fbpx

O ecossistema de startups da região Sul do Brasil

O Brasil é um país de vários tons, culturas e linguagens, mas isso todos já sabemos. Perceber o que essa variedade traz para a inovação de cada região e do Brasil e os elementos singulares no desenvolvimento do ecossistema é o que faz a inovação realmente acontecer.

Sabemos que a região Sul do país já está no centro de muitos olhares e, apesar de uma das missões da Abstartups ser pulverizar o desenvolvimento de startups por todo o Brasil, se você não faz parte desse ecossistema, nós te convidamos para conhecer um pouco mais sobre o empreendedorismo na região.

Startups da região Sul do Brasil

A experiência de conhecer Startups da região Sul, é de grande impacto para a noção de mercado e para entender quais os focos do empreendedorismo na região mais fria do Brasil.

Da mais simples até a mais complexa ferramenta, as soluções dessas startups colocam nossa visão de inovação em uma nova perspectiva. Soluções que ajudam desde a criação de postagens em massa, como serviços para melhorar a sua infraestrutura de TI, análise de dados e soluções sustentáveis para materiais que fazem parte do nosso dia a dia.

Se você não faz parte do sul do país, aí que mora a mágica. Explorar essas tecnologias e esses novos produtos inspiram a modificar até mesmo o fluxo mais simples da sua empresa, por sistemas que podem mudar totalmente a forma que trabalhamos e organizamos nossas jornadas, além de fazer a experiência com o seu cliente, completa, altamente responsiva e com oportunidades de análise dos dados captados nesse processo.

Desenvolvimento das startups

Segundo o Bruno Bastos, presidente da AGS, Associação Gaúcha de startups, o desenvolvimento de Startups no Rio Grande do Sul tem sido grande, nos contatos feitos durante o ano de 2022 já se tornou perceptível o aumento de valor e escalabilidade das Startups que participaram dos eventos de ecossistema da região em que ele teve a oportunidade de participar, ele também comentou do foco em mapear os aspectos de inovação do RS e monitorar a qualidade desses crescimentos.


E não é apenas de tecnologias inovadoras que estamos falando, a conexão dessa região, a adaptação estética que parece coisa de outro mundo, o pensar a forma humana que essas inovações podem acontecer nos próximos anos, a visão prática e acessível do ecossistema em trazer soluções para o que é simples, para o que é complexo e para o que simples pode mudar, estimula outras regiões a participarem, a conhecerem e entenderem a visão otimista que a região Sul desenha do nosso país. 

Algumas Startups da região sul para você conhecer:

O que sabemos sobre esse ecossistema?

Em nosso Mapeamento de Startups em 2021 tivemos a noção do quanto essa região estava desenvolvendo novas tecnologias, principalmente nos setores de Healthtech, Life Science, Edtech e Agtech. Porém, ver de perto e conhecer algumas dessas Startups, inclusive algumas que nem sabiam que poderiam estar no radar para fazer crescer esses números de representatividade na região, aumentou ainda mais a curiosidade de se conectar e conhecer startups que estão lutando por crescimento e inovação na região Sul.

Ainda no mapeamento realizado em parceria com a Deloitte, no ano de 2021, conseguimos perceber dados que possibilitam impacto social com foco em empreendimentos inovadores que podem impactar diretamente setores como saúde, educação, agronegócio e alimentação, confira os dados:

SAÚDE E BEM-ESTAR (HEALTHTECH E LIFE SCIENCE): 9,1%
EDUCAÇÃO (EDTECH):
8,2%
AGRONEGÓCIOS (AGTECHS):
7,0%
ALIMENTAÇÃO (FOODTECH): 2,9%


E esses dados mostram que observar a região sul é de grande importância para o crescimento inovador e melhorias sociais de todo o nosso país. Precisando apenas de maior espaço no mercado para investimentos e reconhecimento do que a região tem a oferecer de tecnologia, inovação e pensamento empreendedor.

Quer ficar sempre por dentro do que está acontecendo no ecossistema de todo o Brasil? Assine a nossa newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *