O que é branding para PR?

É claro que vocês já ouviram falar sobre branding, que em linhas gerais, nada mais é que a gestão de uma marca e todos os seus ativos. Porém, como será que ele se aplica na área de Assessoria de Imprensa? Para nós, é a conquista de marcas na mídia e fazer com que atributos positivos estejam aderidos a elas.

Com isso, nosso maior objetivo é fazer com que os empreendedores e CEOs de startups percebam o branding como um ganho de endosso e reputação para suas marcas. Além disso, é sempre importante destacar que qualquer ação que sua equipe de PR sugira, será em prol do “bem-estar” da marca como um todo.

Por que estou dizendo isso?

Porque não são poucos os pedidos de “Vou começar PR para gerar leads ou downloads”. Essa linha de pensamento é muito equivocada e gera uma enorme frustração nos clientes. Nenhuma agência de PR entrega esses itens (e se falar que entrega, desconfie). O que somos treinados e especializados para fazer é gerar credibilidade para uma marca, fazer com que ela seja reconhecida como uma das melhores em seu segmento.

Uma das estratégias que podem ser aplicadas para melhorar e ampliar o branding de uma empresa são os Encontros de Relacionamento. Eles funcionam para estreitar as relações do porta-voz de uma empresa com jornalistas que abordem os temas referentes aos seus negócios. Aqui vale destacarmos que, como o próprio nome diz, são RELACIONAMENTOS, ou seja, criar conexões genuínas entre as partes. Isso não quer dizer garantia de uma matéria publicada (nunca se esqueça disso). Como tudo em PR, não há uma fórmula mágica a ser seguida, mas uma dica interessante pode ser ler cada vez mais matérias daquele jornalista do qual você deseja se aproximar, para entender melhor quais assuntos são do interesse dele, criando-se assim, um elo entre as partes.

Portanto, entender que a união de quais são as entregas de PR, com as ferramentas que podem ser utilizadas para alcançar os objetivos de comunicação, possibilitam que uma marca se torne referência na mente do público-alvo. Não acredita? É só fazer um rápido exercício e imaginar: qual é a marca referência em refrigerante? Qual é a marca referência em palha de aço? Qual é a marca referência em sabão em pó? Viu? Essa ligação de nome + produto é gerado por meio de branding.

O mesmo vale para o mundo das startups. O papel de assessores é fazer com que uma marca de torne autoridade sobre determinada temática. Além dos encontros de relacionamento, existem outras ferramentas e processos dentro de uma assessoria de imprensa que são importantes para que o branding seja construído de forma eficiente e possa manter uma marca como referência por um longo período de tempo. Algumas delas são: releases, artigos de opinião (muitas vezes são ‘menosprezados por empreendedores’), notas e sugestões de pautas. Aqui vale um destaque do porquê artigos costumam ser menosprezados. Muitos empreendedores afirmam que esses materiais exigem muito esforço e pouco resultado de mídia, o que é um pensamento equivocado, já que ele pode ser a ferramenta ideal para colocar o porta-voz de uma empresa como especialista e referência, culminando para um branding positivo.

Para finalizar, o grande segredo na construção desse caminho é a troca diária e constante entre interface nos clientes e sua equipe de PR. Somente assim os envolvidos poderão se sentir parte do todo e operar, de maneira estratégica, na imagem de uma marca.

 

About the Author:

Bruno Pinheiro
Com 13 anos de experiência em assessoria de imprensa, Bruno já trabalhou no atendimento de contas como BuscaPé, Fox, VivaReal, Qranio, EasyTaxi, boo-box, Samba Tech e Evernote. Já participou de grandes anúncios no mercado brasileiro e conduziu o lançamento de mais de 100 startups nos últimos 6 anos. Bruno Pinheiro é fundador da PiaR Comunicação, assessoria de imprensa de 35 startups no Brasil.