Growth Marketing Plan: o marketing digital para startup

 

“Startups são empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido crescimento” (Abstartups).

Para aproveitar essa capacidade rápido crescimento é imprescindível possuir uma estratégia de marketing digital para startup efetiva. Entenda a seguir como o Growth Marketing Plan pode alavancar os resultados do seu negócio!

O panorama do marketing digital para startups

Em dados trazidos pela StartupBase, o modelo Startup de negócio tem crescido e ganhado força. Você sabia que no Brasil existem mais de 10 mil startups e que destas 504 têm mais do que 6 anos de mercado? Sendo os modelos de negócios do segmento Software as a Service (Saas), representa 40,17% do mercado, e o Marketplace, com 20,51%.

Como essas empresas se mantém ativas por tanto tempo, em meio a um mercado agressivo? O cenário analisado na pesquisa mostra que, mais do que nunca, é preciso de estratégias coerentes e inovadoras para manter uma startup competitiva no mercado. Para aumentar as vendas é preciso não somente ter um produto inovador, é necessário crescer de maneira estratégica , saudável e escalável. Ou seja, ter presença e ser referência digital é requisito fundamental.

Em um estudo realizado pela Abstartups, com mais de 1.000 startups participantes, foi possível conhecer o cenário brasileiro deste ecossistema. O resultado da pesquisa apresentou os principais pontos de atenção para o setor e as tendências até 2020. Dentre estas, o marketing digital para startup se destaca como meio de transmitir a imagem profissional da sua empresa.

Ter uma estratégia que visa atrair, relacionar, vender e reter clientes é uma dos principais meio obter resultados reais e de comprovar que as ações digitais estão gerando resultados.

Descubra como aplicá-lo e obter resultados mensuráveis, mesmo com um orçamento enxuto. Conheça mais sobre o Growth Marketing Plan.

O Growth Marketing Plan, o marketing digital para startup

O significado de Growth Marketing

Toda empresa foi feita para crescer, ter sucesso e prosperar. E, tratando-se de startups, existem diversos caminhos para concretizar esse objetivo. Uma das principais formas é por meio de ações de marketing. Estas precisam ser cada vez mais variadas e explorar desde a publicidade offline, até o que há de mais moderno em mídias online.

O Growth Marketing é todo o conjunto de estratégias e táticas de crescimento que fazem o lead percorrer o funil de vendas. Não se trata apenas de objetivos de curto prazo, mas de uma estratégia de longo prazo que pode incorporar alguns curtos períodos para acompanhamento do crescimento.

O uso do growth marketing em um startup vai muito além de campanhas de divulgação. O escopo da estratégia precisa ser amplo e abranger desde a concepção ao lançamento de um produto ou serviço. Os dados coletados no processo indicarão, inclusive, se mudanças maiores precisam ser feitas – como a alteração do modelo de negócio, por exemplo.

Benefícios do Growth Marketing

O Growth Marketing Plan contribui para que as startups identifiquem potenciais clientes, canais e as melhores formas de direcionar seus esforços. O marketing digital para startup estruturado, em termos práticos, permite:

  • avaliar frequentemente a eficácia da estratégia definida;
  • mensurar a posição dos serviços e produtos no mercado;
  • conhecer os cliente e concorrentes;
  • apresentar os produtos e serviços desenvolvidos;
  • reconhecer e aplicar diversas abordagens de marketing.

O benefício do marketing digital para startup está no fato de se ter um plano voltado a resultados de longo prazo e que permitam mudanças durante o seu percurso. E, por ter resultados mensuráveis, evita achismos, contribuindo para o constante aprendizado e – consequentemente – a geração de novas ideias.

A elaboração da estratégia de marketing digital para startup

Assim como qualquer outra estratégia, o Growth Marketing Plan, quando bem estruturado, é a melhor maneira de concentrar esforços na criação de uma força de crescimento. Separamos cinco dicas para te ajudar a colocá-los em prática:

#1 Conheça suas forças

Toda empresa possui defeitos que podem ser difíceis de resolver. Seja em uma multinacional ou uma startup é impossível conseguir resolver todos os problemas de uma única vez. Por isso, defina qual a sua proposta de valor e foque em entregá-la.

#2 Conheça as tendências do mercado

Uma das melhores maneiras de estruturar um Growth Marketing Plan que garanta o crescimento da sua empresa é dedicar tempo para o planejamento. Fazer uma análise de mercado, para conhecer os concorrentes, é um dos pontos mais importantes na estruturação de um plano de marketing digital para startup.

Não importa seu segmento, encontre as melhores práticas para não gastar esforços “reinventando a roda”.

#3 Entenda seu público

Criar personas é a melhor maneira de entender sobre seu público-alvo. Por meio delas você consegue entender o que ele está pensando, querendo e como se comporta em cada etapa da jornada de compra.

No início do marketing digital para startup, conhecer os problemas, os objetivos e como sua empresa pode ajudar o lead em potencial é o caminho para moldar toda a comunicação que será feita, bem como definir os planos de desenvolvimento de produtos e serviços.

#4 Concentre-se em resultados quantitativos

Você nunca saberá o quanto realmente cresceu, com base na estratégia de marketing para startup, caso não tenha definido métricas quantitativas de avaliação. Considere metas que possam ser avaliadas por meio de ferramentas de análise de marketing.

Dessa forma, qualquer indicativo de que os objetivos que foram traçados não serão alcançados, ou não fazem sentido para sua empresa neste momento, podem ser alterados.

#5 Concentre-se em táticas digitais

Estando a frente das tendências de marketing digital, sua startup cria uma vantagem competitiva e ganha força nas estratégias de crescimento. Por isso é importante transformar-se e estar presente digitalmente com conteúdos relevantes.

Estar presente nas mídias que sua persona consome, com informação de qualidade, é o caminho para ser mais visto e lembrado. A oferta de bons materiais em troca de informações dos leads dará a sua empresa os meios para identificar potenciais oportunidades e crescer o número de vendas.

Se perguntássemos quais os objetivos que você tem para sua startup, com certeza a resposta seria crescer. Quer saber como? Acompanhe o nosso blog! Lá você encontra conteúdos que podem tornar a sua startup um foguete!

 

About the Author:

Caio Sigaki
Co-fundador e CEO Hubify e no Grupo Elefante Verde. Co-fundador Alto Tiete Valley. Fellow do Brazil Innovators. Mentor na Ideation Brasil. Mentor Liga Ventures. Professor na Pós Graduação de Marketing Digital da UMC. Empreendendo, aprendendo e compartilhando.
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