fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Capacitação da alta liderança e mentoria para melhores resultados

capacitação de alta liderança e líder mentor

Investir na formação de um líder mentor através de uma mentoria é uma das ferramentas que sua empresa pode fazer para alcançar resultados melhores e engajamento entre equipes

Liderar equipes é desafiador: engajar, orientar pessoas para resultados, motivá-las, ser fonte de inspiração e confiança. É responsável pela tomada de decisões complexas em uma organização e pela condução de indivíduos para um objetivo. Essa figura pode ser vista como um mentor, orientando a aconselhados seus liderados, embora os conceitos sejam distintos.

Nem todo mentor é líder e vice versa. Mas a mentoria pode ser uma excelente opção de aprendizado para líderes que desejam aumentar sua curva de aprendizagem e amadurecimento em uma organização. Vamos entender como esta ferramenta pode auxiliar neste processo de capacitação trazendo resultados assertivos.

Mentor e a mentoria: entendendo conceitos

Chamamos de mentores aquelas pessoas mais experientes profissionalmente e que provavelmente já passaram pelas experiências e dificuldades que um mentorado deve estar passando. Sua função é orientar estes indivíduos  a partir destas vivências e experiências, compartilhando sabedoria, suporte, confiança e ajuda profissional aos líderes. 

Além disso, são responsáveis por traçar caminhos para alcançar metas e objetivos para chegar a um determinado resultado e costumam ser pessoas abertas e dispostas a compartilharem habilidades e competências com os demais.

A mentoria é uma ferramenta direcionada para a melhoria da comunicação com equipes e ajuda na construção de feedbacks efetivos e direcionamento de pessoas para caminhos desejados em uma organização, por exemplo. Ao unir liderança e mentoria, conseguimos tirar esse indivíduo da zona de conforto por incentivar um raciocínio mais crítico e desenvolvimento de habilidades que já possuam, o que melhora consideravelmente o desempenho dos colaboradores.

Ao identificar osproblemas que uma liderança enfrenta através da mentoria e conseguir direcionar para pessoas que consigam solucionar essas dores, a organização consegue uma troca de experiências e atuação mais capacitada entre as duas partes.

Líder mentor: qual o seu papel?

Instituições que buscam aumento de produtividade e resultados podem investir na mentoria de formação de um bom líder mentor. Capacitar a liderança a buscar estes resultados não é uma tarefa  simples, mas que tornará os líderes mais preparados para lidarem com tantas responsabilidades. 

Seu papel será cuidar do desenvolvimento dos liderados, compartilhando conhecimentos e experiência, orientando e estimulando os demais. Um líder mentor valoriza e engaja os colaboradores e cria equipes eficazes. 

Quais resultados uma mentoria para líderes pode trazer?

A partir do momento que um líder compartilha o que sabe com os demais, cria-se uma relação de confiança e conexão que torna todos mais motivados a desempenharem melhor seus papéis numa organização, buscando um propósito maior. Esta conexão também cria um espaço para que funcionários consigam conversar diretamente com seus líderes e haja uma melhor troca de experiências e saberes.

Fazer tudo isso propicia um ambiente onde todos atuam de forma cada vez mais autoconfiante. Vale lembrar que um colaborador que tenha seu líder como modelo tem mais estímulos para seguir as diretrizes do mesmo.

O resultado disso é um aumento de produtividade e resultados para a empresa. Podemos listar alguns resultados que uma mentoria bem realizada pode trazer:

  • Ampliação de visão de negócios;
  • Solução de principais problemas e desafios;
  • Otimização da tomada de decisão;
  • Garantia de benefícios mútuos;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Atuação voltada para objetivos estratégicos;
  • Aprimoramento de processos;
  • Conquista de competitividade. 

O Grow Group possui experiência no mercado nacional e internacional no desenvolvimento de talentos e possui soluções direcionadas para empresas e alta liderança. Conheça mais sobre nosso formato de recrutamento e seleção inovadores, nossa equipe capacitada especialista em diversos segmentos e entre em contato através de nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e no Spotify.

Juliana Isola

Juliana Isola é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco com 12 anos de experiência nos setores de Comunicação e Marketing. É produtora de conteúdo no Grow Group, uma HR Tech recifense focada em desenvolver soluções inovadoras de recrutamento e seleção de talentos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *