fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

O que você precisa saber antes de contratar uma assessoria de imprensa

Atualmente, no Brasil, são mais de quatro mil startups, segundo a Associação Brasileira de Startups. Liderando o ranking de segmentos em ascensão estão SaaS (Web App), com 226 startups; Internet, com 163; e Educação, com 162.

Todos os dias surge um incontável número de novas empresas nesses setores. O grande desafio, nesse caso, é: o que fazer para se destacar dos outros players?

A resposta, muitas vezes, vem em forma de contratação de Assessoria de Imprensa, onde os empreendedores procuram por estratégias que possam proporcionar branding e awareness para gerar endosso e, consequentemente,destacar a startup no mercado.

O problema aqui é: você sabe o que é preciso para contratar uma assessoria de imprensa? Para ajudar vou listar três pontos importantes:

1) Saiba quem você é no mercado: de nada adianta sair correndo e contratar uma agência de PR e querer disparar releases para estar na frente do concorrente, se você não tem uma definição objetiva, clara e simples de quem você é dentro de seu segmento. Às vezes é melhor “perder tempo” na criação de uma identidade, do que sair na mídia como uma startup confusa;

2) Quem te contrata? Como ele consome informação?: Ok, você descobriu quem sua startup é e seu posicionamento no mercado. Mas você consegue traçar um perfil claro de quem é seu cliente? Você consegue me dizer que tipo de informação ele consome e por quais canais? Essas respostas são essenciais para você orientar sua equipe de PR para estratégias inteligentes e que tragam resultados efetivos.

Caso contrário, será uma verdadeira batalha naval;

3) Qual seu propósito com PR: Você definiu o que é sua startup e seu público. Conseguiu desenhar um cluster de veículos que são estratégicos e chegam nas mãos dessas pessoas. Agora responda, qual é o seu objetivo com PR? É se posicionar como líder do setor? É focar na sua história empreendedora? É aumentar a presença de sua marca?

Defina esse item para que nem você, nem sua equipe de comunicação se percam no meio do caminho e possam, juntos, crescer;

Se você se atentar a essas três dicas, conseguirá desenhar um planejamento de assessoria de imprensa que faça sentido e consiga, de fato, impactar seu negócio positivamente. Um bom começo é procurar por assessorias de imprensa que se dediquem a compreender seu negócio ANTES de comunicar qualquer coisa!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos

UMA HISTÓRIA DE 10 EDIÇÕES

CASE 2023 vai acontecer no Transamerica Expo Center na cidade de São Paulo. E, apesar de ser realizado na capital brasileira da inovação, o CASE é para o Brasil todo! É por isso que agora o nome do nosso evento é CASE SP.  O nome também é um vislumbre do que pode acontecer no futuro, em que outras cidades do nosso país podem receber um evento da mesma magnitude