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Como o copywriting para startups pode fazer seu negócio decolar

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Está em busca aumentar a autoridade da sua marca, criar conexão com seu público e gerar mais leads? Então, o copywriting para startups é a solução perfeita para você.

Isso porque, essa técnica reúne ferramentas que transformam e encantam os leitores dos conteúdos da sua empresa – seja nas redes sociais, blogs ou até mesmo em campanhas de mídia paga. 

Neste artigo, além de entender as diferenças entre copywriting e escrita comum, você descobrirá quais as vantagens de investir nessa estratégia e como aplicá-la na sua startup. Vamos lá? Continue a leitura!

O que é copywriting para startups e qual a diferença para escrita normal?

Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba o que é essa técnica usada no marketing digital e qual a diferença em relação a um texto comum. 

De modo geral, copywriting para startups nada mais é do que uma escrita persuasiva. Ou seja, quando falamos dessa metodologia, trabalhamos sempre com a ideia de um texto feito para vender. 

E aqui, vender não se liga somente a produtos ou serviços, mas principalmente a ideias. Sendo essa a principal diferença entre copywriting e escrita normal.

Quais são as vantagens do copywriting para startups?

Entendeu a diferença entre copywriting para startups e escrita normal? Então, podemos seguir com as vantagens que essa técnica oferece ao seu negócio. Abaixo, confira 4 motivos indispensáveis!

1. Qualidade dos textos

Os textos são essenciais para o posicionamento estratégico da sua startup no mercado. Com o uso das técnicas persuasivas do copywriting, consequentemente a qualidade da escrita aumenta.

2. Autoridade da marca

E por falar em qualidade dos textos, esse é um fator que contribui significativamente para a construção de autoridade da sua marca – tendo em vista que um dos objetivos do copywriting para startups é encantar os leitores.

3. Proximidade e conexão com seu público

O segredo de um bom copywriter é a capacidade de escrever textos que se conectem com as dores do público-alvo, o que gera proximidade e conexão com os leitores, além de melhorar o nível de engajamento.

4. Geração de leads e taxa de conversão

Como somatória de todos os benefícios do copywriting citados acima, temos a melhora na geração de leads e, a partir da conexão com o público, o aumento na taxa de conversão das ações planejadas.

Como aplicar os princípios copywriting na sua startup?

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens do copywriting para startups, é hora de descobrir como colocá-lo em prática nos textos da sua marca. Confira! 

Crie bons títulos

Os títulos são a porta de entrada para que os leitores continuem a leitura de um texto. Logo, é importante caprichar na criatividade e escrever assuntos encantadores. Aqui, vale pesquisar técnicas e fórmulas específicas para criação de títulos.

Encontre um tom de voz adequado

De uma maneira bem simplista, o tom de voz representa a forma com que sua startup quer se comunicar. Assim, essa etapa é de extrema importância para que o público-alvo reconheça a autoridade dos seus textos. 

Para definir o tom mais adequado, imagine: se a sua empresa fosse uma pessoa, que idade ela teria? Quais os locais que frequentaria? Quais roupas vestiria? E, principalmente, como ela falaria?

Conheça seu público

Conhecer o público que você deseja alcançar é importante para sua estratégia como um todo. Isso porque, ter documentado quais são as dores e as necessidades dos seus leitores é o principal fator para gerar conexão e engajamento. 

Nessa etapa, a dica é estudar o conceito de persona: uma forma mais humanizada de representar o público-alvo da sua marca.

Use CTA’s estratégicos

Os Call to Actions (CTAs) são frases que incentivam os leitores a tomar alguma ação, sendo essenciais para que os objetivos da estratégia de copywriting para startups sejam cumpridos. 

Portanto, pense sempre em qual o próximo passo que o público dará após a leitura do conteúdo.

Conte boas histórias

Contar boas histórias faz com que seu público se conecte ainda mais com seus textos. Isso porque, todos temos histórias para serem compartilhadas. Aqui, você pode usar estruturas e técnicas como o Storytelling.

(Inserir vídeo)

Aposte em Gatilhos Mentais 

Por último, mas não menos importante, aposte em gatilhos mentais: uma técnica de persuasão poderosíssima que busca levar o público a realizar uma ação. Existem vários tipos que podem ser aplicar no copywriting para startups, como:

  • urgência;
  • escassez; 
  • autoridade; 
  • prova social.

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João Marcello

Publicitário por paixão e formação, João acredita no poder da troca de experiências e ama compartilhar conhecimento. Faz parte do time de Inbound Marketing e atua como estrategista de Conteúdo na Hubify.

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