fbpx

+1 9093183240

contato@abstartups.com.br

Como encontrar um mentor para a minha startup

Você tem a ideia, mas não tem a experiência. Já conheceu um monte de gente online que tem ajudado bastante, mas você quer alguma coisa mais profunda. Precisa desenvolver melhor sua startup, sente que está no caminho certo – mas não tem certeza. Você precisa de um mentor!

Mas será que essa história de mentor não está mais para Guerra nas Estrelas do que para as startups brasileiras? Será que há alguém aí fora disposto a ser um mestre Yoda se nem você sabe se é um Luke Skywalker? Não, a mentoria não tem nada de ficção, muito pelo contrário. Muitos empreendedores já adotaram programas de mentoria que têm conseguido deslanchar diversas startups, mas a pergunta pode ser: você está preparado para esse processo de aprendizado? E, se está, onde encontrar seu mentor?

O mentor e você, você e o mentor – que relação é essa?

A maioria dos empreendedores não tem a experiência necessária para deslanchar seu negócio, mas geralmente está recheada de ideias. O problema é que uma coisa sem a outra não vive. Por outro lado, a internet está cheia de gente dando conselhos, escrevendo sobre sua própria experiência e dando pitaco na vida alheia, mas poucos realmente chegam perto o suficiente para interferir no seu negócio. Esse, sim, é o papel do mentor.

A ideia, aqui, é que o mentor use sua própria expertise para causar uma interferência positiva na sua startup, mas isso não significa que ele, obrigatoriamente, pense da mesma forma que você. Por isso, você deve estar preparado, perceptivo para o processo de aprendizado: entender que é preciso ouvir, engolir e digerir conselhos que nem sempre vão de encontro ao que você considera certo – mas que o farão crescer, mesmo que seja em um caminho diferente do que imaginou. Mas onde encontrar essa figura que pode mudar os rumos do seu negócio?

Será que é fácil encontrar um mentor para sua startup?

Você já sabe o que o espera e o que quer, agora, então, a questão é encontrar um mentor. A princípio parece fácil, afinal a internet está cheia deles, certo? Não, a internet está cheia de curiosos. E aqui o paradoxo é que os mentores são justamente aqueles empreendedores que não têm tempo para ajudar ninguém porque estão ocupados demais fazendo o que fazem de melhor – e o que os torna ótimos mentores.

Assim, podemos dizer que há mentores em potencial no LinkedIn e no Twitter, por exemplo, nos eventos de networking e até em voluntários e entre os amigos e a família. No entanto, são nos programas de mentoria que efetivamente se dedicam a emprestar sua expertise para orientar e desenvolver empreendedores, indicando caminhos com base em experiências reais e fazendo questionamentos que definirão as melhores estratégias de negócios. Para quem quer se levar e ser levado a sério, o programa de mentoria é a melhor solução.

E então, pronto para crescer com um bom programa de mentoria? venha conhecer a Mentoria InovAtiva e aprender com quem sabe na prática.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *