fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Como as startups podem se beneficiar do Projeto Jovem Aprendiz do Estado de São Paulo?

benefícios-programa-jovem-aprendiz-em-startups

Conseguir uma colocação no mercado de trabalho é um desafio para a maioria das pessoas. E este desafio passa a ser maior ainda para os jovens que buscam conciliar os estudos e o início da trajetória profissional.

Nesse sentido, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Projetos Estratégicos, lançou um programa inédito voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios e a conexão com a comunidade, o Projeto Jovem Aprendiz.

O projeto estimula a contratação de jovens de 14 a 18 anos, matriculados regularmente no ensino público, para trabalharem nas micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo e oferece uma série de benefícios tanto para quem quer empregar quanto para quem quer ser contratado. 

Onde as startups entram?

Segundo nosso último Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups, cerca de 61% das startups brasileiras são compostas por até 5 funcionários, ou seja, a grande maioria das startups brasileiras são micro e pequenas empresas. Sendo assim, as startups também poderão se beneficiar deste programa de contratação de jovens aprendizes, além de claro, contribuir para a qualificação da mão-de-obra desses jovens.

Além de possuir um alto índice de comprometimento, o jovem renova a forma de pensar dentro da empresa, ou seja, ambientes que respiram inovação, como as startups, são ambientes perfeitos para estes jovens atuarem!

A capacitação constante do jovem possibilitará a atualização dos conhecimentos e trará benefícios ao seu empreendimento.

Quais são os benefícios na contratação de Jovem Aprendiz

Recolhimento do FGTS é de 2% (ao invés de 8%); 
O Governo pagará a capacitação do profissional, sem custo para o empresário.  Essa capacitação inclui 10 dias de curso de preparação prévia com formação comportamental antes do início do trabalho efetivo; 
Apoio total durante o trabalho do jovem com ciclos de avaliação e monitoramento junto aos responsáveis; Não há encargos com demissões;  
Geolocalização: os jovens serão direcionados para as vagas de acordo com a localização da empresa e da moradia do aprendiz, que devem ser próximas;  
O programa prevê contrato de até 24 meses com remuneração de um salário mínimo/hora e carga horária de 4 ou 6 horas por dia (4 dias de atividades práticas e 1 dia de capacitação teórica); 
A família estará envolvida em todo o processo, com acompanhamento dos pais/responsáveis no desenvolvimento do adolescente no ambiente de trabalho;
O micro e pequeno empresário contará, ainda, com suporte do CIEE (Centro de Integração Escola-Empresa), que fará todo o trâmite de forma virtual – do cadastro da vaga até a emissão e assinatura do contrato, além do respaldo do Governo do Estado.  

Como funciona a capacitação? 

Nos primeiros 10 dias de contrato, o jovem aprendiz se dedica exclusivamente a conteúdos de capacitação teórica por meio de uma plataforma on-line moderna e intuitiva.

Após esse período, o jovem inicia a frequentar o seu local de trabalho, onde pode colocar tudo o que aprendeu em prática. A carga horária de trabalho pode ser de 4 ou 6 horas diárias.

Para continuar seu aprendizado, uma vez por semana, o jovem aprendiz destina quatro horas de seu período no trabalho para conteúdos online.

Os cursos disponíveis para o jovem aprendiz são:Arco Administrativo;
Arco em Ocupações Agrícolas;
Comércio e Varejo;
Operador de Telemarketing;
Auxiliar de Logística;
Auxiliar de Produção;
Indústria da Carne;
Ocupações Administrativas;
Assistente Administrativo Rural;
Múltiplas Ocupações em Administrador de Banco de Dados;
Ocupações Agrícolas Polivalente

O projeto é uma grande iniciativa de fomento à economia local e contribuição social no apoio ao encaminhamento de jovens no início de suas carreiras profissionais. Bom para os negócios e para toda comunidade!Se você tem interesse de cadastrar sua vaga ou então se cadastrar para encontrar uma vaga para trabalhar e participar da iniciativa é muito fácil, basta clicar no link e seguir as instruções: Jovem Aprendiz Paulista

Se quer ficar por dentro de novidades que podem beneficiar o desenvolvimento da sua empresa? Assine a nossa Newsletter

Natasja Saverio

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *