ICE Score: elenque o que é prioridade para a sua equipe sem medo de errar


Quando um colaborador busca uma oportunidade no mercado de trabalho, ele mal sabe direito, mas o ICE Score é algo que pode ser decisivo para que ele fique com a vaga.

A metáfora do parágrafo acima pode ter causado estranheza. Seja pela exoticidade, seja pelo fato de você não conhecer o conceito que foi citado.

Caso você faça parte do primeiro grupo, que achou a metáfora “apenas” exótica, você tem tudo para aprender mais sobre a famosa metodologia lendo este texto.

Se você não conhece o método de “pontuação”, você tem ainda mais motivos para ler este texto até o final. Você, empreendedor, e a sua empresa têm muito a aprender – e a evoluir.

Não só sobre a temática, por sinal. A Abstartups proporciona uma série de aprendizados e informações para você. Mais do que isso: tudo está ao seu alcance.

Primeiro de tudo: sabe a temática que nós citamos por aqui? Nós te ajudamos a entendê-lo. Seja nesse texto, seja de outra maneira – bem especial, por sinal. Falaremos disso mais à frente.

Aqui, no Blog da Abstartups, você tem uma série de textos com diversos temas relevantes para qualquer empreendedor, capaz de expandir seus conhecimentos sobre startups e mercado de trabalho.

Não são apenas informações e conhecimento que a Abstartups é capaz de proporcionar a você. Benefícios mais práticos também estão no nosso hall de opções. Basta você se associar.

Você pode verificar tudo que te aguarda clicando aqui. E aproveitamos, também, para pedir especial atenção nos valores de investimento. Certamente um deles cabe no seu Orçamento.

Pode clicar no link citado à vontade. Pode olhar, pensar, tomar um café, confabular. E, só depois, pode voltar aqui, para seguir a sua leitura.

Agora, que você já se associou à Abstartups, você pode entender a metáfora. E não falamos, apenas, da exoticidade dela.

Chega de mistério! Eu não entendi nada!

Quando você necessita de mais um colaborador na sua empresa, você busca características específicas em um profissional. Nada mais natural que isso.

Algumas, porém, parecem ser onipresentes. A proatividade é uma delas. Saber trabalhar bem em equipe, idem. Mas existem mais duas qualificações que todos os empreendedores buscam, seja qual for a vaga aberta, em todo e qualquer setor da instituição:

  • Senso de urgência
  • Rápida priorização de atividades

O ICE Score tem absolutamente tudo a ver com isso. A metodologia, basicamente, ajuda a elencar prioridades para a sua empresa nas demandas cotidianas.

O próprio nome da prática deixa isso claro. Mais que uma sigla, ICE é um acrônimo. Ou seja: uma sigla formada por iniciais de palavras diferentes.

  • I mpact (Impacto, em inglês)
  • C onfidence (Confiança, em inglês)
  • E ase (Facilidade, em inglês)

Você já deve ter notado quais são os três pilares em que o conceito está fundamentado. E deve verificar o quanto esses três pontos são importantes para qualquer profissional.

É natural que um colaborador (seja de qualquer área e hierarquia) tenha uma lista de afazeres em determinado dia. E é isso que o ICE tenta institucionalizar – mas em escala empresarial.

Não é de hoje, por sinal. A metodologia em questão já é utilizada há algum tempo no mercado de trabalho. E o surgimento dela está intrinsecamente ligada a outro conceito muito conhecido.

Sob as bênçãos de Sean Ellis

Não estamos aqui falando que o profissional em questão é uma divindade ou algo assim. Não vamos entrar na fé de cada um. Mas você, empreendedor, tem que saber o quão importante é esse nome para o empreendedorismo em tecnologia.

Nós já falamos bastante sobre Sean Ellis e um conceito muitíssimo importante criado por ele: growth hacking. 

