fbpx

Investidor anjo: o que é e como pode te ajudar?

O Brasil é, de fato, um país cheio de boas ideias. Duvida disso? Pois então saiba que, de acordo com a Pesquisa GEM 2015, realizada pelo Sebrae em parceria Global Entrepreneurship Monitor (GEM), pelo menos 3 em cada 10 brasileiros adultos têm uma empresa ou estão abrindo o seu próprio negócio.

investidor-anjo-o-que-e-e-como-pode-te-ajudar29173

Agora, nem todo mundo consegue colocar sua empresa no mercado com dinheiro do próprio bolso, principalmente no mundo das startups. Por isso, muitos empreendedores acabam partindo em busca da ajuda de um investidor anjo para conseguir tirar suas ideias da gaveta.

Mas o que é um investidor anjo? Onde é possível encontrá-lo e como fazer para vender um projeto para ele? É o que responderemos aqui mesmo, nesse post. Quer saber mais? Então confira!

O que é, afinal, um investidor anjo?

Nascido atrás das cortinas da Broadway, o “investidor anjo” era aquela pessoa que investia o próprio dinheiro em algumas peças de teatro para que elas pudessem ganhar vida. Só que essa ideia foi levada para o mundo do empreendedorismo e hoje o termo diz respeito a quem aposta em uma startup, ainda em seu período inicial, em troca de uma fatia dos (futuros) lucros da empresa.

Mas será que é fácil encontrar esse tipo de investidor interessado em apostar na sua ideia?

Onde encontrar esse tipo de investidor?

Bem, de fato é até fácil encontrar um investidor anjo para a sua startup já que qualquer pessoa pode ser um investidor anjo. Sim, isso mesmo! Familiares, amigos e até amigos dos amigos podem ter interesse em depositar dinheiro e confiança em seus projetos.

No entanto, não custa lembrar que também existem os investidores anjo profissionais. Aqueles que já têm experiência de mercado e sabem não apenas como lidar com novos empresários, como também a maneira correta de instruí-los em um primeiro momento.

Esse tipo de profissional, além de buscar por conta própria aqueles negócios que têm potencial de crescimento, também pode ser encontrado em associações existentes em várias cidades do país e, claro, na internet. A ABStartups tem um programa feito para conectar investidores anjo e startups em fase de captação. Você pode saber mais e participar por esse link. 

Porém, nunca é tarde para dizer que é preciso saber como vender sua ideia para um investidor anjo.

Como vender sua ideia para esse investidor?

Se você encontrou alguém interessado em ouvir sobre o seu negócio ― e que pode investir nele ―, se prepare, porque não é bom fazer feio com essa pessoa. Por isso, nada melhor do que ficar de olho nessas dicas que podem te ajudar a vender sua ideia para o investidor anjo.

Explique quais são os problemas que o seu negócio resolverá

Para William C. De Temple, fundador do grupo de investimentos Maximize Angel Investments Orlando, os investidores compram soluções para problemas, e não apenas os dados técnicos do seu negócio. Por isso, saiba como explicar, em poucas palavras, o que sua ideia faz e não os termos técnicos de como ela funciona.

Mostre porque as pessoas vão querer o seu produto ou serviço.

Tenha um plano de negócios (mas não seja muito apegado a ele)

É extremamente importante chegar até um investidor com um bom plano de negócios em mãos. Isso é o básico. No entanto, saber abrir mão de algumas partes dele caso apareçam novas formas de se performar melhor é essencial. Principalmente se essas novas formas vierem das dicas do próprio investidor.

Estipule o seu salário

Todo bom investidor espera que, no meio dos números que você apresentar para o seu negócio, já esteja incluso o seu próprio salário. Afinal, se você não receber nada para tocar a empresa para frente, como ela poderá dar certo?

Pronto, agora você já sabe o que é um investidor anjo, onde encontrá-lo e até mesmo como vender sua ideia para ele. Portanto, não perca mais tempo, planeje o seu negócio e procure agora mesmo esse profissional que poderá te ajudar a colocar sua marca no mundo.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre os investidores anjo fique ligado no nosso blog!

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *