uma boa experiência, você acaba deixando os seus clientes satisfeitos. Como consequência, clientes satisfeitos tendem a comprar novamente na sua empresa, o que acaba criando vários laços de relacionamento fiéis e duradouros.

3- Gera mais vendas

Ao conseguir proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes, você consegue aumentar a fidelização do seu público com a sua marca, o que vai gerar mais vendas. Isso porque quanto maior a confiança das pessoas na sua empresa, maior é a sua credibilidade e maiores são as chances de mais pessoas comprarem com você. 

É um efeito cascata. Use todos os recursos possíveis para criar uma boa experiência com a sua empresa, consiga pessoas fiéis para a sua base de clientes e aumente seu lucro! Portanto, se deseja melhorar as suas vendas, o omnichannel pode te render grandes resultados futuros.

4- Facilita a análise de dados

Na operação omnichannel são utilizados diferentes canais de venda, mas somente uma base de dados. Isso é feito usando ferramentas que automatizam os processos e centralizam todas as informações em um único lugar. Assim, a demanda de analisar dados se torna muito mais fácil, pois não é preciso gastar um grande parte do seu tempo coletando e agrupando tudo em um único documento.

Além disso, uma boa estratégia de omnichannel utiliza ferramentas de gestão, que não só coleta e registra as informações das pessoas em um único local, mas é a opção mais segura para guardar os dados dos seus clientes.

Exemplos de omnichannel no e-commerce e marketplace

Temos certeza que a teoria do que é um omnichannel já está dominada por você. Sendo assim, chegou a hora de ver como funciona na prática. Para isso, trouxemos alguns exemplos de grandes empresas do mercado de e-commerce, especialmente marketplace, que utilizam da estratégia de omnichannel para conquistar as pessoas.

1- Magalu

A Magazine Luiza, para os íntimos Magalu, começou a sua história no interior de São Paulo, na cidade de Franca, em 1957, como uma pequena loja de presentes. Tempos depois, em 1976, com a aquisição das Lojas Mercantil, foram abertas as primeiras filiais, ainda no interior de São Paulo. Assim, foi o início da empresa no mundo físico.

Já no virtual, em 2000, a marca lançou o e-commerce e 15 anos depois lançou a nova versão do aplicativo Magazine Luiza para mobile. Foi nesse mesmo ano, 2015, que também foi feita a implantação do Mobile Vendas em 180 lojas. Ou seja, era possível que a equipe da Magazine Luiza fizesse o pedido pelo celular e ele era enviado automaticamente para o sistema de faturamento. 

Em 2021, a Magalu fez algumas aquisições muito importantes, como a da Kabum e da Netshoes e conseguiu captar cerca de 4 bilhões de reais com o objetivo de acelerar ainda mais o crescimento da empresa.

Um grande exemplo de uma estratégia omnichannel feita pela Magalu foi a criação de um aplicativo chamado Parceiro Magalu, que possibilita ao lojista vender qualquer um dos 4 milhões de produtos do site e ganhar comissões de até 8%. 

Com essa estratégia, a Magalu derruba um dos principais desafios da implementação do omnichannel, que é trazer o(a) vendedor(a) da loja física para dentro da cultura de integração de canais, fazendo com que o(a) lojista não encare o e-commerce como um inimigo, mas sim como uma oportunidade de melhorar as vendas.

2- Netshoes

Foi criada em 2000, como um negócio físico, e em pouco tempo de existência passou quase que 100% para o digita. Hoje, é um dos principais marketplaces de artigos esportivos do Brasil, mas também vende eletrônicos e outros tipos de mercadorias. Em 2019, a Netshoes foi comprada pela Magalu por 62 milhões de dólares.

Uns anos antes, em 2016, a Netshoes adquiriu a marca Shoestock e abriu a sua primeira loja física, conectando as compras online com o novo canal de venda. A experiência omnichannel era garantida pelos dispositivos eletrônicos, tablets e notebooks, que ficavam na loja, onde o cliente conseguia fazer suas compras sem pegar fila.

A Shoestock possuía um sistema próprio que conectava os estoques da loja física aos centros de distribuição, o que possibilitou aos clientes comprarem online e fazer retiradas ou trocas dos produtos em lojas físicas. Esse recurso omnichannel é conhecido como retirada em loja e é muito comum hoje nos grandes marketplaces.

3- Amazon

A história da Amazon começou em 5 de julho de 1994, em Seattle, nos Estados Unidos. Na época, Jeff Bezos, fundador da empresa, era um analista de Wall Street que começava a ver o mercado da internet como uma grande oportunidade de investimento. 

Hoje, a Amazon é uma empresa que atua no segmento de tecnologia em quatro vertentes: marketplace, streaming, inteligência artificial e computação em nuvem. Na frente marketplace, a empresa é top 1 no mundo.Já no Brasil, de acordo com o último ranking dos maiores e-commerces do Brasil, a Amazon Brasil aparece em terceiro lugar, apenas atrás do Mercado Livre e da Shopee. 

Além disso, a empresa é referência quando o assunto é omnichannel em marketplace. Hoje, o site da Amazon conta com mais de 500 lojas físicas parceiras da marca, que contam com seções exclusivas para os produtos mais bem avaliados e combinações de ofertas com base nas opiniões dos usuários. Essa é uma clara demonstração do uso da inteligência artificial na coleta de dados, dois pilares do marketing 5.0 (marketing orientado por dados e uso da tecnologia de IA).

Um outro exemplo de omnichannel da Amazon é o uso das tecnologias de machine learning e inteligência artificial para lançar a Amazon Go, que é uma loja inteligente onde as pessoas fazem todo o processo de compra sozinhas. Ou seja, elas entram na loja, pegam os produtos, saem e são cobradas de maneira automática. Uma clara demonstração do “supermercado do futuro”, o omnichannel na sua essência.

Dica: saiba tudo sobre o mundo de marketplaces neste Guia Completo! !

Como transformar seu negócio em omnichannel

Depois de ver que grandes empresas do mercado estão com o omnichannel em seus DNAs, esperamos que tenha se animado e entendido que essa estratégia não é mais um diferencial, mas sim algo básico se você deseja ter uma empresa de sucesso. Siga o passo a passo abaixo e consiga levar o seu negócio para o omnichannel:

1- Conheça sua persona

O primeiro passo em qualquer planejamento deve ser conhecer muito bem com quem você deseja se comunicar, ou seja, a persona, que é a representação do cliente ideal do seu negócio. Para fazer isso de maneira eficiente, você, empreendedor(a), precisa usar o mapa da empatia. Nele você vai conseguir visualizar as principais informações sobre o seu cliente ideal. Assim, você conseguirá definir exatamente como deve ser a sua comunicação e onde precisa estar para poder impactar de maneira positiva a melhor pessoa para o seu negócio.

2 Identifique seus canais atuais

Esse é o segundo passo, o momento que você precisa entender melhor quais são as frentes em que já está atuando. Aqui, é fundamental listar todos os canais de comunicação e vendas do seu negócio, o que é feito em cada um, pontos positivos e negativos deles, para saber qual merece receber uma melhor atenção.

Há diferentes canais em que uma empresa pode atuar, por exemplo:

  • Redes sociais
  • WhatsApp
  • Site próprio (loja virtual)
  • Site de terceiros (marketplaces de outras empresas)
  • Loja física
  • Blog
  • Telefone

Você, empreendedor(a), não precisa estar em todos esses canais para ter sucesso. Concentre o seu tempo e dinheiro nos canais que a maior parte do seu público está, porque assim vai otimizar o uso dos seus recursos. Para saber onde as pessoas-chave do seu negócio estão, basta fazer pesquisas de mercado.

3- Integre todas as estratégias

O omnichannel tem como palavra-chave “integração”, ou seja, só é possível que ele funcione se todos os pontos estiverem muito bem conectados. Isso envolve não somente a área de marketing, mas também vendas, financeiro, atendimento, produto, resumindo, todos os setores da empresa. Só assim vai ser possível entregar a melhor experiência para os clientes, que é a essência do omnichannel.

Para alcançar a integração de todas as áreas da empresa, é preciso criar metas em comum. Além disso, é necessário o comprometimento dos gestores com a execução das ações do omnichannel. 