Caso você não tenha ouvido falar e/ou não saiba muito sobre ele, o famoso conceito foi tema aqui no nosso Blog neste texto aqui. Basta clicar e ficar ainda mais preparado para o mercado de trabalho.

Você, nesse momento, deve estar pensando porque estamos falando de growth hacking e Sean Ellis se o tema é ICE Score. 

Há um motivo simples: o norte-americano é o responsável não só pelo surgimento do growth hacking, mas, também, do ICE. 

Os dois conceitos, na realidade, andam lado a lado. O ICE é uma metodologia desenvolvida, primeiramente, para auxiliar no growth hacking – e que, posteriormente, passou a ajudar em diversas ações em uma empresa.

Como os dois conceitos nasceram juntos, também fica fácil de saber quando o ICE surgiu: em 2010. Ou seja: é, basicamente, uma década da metodologia no mercado.

Ela não se tornou tão popular à toa, por sinal. E também não foi por ter sido criada por um dos gurus do empreendedorismo digital. É bem mais que isso.

A simplicidade para chegar a um resultado e elencar o que deve ser prioridade para a empresa é o que chama atenção no método.

Matemática simples

O mundo do empreendedorismo tem uma série de metodologias, conceitos, práticas e teorias. Você sabe muito bem disso e coloca em prática diversas elas, sabemos.

Tudo seria muito mais fácil, porém, se muitas dessas metodologias não tivessem um cálculo matemático complexo. Ou uma série deles.

O ICE Score passa longe de ser assim. Ao contrário de outras práticas do mundo empreendedor, ele é facílimo de ser contabilizado. Não é necessário ser um expert em Exatas.

São apenas duas contas. Mais fácil ainda: duas multiplicações. A tabuada que você aprendeu na terceira série do Ensino Fundamental é quase que o suficiente para você fazer a contagem.

Lembra do significado de ICE, certo? Impacto, Confiança e Facilidade, para ser mais exato. Pois bem: a(s) equipe(s) deve(m) se reunir e verificar quais são as demandas existentes.

Cada integrante da equipe deve pontuar cada demanda de 1 a 10 dentro dos três eixos do ICE. Ou seja: dar uma nota para o impacto, a confiança e a facilidade de uma demanda.

Um exemplo: vamos supor que uma equipe precise entregar um novo sistema para o maior cliente da empresa em uma data já determinada. 

Por ser o maior cliente da empresa, o impacto é alto. Vamos de nota 8. A equipe tem certeza que o projeto dará certo, então vamos de nota 9. E todos já fizeram projetos semelhantes : mais uma nota 9.

Logo, a conta será 8 x 9 x 9. O ICE Score de tal projeto é 648. 

Outra demanda da empresa são atividades rotineiras para a manutenção de um servidor para um cliente de pequeno porte.

O impacto é menor – nota 4. Todos da equipe sabem como fazer tal ação – confiança nota 10. A facilidade, também é nota 10.

A conta muda: 4 x 10 x 10 tem 400 como resultado. 

A equipe deve, portanto, priorizar o projeto com ICE Score de 648 em detrimento ao 400.

E quais os benefícios do ICE Score?

Na criação de qualquer metodologia, há uma relação óbvia: se algo é criado, existe uma necessidade para ser suprida. E, quanto mais problemáticas ela resolver (ou ajudar a resolver), tanto melhor.

Seguindo por esse raciocínio, é claro que o ICE Score não foge da regra. Pois bem: vamos explicar o que a sua empresa ganha ao colocar em prática o que estamos falando:

  • Eficiência

Ao priorizar o que de fato é importante, e com uma metodologia para deixar claro que tal atividade deve ser colocada em primeiro plano, a equipe gasta mais energia onde, de fato, ela é necessária.

  • Cumprimento de prazos

Com a utilização da metodologia, é natural que alguns projetos sejam postergados. Mas, com a metodologia, tudo estará dentro do planejado.

