Em um mercado altamente competitivo e que vive em constante mutação, criar um planejamento estratégico para startups se torna essencial.
Assim, a empresa passa pelas mais diversas situações sem grandes impactos que ofereçam risco à saúde do negócio.
Essa ferramenta oferece ótimos benefícios para o dia a dia, mas, para desfrutar disso, é preciso criar um plano detalhado, com alguns passos importantes.
Por esse motivo, neste conteúdo, explicamos o conceito de planejamento estratégico e indicamos por onde começar ao criar o de sua startup. Vamos lá? Continue a leitura!
O que é planejamento estratégico?
Antes de entender o que um planejamento estratégico representa, você precisa refletir na definição de planejamento propriamente dito.
O planejamento está relacionado com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo — nada mais é que criar um plano para atingir um propósito.
Já o planejamento estratégico funciona como um GPS, ele que norteará a rota necessária até o destino. O termo “estratégico” indica que esse plano deve ser feito de forma inteligente, o que envolve uma série de ações cujo propósito é alcançar metas traçadas.
Isso implica em reconhecer a situação atual da startup e fazer uma projeção de futuro, identificando os recursos disponíveis, elaborando metas e analisando resultados.
Por que criar um planejamento estratégico para startups?
Entre os motivos que podem levar uma startup à falência, a falta de planejamento é a raiz dos aspectos que influenciam a mortalidade.
O estudo “Causas da Mortalidade de Startups Brasileiras”, feito pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, mostra que, no Brasil, pelo menos 25% das startups morrem num período menor ou igual a um ano e 50% morrem até o quatro ano.
Sem um plano sólido que envolve pesquisas sobre o potencial de mercado, acesso a capital e entre outros pontos essenciais para um modelo de negócio escalável, a empresa opera no escuro, o que a leva à descontinuidade.
Além disso, a necessidade de elaborar um planejamento estratégico para startups se dá pelo fato de que, para sobreviver, o mercado exige dos gestores a capacidade de adaptação às novas necessidades e mudanças que surgem.
Logo, o planejamento estratégico torna o negócio menos vulnerável à essas alterações, pois possibilita que a empresa:
- crie um plano de ação — o que ajuda a evitar erros durante o percurso;
- otimize o uso de recursos — os alocando de forma eficiente e evitando desperdícios;
- gere estabilidade — já que as ações são direcionadas com base nas necessidades do mercado e dos consumidores.
Afinal, como criar um bom planejamento estratégico para startups?
Agora que você já entendeu a importância do planejamento estratégico para startups, chegou o momento de saber como criá-lo.
A seguir, confira o passo a passo que preparamos!
Estude o mercado e o público
O primeiro passo antes de efetivamente criar um planejamento estratégico, é analisar o mercado em que a startup está inserida e o público-alvo dos produtos/serviços.
A partir dessa análise, você precisará definir:
- a proposta de valor do negócio — com o objetivo de levar ao cliente uma ideia clara, concisa e transparente de como as soluções podem ser relevantes para ele;
- os diferenciais dos produtos/serviços — características que tornam o produto essencial para o consumidor, entregando soluções para seu problema e influenciando positivamente a percepção de compra;
- a buyer persona — um personagem semifictício, baseado em dados e comportamentos reais do seu público-alvo, que representa o cliente ideal do seu negócio.
Analise as forças e fraquezas da startup
Aqui, você pode usar a famosa análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) como método de avaliação, que tem como objetivo identificar os pontos fortes e fracos de um negócio.
Ela será um excelente ferramenta para um diagnóstico da situação interna da empresa e também de ambientes externos, de forma que ajude a correr menos riscos ou mesmo aproveitar oportunidades de crescimento.
Estabeleça a missão
Estabelecer a missão significa definir o propósito fundamental da empresa, ou seja, o motivo pelo qual a empresa existe.
De forma geral, a missão deve responder às seguintes perguntas:
- o que minha empresa faz?
- como ela faz?
- para quem ela faz?
- o que ela se propõe a entregar?
Estabeleça a visão
A visão deve representar como a startup se enxerga no futuro e quais resultados pretende conquistar.
Ela deve ser uma imagem ambiciosa a ser alcançada no longo prazo, pois será responsável por conduzir o planejamento estratégico. Assim, alinhando as ações com a visão, será possível procurar maneiras de atingir esse objetivo.
Defina os objetivos e metas
O objetivo se refere ao lugar que a empresa pretende chegar, representando, por exemplo, a finalidade de um projeto.
Já as metas, se relacionam com o caminho pelo qual o projeto deve se desenvolver. Elas consistem no que a empresa precisa alcançar em cada etapa, para, ao final, concretizar o objetivo. Por isso, devem ser criadas com prazos a serem cumpridos.
Use o método SMART para elevar as possibilidades de se atingir o objetivo. Ele é um acrônimo que significa: Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal — onde cada letra da sigla representa um componente essencial para a definição efetiva de metas.
Crie um plano de ação
Com base em cada meta definida, crie um plano de ação! É nesse momento que o planejamento transforma-se em tarefas e cronogramas para o avanço ao objetivo.
Em um documento, registre as tarefas necessárias, os responsáveis para a realização, datas de início e término, custos, status, etc. Assim, ficará muito mais fácil visualizar o andamento do projeto.
Organize o orçamento
Para viabilizar o plano de ação, o planejamento estratégico para startups também deve incluir a organização do orçamento.
É fundamental prever quais serão os recursos a utilizar, o limite de gastos, investimentos necessários e os resultados financeiros esperados no curto, médio e longo prazo.
Monitore os resultados
O planejamento não acaba por aí, viu?! Depois de pronto, o monitoramento de resultados deve ser feito de forma constante!
No cenário ideal, definida uma periodicidade para isso, a fim de analisar o que foi feito até o momento, quais fatores foram bons e devem ser mantidos e quais precisam melhorar.
Dessa forma, os erros são identificados mais facilmente e você conseguirá contornar as dificuldades.
E aí, gostou das dicas? Para complementar sua leitura, acesse o artigo “Os Pilares Das Finanças Corporativas Em Startups” e aplique em conjunto com o planejamento estratégico do seu negócio.