4- Use a tecnologia

Uma empresa só consegue implementar o omnichannel na operação se tiver o auxílio da tecnologia, pois é ela que possibilita a integração de todos os canais em todas as frentes, seja estoque, logística ou atendimento. 

Alguns exemplos de ferramentas que ajudam a centralizar as informações do negócio para proporcionar a melhor experiência aos clientes: ferramentas de automação de mrketing; ERPs, CRMs e ferramentas de atendimento.

Na prática essas ferramentas ajudam a empresa a ter acesso às informações de cada uma das pessoas que já entraram em contato com o negócio. Por exemplo: o cliente visita uma loja virtual de roupa e preenche um formulário para receber novidades do mundo da moda. 

Ele começa a receber vários conteúdos do time de marketing e depois de um tempo resolve ir até a loja física para comprar um traje para uma festa. Por conta da empresa ser omnichannel, o vendedor quando pega o e-mail do cliente, já tem acesso a todas as interações feitas por ele com a empresa. Assim, o vendedor sabe exatamente o que precisa falar para se conectar com o cliente, pois sabe mais ou menos quem ele é.

5- Monitore os resultados e ajuste

Todas as ações de um negócio no digital geram uma infinidade de dados, que devem ser muito bem monitorados, para serem usados como guias das ações futuras. Ou seja, quando for criar uma ação de marketing, é preciso ter em mente quais são os objetivos que se pretende alcançar, para saber exatamente quais dados devem ser olhados. 

Como já adiantamos, todo negócio que atua no digital gera um grande volume de dados. Para não se perder no meio disso, é preciso definir os KPIs, que são as métricas-chaves para alcançar os objetivos do negócio. 

Por exemplo: em uma estratégia de omnichannel, um KPI possível seria a taxa de conversão, porque a ideia é que ao oferecer uma melhor experiência às pessoas, mais pessoas convertam (comprem).

Estratégias do omnichannel

Nesse tópico, vamos falar de algumas estratégias de omnichannel que você, empreendedor(a), deve explorar para fazer o seu negócio se destacar no mercado. Veja abaixo as 5 estratégias que devem fazer parte da sua empresa:

1- Retirada na loja

Essa estratégia é bem simples de explicar, mas não tão fácil de ser aplicada. A retirada na loja possibilita que o(a) cliente que comprou online consiga pegar o produto na loja física, o que garante uma economia do dinheiro do frete, além de diminuir o tempo de espera para receber em casa. Assim, ao oferecer a retirada na loja, você consegue melhorar a experiência do(a) cliente, trazendo a sensação de satisfação, pois resolve duas grandes objeções: o tempo de espera pelo produto que gera ansiedade e o valor do frete. 

Essa estratégia não é fácil de ser aplicada, pois exige que o físico e o online estejam muito bem conectados, caso contrário pode gerar uma certa frustração, fazendo o(a) cliente ir até a loja pegar o produto, não ter ele disponível e os atendentes da loja física não terem nem noção do que se trata. 

2- Troque na loja

Uma das maiores dores de cabeça de quem compra online é o produto vir com algum tipo de problema, seja defeito ou um tamanho que não serve. Isso vai fazer com que o(a) comprador(a) precise reservar uma parte do seu dia para se deslocar até uma loja dos Correios para devolver o produto e só depois de muito tempo receber de volta. 

Para evitar esse transtorno, há a estratégia de trocar na loja, em que os clientes podem levar os produtos nas lojas físicas e pegar na hora o produto certo. Assim, a empresa consegue otimizar o tempo do cliente e fazer com que ele se sinta mais satisfeito com a compra, pois não vai precisar esperar mais um tempão para ter em mãos o produto desejado.

3- Promoções

Muitas vezes, os vendedores das lojas físicas não podem oferecer aos clientes as mesmas condições das lojas virtuais, o que deixa eles em desvantagem. Para acabar com esse conflito, todos os canais da empresa devem ser capazes de oferecer as mesmas promoções. Isso vai fazer com que as pessoas, quando forem à loja física e procurarem por uma oferta que viram no site, após serem impactadas por um anúncio, encontrem o mesmo preço no físico e consigam comprar lá, sem ter qualquer indisposição com os vendedores.

Uma tática que algumas empresas usam é oferecer brindes no virtual que devem ser retirados nas lojas físicas. Isso gera um fluxo de pessoas para o físico, que devem ser visto como oportunidades para fazer vendas. 

Por exemplo: o Boticário oferece amostras grátis de hidratantes corporais para um número limitado de pessoas, que devem ser retirados nas lojas físicas da marca, quando chegam lá, muitas pessoas acabam comprando algum produto da marca.

4- Guide shops

Essa estratégia consiste em usar lojas físicas para expor os produtos da empresa, como se fosse um showroom. Nas Guide Shops, os clientes conseguem ver e experimentar os produtos antes de comprar, mas não conseguem levar para casa. Funciona assim: o cliente pode pegar os produtos, experimentar e depois precisa ir até os tablets para poder fazer o pedido, que será entregue no endereço dele. Assim, a Guide Shop resolve um desafio das compras online, que é conseguir tocar e ver melhor como é de fato o produto, algo que ainda não foi muito bem solucionado pela realidade virtual.

Vale ressaltar que as Guide Shops não possuem estoque e nem a presença de vendedores. Uma empresa que usa muito bem essa estratégia é a Amaro, especialista em moda feminina. Nela cada categoria tem um espaço especial e hoje já são 19 Guide Shops espalhadas em 8 cidades do Brasil.

5- Logística reversa multicanal

Quem nunca comprou um produto errado na internet que atire a primeira pedra. Com a logística reversa omnichannel é possível devolver o produto comprado online na loja física e conseguir lá mesmo resolver o problema, sem precisar se deslocar até os Correios e esperar mais um tempão para ter o produto em mãos. Assim, você transforma o que seria uma grande frustração do(a) cliente em um pequeno contratempo, que pode ser solucionado facilmente, sem precisar fazer ele ou ela esperar muito tempo.

Marketplace nas vendas omnichannel

Quer criar uma estratégia de Omnichannel eficiente? Acreditamos que sim! 

Temos uma dica super valiosa para você. A melhor forma de fazer essa integração online e offline é investir no lançamento do seu próprio marketplace, pois esse é o único modelo de negócio digital que é escalável, ou seja, é possível aumentar o seu faturamento sem precisar aumentar os seus custos na mesma proporção. Assim sendo, é muito mais vantajoso investir no lançamento de um shopping virtual do que abrir uma loja virtual, pois o segundo tipo de empreendimento requer um investimento muito maior para crescer.

No mercado, como já citamos anteriormente, empresas como Magalu, Netshoes e Amazon estão fazendo muito sucesso usando a estratégia de omnichannel e hoje estão entre os principais marketplaces do Brasil.

Se você, empreendedor(a), deseja ter um negócio digital escalável, com alto potencial de faturamento, precisa investir seu dinheiro e tempo na criação do seu próprio marketplace. E a nossa dica é buscar o 

Ideia no Ar, que oferece a melhor plataforma de marketplace do mercado e ainda dá todo suporte estratégico para você conseguir ter sucesso no mundo digital.

Dica: saiba o que precisa fazer para criar um marketplace de sucesso, neste checklist exclusivo!

Conclusão

Vimos que o omnichannel é integração de todos os canais de uma empresa com o objetivo de oferecer a melhor experiência possível para os clientes. Além disso, você aprendeu o passo a passo para aplicar essa estratégia no seu negócio e formas diferentes de fazer isso. 

Também mostramos exemplos de empresas referência no mercado, como Magalu, Netshoes e Amazon que são grandes marketplaces e utilizaram o omnichannel para se destacar nos seus segmentos. 

Por fim, apresentamos a possibilidade de criar o seu próprio marketplace, o modelo de negócio mais lucrativo do mercado. Agende já a sua consultoria gratuita com a equipe do Ideia no Ar e lance seu marketplace de forma simples, rápida e prática!

Esse artigo foi produzido pela Ideia No Ar, plataforma de marketplace que ajuda empresas a criar um negócio exponencial.

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