fbpx

O novo momento do mundo exige habilidades de oratória e de comunicação

Olá, ser humano. Como tem se sentido diante da atual circunstância e dos novos tempos que se concretizam?

Por aqui, uma certa preocupação com o futuro, especialmente com aqueles que ainda não entenderam a importância da Oratória e da Comunicação.

O fato é que o mundo já possuía suas complexidades, mas devemos ser realistas de que estamos enfrentando desafios completamente distintos, pois o que antes era tratado como exceção se tornou a regra: reuniões com clientes telepresenciais e equipe se tornaram a regra.

Ou seja, acreditar que a situação está restrita ao período pandêmico pode ser um grande erro.

Muitas empresas estão se movimentando para diminuir impactos da crise e aproveitar as oportunidades de uma atuação além da região física. Não será diferente com as startups. 

Eu tenho uma certeza: assim como o telefone, fax, e-mail já enfrentaram suas barreiras e resistências, mas encontraram seus espaços, as atuações negociais que vão além do espaço físico também se consolidarão de alguma maneira. Há quem diga que já se consolidaram.

Nesse período pandêmico é impressionante a quantidade de pessoas que se observou e perceberam a necessidade de se preparar para esse novo tempo. 

E algumas perguntas são comuns:

– Posso me preparar para ter uma Oratória e uma Comunicação mais efetivas mesmo de maneira telepresencial?

– Estou com dificuldade em me relacionar com clientes. O que eu faço?

– Está muito desafiador tornar comum as informações dentro da minha empresa. Como posso ser mais efetivo e afetivo?

– Para onde devo olhar e como devo gesticular em uma atuação por vídeo?

– Não me sinto bem ao me ver falando. Por que isso acontece?

Eu não sei se você já se fez essas perguntas.

Se ainda não fez, pense nisso um pouco, pois vale a pena. Porém, se você já se fez essas e outras perguntas, preste atenção.

As habilidades Oratória e uma Comunicação efetivas e afetivas são realmente essenciais para a prosperidade para os novos tempos que estamos imersos ou imergindo.

As suas habilidades técnicas podem ser incomparáveis, mas lidar com pessoas e usar a Oratória e a Comunicação em seu favor serão determinantes para potencializar seu negócio.
Saber como usar a comunicação e a publicização não é um truque. É uma habilidade fundamental para quem quer se destacar e destacar o seu negócio.

Quem não souber como ter uma Oratória e uma Comunicação consciente, didática e que gere ação, está fadado a ficar para trás.

Nesse sentido, você tem três escolhas: congelar no tempo; fugir do novo tempo; ou se preparar para enfrenta-lo.

Diogo Póvoa 
Advogado e Sócio-Diretor do Instituto Verbalize.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *