Como se preparar para iniciar a sua carreira empreendedora com êxito


A carreira empreendedora está entre as profissões mais interessantes que existem. Entretanto, principalmente no início da trajetória, não há glamour. Muitas vezes será estressante e como um passeio de montanha russa, entre altos e baixos. Saiba como se preparar para esta jornada.

Empreendedores são talentosos porque possuem a vantagem de agirem criativamente na resolução de problemas. Mas isto não é suficiente: é necessário amar o processo de perseguir o sonho de prosperar no desconhecido. É como estar no controle de escrever por conta própria a sua história de aventura.

Antes de iniciar a jornada de uma carreira empreendedora, algumas ações ajudam a desenvolver uma mentalidade mais segura, otimista e maior clareza sobre o que pretende realizar.

Dentre essas atitudes básicas e essenciais está conhecer e interagir com outros empreendedores. Quando você conecta com empreendedores que partilham das mesmas dores, se estabelece um vínculo muito sólido. Descrevo a seguir algumas sugestões que podem ser tomadas no início da sua trajetória empreendedora e que contribuem para que você se prepare para as próximas etapas.

Seja original

Ser original significa que você precisa enxergar e pensar de forma diferente de todos os demais, enxergar oportunidades onde todos os outros veem problemas e encontrar maneiras diferentes de resolvê-los. Você não precisa reinventar a roda. Você precisará apenas fazer melhor do que todos os outros. Isso exigirá melhoria contínua no campo pessoal e profissional.

Por isso, busque melhorar constantemente seus pontos fortes e elimine todas as suas fraquezas. Se você acha que não está na hora de começar a sua empresa, desenvolva a sua autoridade. Comece a falar sobre sua paixão, seus futuros negócios, os problemas que resolverá. Faça isto desde o início para começar a desenvolver sua imagem e espaço, desde o início.

Também entenda que você não pode agradar a todos. Se você quiser agradar a todos, desperdiçará uma parte significativa do potencial da sua empresa.

Acredite em seu conhecimento

Como você pode esperar que seus clientes acreditem em você ou em sua empresa, se você não acreditar em seus próprios recursos? Desenvolva sua autoconfiança, para que todos comecem a acreditar em você, nessa trajetória.

Pense no que te faz feliz, não esqueça seus objetivos pessoais

Antes e depois de se tornar um empreendedor, você é um ser humano e está em primeiro lugar na sua empresa. Pense no que te faz feliz, incorpore ao seu modelo de negócios. Pense nos objetivos pessoais que desejará alcançar quando você se tornar um empreendedor.

Pense em grandes ideias, encontre inspiração

Pense acima da média. Empreendedores bem-sucedidos têm ideias diferentes, transformadoras e realmente úteis para os seus clientes.

Se você quer se tornar um empreendedor de sucesso, você precisará sonhar com coisas impossíveis, porque nada é impossível. Além de sonhar, empreendedorismo requer execução e disciplina. Comece a fazer algo sobre seus sonhos agora mesmo. Faça uma lista de tudo que o inspira e comece a agregar tudo em sua vida cotidiana e no trabalho.

Para se tornar um empreendedor de sucesso, aprenda com quem já chegou lá

Identifique-se com empreendedores de sucesso e comece a implementar o que eles estão fazendo para alcançar o êxito. Existem muitas biografias de empreendedores que propiciam este conhecimento. Leia muito, para ampliar o seu conhecimento e o potencial do seu negócio. Também existem blogs sobre empreendedorismo que você pode ler todos os dias para encontrar insights úteis ou novas tecnologias.

Atualmente, saber ouvir também é uma das funções de negócios mais importantes, para entender os problemas e as necessidades dos seus clientes e incorporá-los à sua empresa.

Comece com um protótipo e experimente no mercado

Desenvolva o primeiro protótipo do seu produto ou serviço (não importa o que seja) para mostrar aos seus clientes e testar o que desenvolveu até agora. Use o feedback do mercado em protótipo, para aprimorá-lo. Desde a primeira interação, crie uma comunicação compreensiva e fácil, para descrever o problema que seu produto resolve e criar valor perante aos seus potenciais clientes – você venderá o valor, os clientes compram uma solução, e não puramente um produto ou serviço. Você não pode esperar vender sem transmitir claramente o que faz o seu produto.

