fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Como manter uma startup viva e valorizada

Você já parou para pensar como manter uma startup prosperando e criando valor para a sociedade? Não existe uma resposta rápida e simples para essa pergunta, mas esses anos de experiência me ensinaram algo importante: não podemos nos distanciar do problema que queremos resolver, e para isso é preciso acompanhar o dia a dia do cliente. 

Observando o cenário brasileiro, acredito que muitos empreendimentos têm dificuldade de continuar inovando. Digo isso porque nove em cada dez startups morrem no primeiro ano porque não conseguem resolver um problema real do mercado, segundo a PwC Brasil. E mesmo as que estão ativas precisam trabalhar fortemente para o negócio continuar girando.  

Já vi muita gente pensando em inovação somente como pioneirismo, tecnologia de ponta, e se esquecendo de que inovar envolve também uma evolução de produtos, serviços, processos, métodos de gestão e por aí vai.  

E, digo mais, há quem procure por inovação só olhando de fora para dentro, quando a melhor maneira de implementar avanços é colocando os clientes no centro de tudo.  

Isso está muito conectado ao que a Teresa Torres, nossa consultora que é referência mundial em desenvolvimento de produto, diz sobre se aproximar e co-criar om os clientes. É preciso ter uma mentalidade diferenciada, que combine os contextos, as necessidades, as expectativas de cada um deles ao que a empresa oferece. Na prática, isso significa entregar soluções mais personalizadas e que atendam as reais demandas do mercado. 

Recentemente, por exemplo, a Unico lançou uma solução que integra a tecnologia de prova de vida ao nosso produto de autenticação de identidade. Fizemos isso porque observamos um aumento significativo nas tentativas de fraude, que estão cada vez mais sofisticadas, e queríamos reforçar a segurança das transações do dia a dia. Com isso, beneficiamos centenas de empresas e milhares de pessoas Brasil afora.   

Então, um ponto super importante e que faz toda a diferença é a constância, melhoramento contínuo. Inovação é movimento! E é ela que gera importantes vantagens competitivas a médio e longo prazo e permite que as organizações encontrem novos parceiros, expandam sua atuação e aumentem o valor de suas marcas.   

Por isso, é essencial ficar de olho no que o mercado precisa, entender o que público realmente quer, investir em pesquisas, estar preparado para as transformações pelas quais o mundo está passando.  

A verdade é que não existe receita infalível para o sucesso, mas estando atento a essas variáveis e tendo um time alinhado e entusiasmado, as chances de os negócios crescerem de forma sustentável é muito maior.

Gostou do artigo? Então saiba mais sobre a importância do intraempreendedorismo para manter sua startup viva.

Gabriela Onofre

Com mais de 20 anos de experiência, Gabriela Onofre construiu sua carreira liderando a estratégia e construção de marcas internacionais em empresas como P&G e Johnson & Johnson. Desde 2019 é VP de Comunicação, Marketing e Cultura da Acesso Digital, maior IDTech do Brasil, startup especializada em tecnologia para identidades digitais.É articulista da revista HSM Management, membro do Women Corporate Directors, e foi eleita Women to Watch 2020 AdAge/Meio&Mensagem

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *