fbpx

Dicas para melhorar a organização da sua equipe

Fonte: Nvoip

Ter uma empresa funcional e eficiente depende de vários aspectos, como um atendimento de qualidade, um marketing produtivo e um bom suporte ao cliente. No entanto, para qualquer um desses quesitos, antes é necessário fazer a organização de equipes. Uma empresa só é capaz de prosperar de verdade quando todos os times estão alinhados.

A organização de equipe é uma das principais características para definir o sucesso de uma empresa. Isso porque, com uma equipe organizada e em sincronia, o aproveitamento do tempo dos funcionários vai aumentar muito e, consequentemente, sua empresa vai vender mais. Organizar os funcionários e fazê-los trabalhar em equipe pode ser um grande desafio para os gestores de uma empresa.

Por isso, no post de hoje vamos apresentar algumas dicas para melhorar a organização da sua equipe. Dicas para uma boa organização de equipe Um time empresarial produtivo conta com um planejamento bem elaborado para a
organização da equipe. Quando este planejamento é executado da forma correta, você passa a ter colaboradores
mais funcionais.

O principal objetivo de uma estratégia de organização de equipe está na manutenção da comunicação interna, com alinhamento e fluidez entre os funcionários da sua empresa. E, para realmente funcionar no dia a dia corporativo, é preciso pensar todo o processo de organização. Desde o planejamento de reuniões até o uso de sistemas específicos para aprimorar o gerenciamento da empresa.

1. Plataformas de organização

Uma das principais formas de organizar a estrutura comunicacional da sua empresa, tanto interna quanto externa, se dá pela utilização de ferramentas e tecnologias que permitam a automatização de tarefas. Investir nas ferramentas adequadas vai agilizar o tempo do seu time e ajudar a equipe a focar nas tarefas certas. Já existem diversos aplicativos e plataformas no mercado voltados especificamente para gerenciar a relação entre funcionários.

Embora o e-mail ainda seja muito utilizado nesse quesito, esse sistema já não é a solução mais ágil e imediata. Por isso, atualmente é mais viável investir em outras plataformas de comunicação interna que oferecem o contato instantâneo. Existem diversos sistemas focados em agilizar a comunicação corporativa, como agendas compartilhadas, plataformas de bate-papo e integração entre aplicativos de gerenciamento.

Ainda nesse tema, também é interessante investir em sistemas para comunicação externa. Um CRM, por exemplo, é uma plataforma indispensável, desenvolvida especificamente para gerenciar o relacionamento com o consumidor.

2. Estabeleça metas e objetivos claros

Para manter as responsabilidades do time estruturadas e, ao mesmo tempo, descomplicadas, você vai precisar estabelecer propósitos diretos e explícitos para cada um de seus funcionários. Para que a produtividade de cada um dos seus colaboradores seja bem aproveitada, é crucial deixar as atividades e metas bem claras e acompanhar a equipe em suas funções.

Para isso, é importante estruturar a sua área de Recursos Humanos (RH) da empresa, pois esse é o setor que ficará responsável por desenvolver os colaboradores. O RH deve conduzir o time e se certificar de que todos os funcionários estão atendendo as demandas. Como desdobramento dessa estratégia de organização de equipes, eles serão mais produtivos. Caso essas expectativas não sejam cumpridas, esse é o departamento que deve procurar
entender qual o problema.

3. Ofereça alternativas a sua equipe

Entender os problemas dos seus colaboradores e motivá-los a superar suas dificuldades, oferecendo as alternativas possíveis, é uma ótima forma de manter a organização da equipe. E, ainda, vai deixar o seu time mais satisfeito e motivado. Em tempos de home office, por exemplo, é importante fornecer opções para que seu time consiga desempenhar uma boa performance mesmo de longe. Inclusive na comunicação externa, já existem diversas formas de se comunicar com o público sem necessitar da estrutura física da empresa. Um exemplo disso é a telefonia digital.

A telefonia digital oferece a possibilidade de realizar ligações de atendimento em qualquer lugar, eliminando barreiras físicas e geográficas. Além disso, essa tecnologia oferece diversos benefícios que vão ajudar a profissionalizar seu negócio e otimizar o tempo dos seus funcionários em trabalho remoto, como a URA, a escalabilidade e muito mais.

Nesse sentido, utilizar plataformas para comunicação em tempo real vai ajudar muito na sua organização de equipe.
Isso porque estes sistemas oferecem mais mobilidade e imediatismo na troca de informações de cada squad da sua empresa. Ou seja, mesmo fisicamente distante, é possível manter a produtividade e organização entre seus funcionários.

Conteúdo desenvolvido pela equipe da Nvoip, plataforma de comunicação global com foco em telefonia digital, SMS e API.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

" });