Empreender no Brasil: desafios, soluções e oportunidades para o mercado

 

Você já deve ter ouvido falar que é difícil empreender no Brasil. Nesse instante, aparece uma série de dados e histórias pessoais para embasar essa opinião.

Não estamos aqui para concordar ou discordar de uma opinião. Cada um fala o que bem entender mediante suas experiências de vida e pesquisas.

Cabe a nós da Abstartups te trazer informações, dados, pesquisas. Pois bem. Nisso sim, nós podemos te ajudar.

E, para isso, nós utilizamos muito essa ferramenta em que você chegou: o Blog da Abstartups. Por aqui, damos uma série de informações pertinentes para você.

Tentamos fazer isso, por sinal, de uma maneira atraente e leve. Textos mais longos merecem um ar mais descontraído, até mesmo para chamar atenção.

E, agora, nós vamos te fazer relembrar da sua família.

Certamente, sobretudo quando você era menor, seus parentes falavam algo como “Eu tenho duas notícias, uma boa e outra ruim”, certo?

Aqui, não traremos notícias ruins. Na verdade, mudaremos o nome. Falaremos de desafios e oportunidades. 

Você deve imaginar que “desafios” é algo ruim. Mas não, não é. Empreender, sobretudo no Brasil, é um imenso desafio. Ou melhor: uma sucessão de desafios.

E nós acreditamos em você. Podemos e queremos te ajudar. Por isso, nada melhor que dissecá-los…

Os principais desafios para quem quer empreender no Brasil

Em 2016, uma pesquisa com cerca de mil empreendedores e empresários brasileiros trouxe um panorama da atual situação do mercado de trabalho.

Realizada pela Endeavor, organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto, e pelo Datafolha, dos mais conhecidos institutos de pesquisa do Brasil, o levantamento trouxe algumas dores comuns aos gestores.

A pesquisa em questão encontrou oito pontos desafiadores para boa parte deles. Porém, como você verá, é possível superá-los.

Alta carga tributária

Muitas vezes, ao ler sobre política, nos deparamos com algumas reformas. Uma das que costumam ser citadas é a Reforma Tributária. E não é por acaso.

Para 60% dos empreendedores brasileiros, esse é o principal desafio ao abrir um negócio no país. Há, porém, outro número interessante. 

A taxa diminui quando os empreendedores ouvidos lideram empresas maiores. E isso é uma consequência da corporação dirigida.

Com mais pessoas na equipe, é possível ter mais profissionais cuidando da parte contábil e fiscal de uma empresa. Enquanto isso, muitas companhias menores não conseguem ter uma equipe dedicada a esse aspecto.

A situação faz com que empresas menores tenham mais dificuldade para prestar contas. Erros também acontecem com mais frequência.

Dicas para solucionar o desafio

Nós da Abstartups temos uma dica e uma indicação para você que tem problemas com a carga tributária.

Por isso, a dica é investir na parte contábil da sua empresa. 

Profissionais que atuem na área são muito importantes. 

Nós temos alguns parceiros na área Financeira. Quem se associa à Abstartups ganha descontos exclusivos ao contratá-los. Falaremos disso mais para frente.

Obtenção de crédito

Você deve saber muito bem que captar dinheiro não é uma das tarefas mais fáceis da Terra. 

A situação é ainda mais crítica quando a empresa surgiu há pouco tempo. Pouco conhecido no mercado, uma instituição pode ter pouca força e/ou credibilidade. 

Também é desnecessário falar da importância que o capital tem para uma empresa, ainda mais as que surgiram há pouco.

Mas, tem como superar esse desafio? A resposta está abaixo.

Dicas para solucionar o desafio

Os profissionais contábeis, que falamos acima, também podem te ajudar aqui. Ninguém melhor para falar de algo que envolve dinheiro que quem lida com ele o tempo inteiro.

Mas existe outro profissional que também pode agregar bastante. Pessoas da área jurídica.

Um profissional e/ou parceiro especializado em assessoria jurídica te ajuda a esmiuçar cada um dos tantos pontos necessários para obter crédito.

E, adivinhe: temos mais algumas indicações para você, ainda mais se você está associado à gente.

Você mesmo pode conferir nossos parceiros na esfera jurídica clicando aqui.

Formalização da empresa

Novamente voltamos ao começo de uma empresa. É, certamente, uma etapa crucial para um empreendedor. É, também, bastante custosa.

Para inaugurar uma empresa no Brasil, cerca de 152 dias são necessários para aguardar a legalização integral da mesma. Cerca de 45% de um ano inteiro

Acha muito? Pois bem: na Austrália, são necessários míseros dois dias. 

O processo, que exige muito tempo e atenção, não deve ser feito por apenas uma pessoa. A chance de algum erro acontecer é muito maior. E a dica, dessa vez, é repetida.

Dicas para solucionar o desafio

Já falamos de assessores jurídicos, certo? Como você deve imaginar, eles também são ideais para te ajudar a formalizar a sua empresa.

Invista neles! Ainda mais com os parceiros da Abstartups.

Capacitação profissional

Experiências vividas no plano pessoal e profissional, obviamente, devem ser valorizadas. Mas contar apenas com elas para empreender no Brasil é deveras arriscado.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), as chances de uma empresa não ter sucesso é maior quando o empreendedor não possui conhecimento em sua área.

Erros na parte administrativa, como ao lidar com o fluxo de caixa ou com o planejamento financeiro, costumam aparecer nesse momento.

Dicas para solucionar o desafio

Existem uma série de cursos para empreendedores, com os mais variados temas. Gestão, planejamento, organização, mindset… 

Basta identificar em qual aspecto você tem mais dúvidas e hierarquizar os temas. Nossa sugestão, porém, é sempre estudar e buscar conhecimento, das mais variadas formas.

Até mesmo em pouco tempo você pode aprender. Mentorias, por exemplo, deixam isso claro. Mais uma oportunidade que a Abstartups oferece para associados.

Em eventos, além de aprender, você também pode fazer networking. E nós organizamos dois dos maiores quando o assunto é empreender no Brasil: o CASE e o StartupON.

Por isso, não deixe de se informar sobre eles e sobre tudo que rodeia o mercado!

Gestão financeira

Algo interessante sobre a pesquisa da Endeavor e do Datafolha aparece aqui. 

Pequenos, médios e grandes empresários elencaram as finanças como uma das grandes dificuldades ao abrir um negócio.

Mais do que isso: 48% dos empreendedores afirmam que o aumento de custos traz dor de cabeça. 

Sim: quase metade dos empresários têm dificuldades para lidar com o aumento de preços – algo muito comum de tempos em tempos por conta da inflação.

Dicas para solucionar o desafio

Aqui, além da já apresentada assessoria financeira, temos outro conselho para você. 

A contratação de um profissional ou de uma equipe própria para lidar com assuntos relativos ao balancete é uma ótima pedida. 

Outra saída é formar um profissional de outra área que tenha interesse e aptidão no tema. Então, isso nos conduz para outro desafio.

Formação de lideranças

Todo profissional conta com exemplos na vida pessoal. Boa parte deles também se lembra com carinho e inspiração de um profissional com quem trabalhou.

Para médios e grandes empresários, formar profissionais que inspiram tornou-se um desafio. Em empresas consolidadas, sobretudo, todo diferencial é bem-vindo.

Ter profissionais que agreguem ideias novas e fazem com que outros acreditem em algo é essencial em negócios disruptivos. 

Mas… como fazer com que o corpo de profissionais conte com pessoas desse perfil?

Dicas para solucionar o desafio

O investimento no conhecimento já foi tratado por aqui. E, obviamente, isso é necessário para identificar profissionais que possuem aptidão em determinado aspecto.

