Conheça seu público-alvo e tente entender como ele consome informação

Vamos fazer um rápido exercício aqui. Você acredita que um ou uma CEO de uma grande empresa, que passa praticamente o dia todo fora, em reuniões, consome o mesmo tipo de informação que um dono de casa, que cuida de todos os afazeres, do companheiro e filhos?

A resposta dessa é fácil. Claro que não! CEOs, muito provavelmente, acordam cedo e saem apressados de casa. Ao chegar no escritório, leem os principais jornais de economia e negócios para se atualizar sobre movimentos mercadológicos e partem para sua saga de reuniões e tomadas de decisões.

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Por outro lado, donos de casa acordam ainda mais cedo, fazem o café de seus filhos enquanto assistem ao primeiro jornal da manhã e, ao longo do dia, acabam zapeando entre os programas da tarde.

É claro que são meros exemplos generalistas, mas servem de base para mostrar o quanto é importante entender o perfil do público que você deseja atingir. De nada vai adiantar você direcionar a comunicação (seja de PR ou Social Media) para veículos que simplesmente não chegam nas mãos das pessoas que podem consumir a sua marca/produto/serviço.

Por essa razão, sempre reforço: estude, estude e estude sempre como se comporta seu público-alvo e se coloque no lugar dele para entender que tipo de canal e informação seria relevante para o dia a dia dele. Dessa forma, seus esforços de comunicação serão otimizados e, consequentemente, será possível atingir resultados realmente eficientes.

Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Data Popular, 71% dos homens admite que quem escolhe suas roupas, inclusive as íntimas, são suas companheiras. O que isso quer dizer? Que nem sempre seu público-alvo é tão óbvio quanto parece. O papel da pesquisa dentro da sua estratégia de comunicação é exatamente esse, mostrar além do óbvio qual é o verdadeiro comportamento do seu público para direcionar suas escolhas.

Por isso ressalto, novamente, a importância de estudar com profundidade os hábitos de consumo de informação de quem você quer atingir. Não existe fórmula de bolo para levantar essas informações, mas vale criar grupos de estudos com perfis similares ao que você quer atingir com a mídia e o velho e bom bate papo.

About the Author:

Bruno Pinheiro
Com 13 anos de experiência em assessoria de imprensa, Bruno já trabalhou no atendimento de contas como BuscaPé, Fox, VivaReal, Qranio, EasyTaxi, boo-box, Samba Tech e Evernote. Já participou de grandes anúncios no mercado brasileiro e conduziu o lançamento de mais de 100 startups nos últimos 6 anos. Bruno Pinheiro é fundador da PiaR Comunicação, assessoria de imprensa de 35 startups no Brasil.