Inovação não é somente tecnologia

 

Pensar em inovação somente como tecnologia é um equívoco.

É possível sim promover a inovação em todas as áreas, segmentos e negócios. Claro que a tecnologia é a mais conhecida e amplamente divulgada, pois envolve diretamente a invenção, a adaptação ou a criação de novas ferramentas, sistemas, equipamentos, gadgets etc.

Mas o conceito de inovação é muito amplo, porém na prática, boa parte das empresas estão perdidas com relação a isso, pensam que fazem, mas os consumidores e clientes não percebem e acham apenas que são mais do mesmo. Muitos não sabem, inclusive, o conceito básico, porque e como devem efetivamente inovar.

Primeiro, é importante afirmar que não é preciso altos investimentos ou só as grandes empresas podem promover a inovação externa e interna, na verdade, a inovação pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor/empresário. Pois bem, inovar é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, é fazer a mesma coisa de forma diferente. Independentemente do que for implantar, é preciso ir além da tecnologia, fazer inovação nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e ações que fazem com que as pessoas se encantem.

Esse é o segredo da inovação, fazer com que todas as ideias e melhorias que já fez ou que vai fazer em seu negócio, tenham valor agregado na PERCEPÇÃO do seu cliente, colaboradores e consumidores, seja na imagem inovadora da sua marca, atendimento, produto ou serviço, ou seja, na ATRATIVIDADE ao ponto de conseguir que pessoas impactadas, comentem e compartilhem essas experiências e claro, no melhor resultado, se engajem publicamente com seu negócio. O ingrediente principal no que for fazer é conseguir a sensação de encantamento, fidelização e despertar o #uau nas pessoas.

Um pequeno exercício para aplicar a inovação no seu negócio, é pensar primeiro no PORQUÊ deve fazer, depois em COMO fazer e finalmente O QUE vai fazer. Para ser diferente e inovador no mercado, é preciso respostas para estas perguntas, nesta ordem! Sabe por quê? porque as pessoas não compram ou se relacionam somente com o que você faz, mas o porquê você faz.

Saia do padrão e pense de maneira simples, do atendimento, vendas até na gestão, ou seja, do cafezinho à rua, mas atenção, inovação deixa ser inovação quando se transforma em rotina ou direito adquirido.

Não faça como a maioria que continua fazendo as mesmas coisas, da mesma forma e atingido os mesmos resultados. Faça mais que a média! Seja extraordinário na percepção dos seus clientes. É isso, para inovar é preciso ir além da tecnologia, mudar o mapa mental, sair da caixa e quebrar velhos paradigmas.

By |junho 5, 2019|Primeiros passos|

About the Author:

ABStartups
A Associação Brasileira de Startups foi fundada para promover e representar as startups brasileiras. Nós trabalhamos para tornar o Brasil uma das cinco maiores potências em inovação e empreendedorismo tecnológico. Tem uma startup e quer fazer parte desse movimento? Associe-se!
Quer garantir seu ingresso do CASE 2019 com desconto?Comprar agora
+ +