Nós da Abstartups também podemos te ajudar nesse desafio. Temos parceiros que são especialistas em Gente & Gestão. Você, associado, sai na frente da concorrência com eles.

Marketing e vendas

Aqui, além de métricas e números, também entramos em uma alçada que conta, também, com análise e criatividade pensando em como é empreender no Brasil.. 

E, curiosamente, a preocupação com marketing e vendas é muito maior com grandes empresários. Boas ideias e observações acontecem com todos, independentemente do ramo ou do tamanho de atuação. 

Isso gera um movimento interessante: profissionais das áreas citadas que atuam com carteira assinada produzem 40% a mais que os informais, de acordo com o Datafolha. 

A estabilidade também é inspiradora, como podemos ver.

Dicas para solucionar o desafio

Uma boa saúde financeira, obviamente, ajuda. Mas instigar sua equipe a pensar em novas soluções e ideias ajuda muito mais. 

Incentive, então, a troca de experiências, ideias e diálogos entre seu quadro de colaboradores. E, claro: não deixe de valorizá-los a cada bom resultado.

E, adivinhe: associado da Abstartups também tem benefícios quando o assunto é Marketing & Vendas.

Inovação

Uma equipe competente, uma empresa saneada e formalizada. Ainda falta algo para que a receita do sucesso seja alcançada.

Ao seguir as dicas dadas até aqui, a tendência é que, como consequência, a sua empresa passe a se destacar no mercado e a, de alguma maneira, inovar. 

O mundo das startups entende isso como poucos. De acordo com pesquisa da Oxford Business Group, 34% das empresas de tecnologia têm como prioridade a inovação.

Para empreender no Brasil, de fato, inovação é algo muitíssimo importante. Mas não é sempre que uma grande ideia ou mindset aparece, sabemos disso.

Dicas para solucionar o desafio

Aqui não existe fórmula mágica. Conhecimento, pesquisa, networking, informação. Tudo pode gerar inspiração, boas ideias e pensamentos disruptivos para empreender no Brasil.

Tenho os desafios e as soluções. E as oportunidades?

Diz o ditado popular que é necessário ver oportunidades onde todos veem crise. Pensar “fora da caixa” é o que torna um empresário em um empreendedor, de fato. 

Se você tem um desafio, você deve suplantá-lo. A Abstartups apontou oito comuns para quem tem o sonho de empreender no Brasil. 

Mais do que isso: mostrou uma ou mais soluções para cada problemática. São mais de oito oportunidades que se abriram para você. 

Mas existem muito mais oportunidades por aí, acredite.

Muitos especialistas, por sinal, falam do chamado “empreendedorismo de oportunidade”. Ou seja: identifica-se um mercado e investe-se nele.

Percebe-se público alvo, um capital inicial é somado, uma equipe é formada. A partir daí, o negócio cresce. 

Também é importante destacar que, hoje, com cada vez mais fronteiras abertas, o mercado está cada vez mais diverso. Existem uma série de nichos surgindo.

Cabe a você segmentar o máximo possível seu leque de opções e encontrar a oportunidade que mais te agradar.

Não deixe, também, de estar sempre atento a tudo que rodeia sua vida profissional.

Um contato pode te apresentar uma ideia nova, ou você mesma pode ter a inspiração para algo que estava a sua frente e você nunca tenha se dado conta. 

Como já dissemos no começo desse texto, a Abstartups conta com uma ampla gama de serviços para ajudar qualquer empreendedor.

Nosso blog é um deles, mas também tempos a StartupBase, pesquisas e conteúdos para empresas de tecnologia.

Por isso, tudo que for possível para ajudar você, que quer empreender no Brasil, pode ser encontrado por aqui.

About the Author:

Ana Flávia Carrilo
Apaixonada por escrita, comunicadora por nascença e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando a desenvolver o ecossistema empreendedor brasileiro.