fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Lançamento do Código de Ética e Melhores Práticas do Segmento Fintech

No dia 30 de novembro, durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE) organizada pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), foi lançado o Código de Ética e Melhores Práticas do segmento Fintech, com adesão das principais associações representativas de startups financeiras: O Comitê de Fintech da Abstartups; a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs); a Associação Brasileira de Crowdfunding de Investimento (Crowdinvest); e a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto).

Este documento define alguns padrões mínimos de operação de uma Fintech, que envolvem desde princípios éticos fundamentais até práticas de “Conheça o seu Cliente” e Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD). A construção desse documento se deu durante o segundo semestre de 2018 pelas associações que compõe o Grupo de Trabalho Fintech do Laboratório de Inovação Financeira (LAB), uma iniciativa da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e CVM (Comissão de Valores Imobiliários).

Com a assinatura conjunta das diferentes associações representativas do setor, todas passam a exigir o cumprimento dos itens apresentados no Código por suas associadas, fazendo com que o segmento Fintech brasileiro passe a ter um alicerce básico definido pelos seus próprios participantes, a exemplo de outros países do mundo, como Espanha e Indonésia.

Segundo Bruno Diniz, Presidente do Comitê de Fintechs da ABStartups, tal documento é o princípio de um movimento de auto regulação do setor e já havia sido bem recebido em apresentações internas no Laboratório de Inovação Financeira – “Acreditamos que o setor Fintech vem ganhando cada vez mais relevância no contexto nacional e a mensagem que o Código de Ética e Melhores Práticas passa é a de que o ecossistema está evoluindo e se organizando perante à sociedade, inclusive com a cooperação mútua entre as diferente associações que defendem os interesses das startups financeiras em nosso país”, conclui.

Faça o download do documento aqui 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos

UMA HISTÓRIA DE 10 EDIÇÕES

CASE 2023 vai acontecer no Transamerica Expo Center na cidade de São Paulo. E, apesar de ser realizado na capital brasileira da inovação, o CASE é para o Brasil todo! É por isso que agora o nome do nosso evento é CASE SP.  O nome também é um vislumbre do que pode acontecer no futuro, em que outras cidades do nosso país podem receber um evento da mesma magnitude