fbpx

E agora, somos unicórnio?!

No universo das startups tudo acontece de forma muito rápida. O sonho de muitas é consolidar a sua ideia no mercado e se tornar um unicórnio, ou seja, ser ainda mais relevante em seu setor ao atingir US$ 1 bilhão de valor.

Para chegar lá há muito esforço e trabalho de todo um time. Vivi recentemente isso e posso dizer que a sensação é de um atleta olímpico que conquistou o ouro. Mas assim como eles, o trabalho tem que seguir no dia seguinte. Então, o que acontece depois disso?

A verdade é que este reconhecimento apenas indica que se está no caminho certo de quem quer se tornar socialmente relevante. Demonstra que determinada empresa conseguiu criar algo relevante, que tem impacto e que se mostrou escalável. E isso chama atenção do mercado.

É por isto que ao se tornar um unicórnio, vem a exposição também e é neste momento que sua voz ganha ressonância. Pessoas que talvez não te conheçam vão ouvir sobre você e essa chancela acaba colaborando para mostrar sua trajetória — o que você quer mudar no mundo, o que já fez até o momento, seus valores e propósitos.

Em grandes indústrias, isso é construído ao longo de décadas — nome, reconhecimento, credibilidade – e numa startup unicórnio, isso tem de ser feito em escala e numa velocidade muito maior.

Então o que vem depois de ser nomeado um unicórnio? Mais trabalho!  Precisamos seguir construindo confiança junto aos diferentes stakeholders.  Além disso, focar  em desenvolver novas capacidades, um time ainda mais robusto, continuar entregando inovação e crescimento acelerado.

Internamente, é preciso motivar o time para que entendam que depois da conquista, ainda há muito a ser feito. Recomeçar o “treinamento” do zero: buscando formas inovadoras de resolver os problemas dos clientes, trabalhar em tecnologias proprietárias, manter um ambiente bacana de trabalho, com cultura forte, olhar o mundo a nosso redor e entender que impactos podemos deixar com o que fazemos de melhor. Ser unicórnio só deixa a barra de excelência ainda mais alta, com mais holofotes voltados a sua empresa. É um grande endosso e  um marco em uma longa trajetória de construção de uma empresa sólida e inovadora.

Gostou do conteúdo? Seja um associado Impact e participe do nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

});