Estratégia, modelo de negócios, plano de negócios e marketing[

Para tornar a sua visão uma realidade, você precisa de estratégia. Tenha em mente que sua jornada empreendedora não será linear. Existirão altos e baixos e você prever todos os cenários possíveis em sua estratégia, preparando-se para superá-los.

Trace seu modelo de negócios em um pedaço de papel. Você verá as conexões entre os elementos mais importantes. Existe o canvas de modelo de negócios, que é somente uma página. Você pode imprimi-lo da internet.

Já o plano é algo mais completo do que o modelo de negócios, que se resume a uma página. Tudo o que você obteve até aqui, através de aquisição de conhecimento, pesquisas e insights, você precisa transferir em um plano de negócios com objetivos SMART (acrônimo de: específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com tempo definido/prazo).

Faça um plano que seja o mais real possível e quando necessário, revise-o para que ele responda à realidade. Caso precise, não hesite em pedir ajuda. Às vezes, você não pode fazer todas as previsões, análises e cálculos do seu plano de negócios.

O melhor plano é aquele que inclui as respostas dos potenciais clientes. Certifique-se disto, pois é muito importante já que sua empresa irá atendê-los.

Seu plano deve ser o mais simples possível, compreensível por você e seus funcionários. Evite a complexidade e as regras mais tradicionais sobre o plano de negócios. Nesta fase preliminar, você não precisa de tanta sofisticação. Estruturar seu plano com marcadores é uma maneira de deixá-lo mais objetivo e simplificado, garantindo a implementação.

Conhecendo onde seu negócio está, no momento e onde quer estar daqui cinco ou dez anos, você precisa conectar os pontos para concretizar a sua visão. Prepare-se no mínimo para os próximos 5 anos. Use fatos e dados internos e externos ao seu negócio, para prever o futuro e se preparar.

Defina claramente seu mercado-alvo para satisfazer os clientes da melhor forma. Você precisará estar nos lugares onde eles estão. Escute-os, eduque-os, ajude-os. Este é o seu trabalho como um futuro empreendedor de sucesso.

Desenvolva um plano de marketing inteligente, você não precisa de um marketing que gaste dinheiro sem resultados. Crie uma marca para o seu empreendimento, com um logotipo reconhecível e simples – lembre-se que menos é mais.

Comece a escrever blogs sobre o seu negócio e dissemine-os. O blog é uma forma poderosa de distribuição de conteúdo. Mas não tente vender, tente educar, comunicado sempre o seu valor. Conteúdos educativos desenvolvem engajamento e aquisição de clientes e incluir algo engraçado e compartilhável em suas ferramentas de marketing gera a viralização no alcance de um mercado ilimitado.

Foco no cliente, seja observador

Você precisa se concentrar nos clientes e se tornar um bom observador, como ações primordiais. Faça perguntas para eles e as respostas ajudarão você a expandir os negócios. Pergunte por que, o quê, quem, quando e como, sobre tudo em torno do seu negócio.

A observação fará de você um tomador de decisão assertivo. O seu trabalho será avaliar tudo, mas as avaliações não duram para sempre. Elas precisam ser concluídas e os resultados implementados.

Decida assertivamente, seja transparente e paciente

Suas decisões precisam ser baseadas nas informações e fatos corretos, no momento e no lugar certo. Seja transparente e isto tornará seu negócio mais sólido do que você pensa.

O empreendedorismo não é uma estratégia rápida. Empresários são pacientes, pois sabem que o sucesso não é instantâneo.

Prepare-se para os piores cenários

Quanto risco você poderia tolerar? Essa é uma questão essencial para um empreendedor. Você precisa se preparar para o pior cenário do seu negócio. Para isto, desenvolva um plano B para executar algo diferente, se necessário. Todos empreendedores de sucesso tem um plano B.

Siga otimista, mesmo se perder. Perder uma batalha não significa perder uma guerra. Se você for um empreendedor persistente, mudando de plano quando houver necessidade, você será bem-sucedido.

By |outubro 3, 2018|Primeiros passos|

About the Author:

Andreia Araujo
Andréia Araujo desenvolveu carreira em negócios trabalhando para a indústria de tecnologias de ponta, ecossistema de startups, empreendendo e voluntariando, principalmente projetando e implantando estratégias e projetos a partir do zero. Entusiasta de tecnologias emergentes que impactam na transformação global para reformular as estruturas econômicas e sociais, tem o propósito de difundir a educação empreendedora, preparando as pessoas para conquistarem sua independência econômica e para o futuro do trabalho.