  • União

Para definir a pontuação no ICE, toda a equipe deve se reunir, dar a nota e discutir sobre os motivos pelos quais tais notas foram dadas. Isso deixa todos os envolvidos alinhados.

  • Maturidade

Com todas as demandas da equipe já elencadas e pontuadas dentro do ICE, cabe a cada integrante corresponder em cada projeto – e, é claro, desempenhar o que dele se espera, além de eventuais cobranças nos demais

  • Imagem 

Uma equipe unida e madura, uma empresa que cumpre prazos e eficiente, com bons resultados e produtos/serviços. A credibilidade da sua marca vai, por inércia, crescer gradualmente.

Faça você mesmo! 

Ficou curioso para colocar tudo isso em prática? Achamos até natural que isso aconteça. Nós, então, demos uma ajuda para você. Adoramos fazer isso, por sinal.

A Abstartups produziu um framework para quem quiser utilizar o ICE Score na própria empresa. Ele está bem completo e nós indicamos para quem deseja colocar o conceito em prática.

Quer dar uma olhada? Basta clicar aqui, explicar a metodologia para a sua equipe e ganhar muito mais eficiência na sua empresa.

O que mais eu posso fazer para melhorar?

Sabemos que, se você está aqui e leu este texto, o seu intuito é ser um empreendedor melhor – e, consequentemente, levar seu negócio para frente. 

Antes de mais nada: parabéns por isso. Buscar conhecimento é a chave para o sucesso, sempre. Basta, agora, colocar tudo em prática. E, para isso, é necessário… estudar mais. Arriscar.

Mas é claro que a vida não é feita, apenas, de prioridades e ICE Score. É possível evoluir em diversos tópicos. E a Abstartups, certamente, pode te ajudar.

Você sente que precisa de conteúdo para levar sua empresa para frente? Nós temos uma série de indicações para você. 

A começar pelo próprio conteúdo que disponibilizamos. Pesquisas, é claro, também estão nesse balaio. Comunidades de startups também são nosso foco – e o mapeamento de cada uma delas idem.

Quando falamos de informação, temos duas ferramentas muitíssimo valiosas para você, também. A primeira delas você já conhece. Por um motivo muito óbvio: já está nela.

No Blog da Abstartups, você encontra diversos textos, sempre com muitas dicas, curiosidades, temáticas e conceitos. Você, certamente, vai ter uma visão bem mais panorâmica do mercado.

Outra indicação nossa é a StartupBase, um imenso levantamento interativo sobre milhares de startups Brasil afora – e tudo separado por segmento, local, porte e etc.

Falta experiência para você? Ou um conselho de quem já está inserido no mercado? Por aqui, também temos mentorias com nomes muitíssimo importantes no mercado.

Networking? Também podemos te oferecer. E de duas maneiras diferentes. A primeira delas é a Conferência Anual de Startup e Empreendedorismo (CASE).

O evento, anual, é organizado pela Abstartups e proporciona uma série de insights, contatos e, também, conteúdos e experiências. Nada mal, não?

Também organizamos o StartupON, que dura um dia inteiro e promove tudo isso em um clima diferente – mas não menos profissional e benéfico para qualquer empreendedor.

Tudo isso é muitíssimo potencializado quando você se associa à Abstartups. Tudo que estamos falando aqui passa a ser um apêndice: a lista de benefícios é imensa.

Dentre os planos que oferecemos para você, certamente um deles está dentro do seu Orçamento e da sua vontade de aprender. 

Clicando aqui, você pode verificar os valores de investimento e, também, tudo o que cada plano oferece para você. Aproveitamos para já te desejar as boas-vindas.

Uma empresa que utiliza o ICE Score, certamente, terá muito mais chances de se desenvolver melhor. Associar-se à Abstartups é outra atitude que você deve colocar em prática. 

About the Author:

Ana Flávia Carrilo
Apaixonada por escrita, comunicadora por nascença e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando a desenvolver o ecossistema empreendedor brasileiro.