fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Inovação não é somente tecnologia

Pensar em inovação somente como tecnologia é um equívoco.

É possível sim promover a inovação em todas as áreas, segmentos e negócios. Claro que a tecnologia é a mais conhecida e amplamente divulgada, pois envolve diretamente a invenção, a adaptação ou a criação de novas ferramentas, sistemas, equipamentos, gadgets etc.

Mas o conceito de inovação é muito amplo, porém na prática, boa parte das empresas estão perdidas com relação a isso, pensam que fazem, mas os consumidores e clientes não percebem e acham apenas que são mais do mesmo. Muitos não sabem, inclusive, o conceito básico, porque e como devem efetivamente inovar.

Primeiro, é importante afirmar que não é preciso altos investimentos ou só as grandes empresas podem promover a inovação externa e interna, na verdade, a inovação pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor/empresário. Pois bem, inovar é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, é fazer a mesma coisa de forma diferente. Independentemente do que for implantar, é preciso ir além da tecnologia, fazer inovação nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e ações que fazem com que as pessoas se encantem.

Esse é o segredo da inovação, fazer com que todas as ideias e melhorias que já fez ou que vai fazer em seu negócio, tenham valor agregado na PERCEPÇÃO do seu cliente, colaboradores e consumidores, seja na imagem inovadora da sua marca, atendimento, produto ou serviço, ou seja, na ATRATIVIDADE ao ponto de conseguir que pessoas impactadas, comentem e compartilhem essas experiências e claro, no melhor resultado, se engajem publicamente com seu negócio. O ingrediente principal no que for fazer é conseguir a sensação de encantamento, fidelização e despertar o #uau nas pessoas.

Um pequeno exercício para aplicar a inovação no seu negócio, é pensar primeiro no PORQUÊ deve fazer, depois em COMO fazer e finalmente O QUE vai fazer. Para ser diferente e inovador no mercado, é preciso respostas para estas perguntas, nesta ordem! Sabe por quê? porque as pessoas não compram ou se relacionam somente com o que você faz, mas o porquê você faz.

Saia do padrão e pense de maneira simples, do atendimento, vendas até na gestão, ou seja, do cafezinho à rua, mas atenção, inovação deixa ser inovação quando se transforma em rotina ou direito adquirido.

Não faça como a maioria que continua fazendo as mesmas coisas, da mesma forma e atingido os mesmos resultados. Faça mais que a média! Seja extraordinário na percepção dos seus clientes. É isso, para inovar é preciso ir além da tecnologia, mudar o mapa mental, sair da caixa e quebrar velhos paradigmas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Mais Conteúdos

UMA HISTÓRIA DE 10 EDIÇÕES

CASE 2023 vai acontecer no Transamerica Expo Center na cidade de São Paulo. E, apesar de ser realizado na capital brasileira da inovação, o CASE é para o Brasil todo! É por isso que agora o nome do nosso evento é CASE SP.  O nome também é um vislumbre do que pode acontecer no futuro, em que outras cidades do nosso país podem receber um evento da mesma magnitude