Conta digital X internet banking


Quem ainda não tem conta em banco e está pensando em dar esse passo rumo à vida adulta, com certeza fica se perguntando qual será a melhor opção para guardar o seu rico – e suado – dinheirinho. Há também aqueles que estão insatisfeitos com os serviços tradicionais e anseiam por algo novo.

 Antigamente não tinha muito segredo, as opções de serviços financeiros eram bem parecidas. Mas, hoje, a realidade é outra. O avanço das ferramentas digitais trouxe muita coisa boa para nossa realidade. O jeito de pedir comida, escolher a melhor opção para ir de um lugar a outro, ou procurar uma casa para alugar foram modificados pelo surgimento de empresas de tecnologia e seus aplicativos, capazes de trazer mais praticidade e conforto para o cotidiano.

 Nos últimos anos, o internet banking ganhou força e se tornou um grande aliado dos bancos tradicionais e instituições financeiras, se tornando a semente para a criação das contas digitais. Nos últimos anos também vimos surgir e fortalecer o conceito de fintech e o crescimento das contas digitais, que trouxeram uma nova maneira das pessoas se relacionarem com dinheiro.

 É conta digital ou internet banking?

Apesar de serem parecidas no funcionamento, uma conta digital é diferente de um serviço de internet banking. O internet banking é uma plataforma, que está ligada à uma conta corrente ou conta poupança “tradicional”. Apesar de todas as facilidades que ele oferece, boa parte da relação e das resoluções de problema ainda acontecem na agência.

 Já no conceito de conta digital, tudo é feito na palma da sua mão. A conta digital não é um complemento dos serviços bancários tradicionais, mas um aplicativo que reúne os serviços financeiros que você precisa com foco, geralmente, em simplicidade e usabilidade.

 Quem opera contas digitais no Brasil?

Alguns bancos e fintechs já desenvolveram suas contas digitais. Os maiores bancos do país já se digitalizaram e disponibilizam seus serviços por meio de aplicativos e, além disso, existem diversas fintechs no país que oferecem contas digitais com diversos produtos – investimentos, recarga de celular, cartão virtual, entre outros. Escolher a conta que melhor se adequa às suas necessidades é o mais importante.

 E quais as vantagens de ter uma conta digital?

1 – Praticidade

A primeira vantagem é a sua comodidade. Pegar fila de banco ou fazer uma visita ao gerente é um compromisso oneroso devido aos horários de funcionamento e as prováveis filas a serem encontradas. Em uma conta digital, você pode fazer tudo pelo aplicativo – desde abrir a conta, transferir dinheiro, pagar contas ou tirar dúvidas pelo atendimento.

 2 – Menos taxas

A segunda vantagem é a redução das taxas. Enquanto os bancos cobram vários encargos para realização dos serviços, a quantidade de tarifas em uma conta digital geralmente é bem menor – ou zero.

 3 – Mesmas facilidades que um banco tradicional

Precisa de cartão? A conta digital oferece. Quer receber salário na sua conta digital? Também é possível. Fazer transferências? Em alguns casos, é possível até fazer por Facebook ou pela Siri.

 A maior diferença ao escolher uma conta digital ao invés de internet banking é o jeito que você interage com seu dinheiro e a forma como você lida com as demandas. Para pessoas que já possuem um comportamento digital, é possível encontrar tudo que é necessário na palma da própria mão.

About the Author:

Alexandre Alvares
Alexandre Alvares é CMO da Neon Pagamentos desde 2016. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o executivo fez cursos de Empreendedorismo pelo Babson College e pela Stanford University. Com 7 anos de experiência, atuou em startups diversas com foco em marketing e vendas, ganhando expertise para fundar a EasyBlue, primeiro marketplace de aluguel de barcos do Brasil a proporcionar a reserva de barcos inteiramente online.