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Fuja da fábrica de press release

Quando uma empresa começa a trabalhar com uma assessoria de imprensa, vários procedimentos são adotados para que se realize um trabalho efetivo com a imprensa. Dentro desses procedimentos existem algumas ferramentas que são utilizadas em estratégias de divulgação e uma delas é o tão famoso press release.

O release nada mais é do que um texto que segue algumas regras e estruturas jornalísticas. Ele é sempre usado como base para o envio de informações para a imprensa. O problema é que com o “boom” de assessorias de imprensa no mercado, muitas pessoas se aproveitaram para vender essa ferramenta de forma errônea e aleatória. Vamos explicar alguns pontos do porquê o emprego correto da ferramenta release é tão importante para o seu negócio.

E-Mails_@_Computer

*Release é ferramenta, não estratégia: Sim, como citamos acima, o release faz parte da estratégia. Ele é apenas uma pequena fração de todo um procedimento a ser feito no contato com a imprensa. Ele vai servir de apoio para uma sugestão de pauta ou até mesmo auxiliar o jornalista na hora de escrever a matéria. Se alguém oferecer a você esse serviço como estratégia, muito cuidado! Isso pode “queimar” a imagem da sua empresa com a imprensa.

*E-mail de jornalista não é depósito de release: Jornalistas recebem milhares de e-mails por dia, inúmeras sugestões de pautas e releases, e acreditem: entupir a caixa de entrada deles não é melhor forma de ser notado. Como também já falamos, existe toda uma estratégia de abordagem e mais uma vez vamos reforçar que o release faz parte dessa estratégia. A aproximação com a imprensa vai muito além do que enviar um simples texto.

*Entre mil textos, por que escolher o seu? Essa pergunta é crucial quando você pensa em apenas enviar o texto para o jornalista e ficar na torcida para que ele leia. Entre mil releases, por que ele deveria ler justamente o que você enviou? Quando falamos em aproximação com a imprensa, pensamos em criar um relacionamento de confiança com o jornalista para que em outras oportunidades ele se lembre de sua empresa sem que você precise ‘perturba-lo’. Se você ou a sua ‘fábrica de releases’ apenas enviar um texto, você não conseguirá criar esse elo e acabará caindo no esquecimento.

*Release é a matéria-prima, não o produto: O resultado que uma assessoria de imprensa deve entregar ao cliente vai muito além de um release bem escrito. Ele é apenas o primeiro passo para a construção de um resultado bom. Boas publicações não surgem do simples envio de um release a imprensa, acredite.
Matéria-prima de jornalista é a notícia: não adianta você não ter consciência daquilo que é ou não relevante para a audiência de cada mídia. O release pode estar perfeitamente escrito, mas se não houver notícia ou informação relevante, ele é inútil. Exercite sua capacidade de compreender o que é ou não notícia.

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