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Como desenvolver soft skills em tempos de mudança e adaptabilidade?

Atual desafio das empresas integra equipes e lideranças, que precisam acompanhar tendências

Falar em soft skills é fazer referências às características subjetivas das pessoas, parte de sua personalidade. Elas têm sido cada vez mais requisitadas e valorizadas no mercado, consideradas essenciais para lidarmos com o mundo rápido que vivemos.

Essa característica, inclusive, tem sido muito requisitada para uma nova formação de líderes que vem acontecendo. Mais conectados às equipes, às dores das pessoas, e mantendo muito jogo de cintura para lidar com tudo isso. Mas como desenvolver soft skills em cenários de mudança e adaptabilidade rápidas?

Partindo do conceito: o que são as soft skills?

Não podemos falar de soft skills sem retomar seu conceito. As soft skills são as características ligadas ao comportamento de uma pessoa no ambiente de trabalho. Da mesma forma, o conceito de hard skills faz referência às habilidades técnicas e profissionais que os indivíduos possuem. 

Se antes para conseguir um emprego as atenções estavam na busca de um talento que soubesse fazer e acontecer dentro da sua área, a visão de mercado atual busca um profissional completo. Esse perfil engloba saber que para além do profissional, existe uma pessoa com personalidade e características que serão apresentadas na sua carreira profissional.

Por isso, desenvolver as soft skills passou a ser um ponto chave para sair na frente nos processos seletivos e demonstrar habilidades socioemocionais. E como tudo se transforma rapidamente em nosso mundo, essa adaptabilidade a cenários diversos vem sendo requisitada pelo mercado.

Desenvolver soft skills é parte de uma nova liderança

Os líderes também passaram a ser incluídos neste perfil de desenvolvimento de soft skills. Instituições buscam criar uma nova forma de liderança que esteja atenta às mudanças do mundo e nas relações de trabalho. Espera-se destes líderes que abandonem velhos hábitos, mentalidades e formas de agir e aproximem-se dos colaboradores.

A busca de um gestor que inspire confiança, respeito e proximidade com suas equipes. Desde o início da pandemia, há dois anos atrás, tivemos que nos adaptar à novas formas de trabalhar e os líderes precisaram refletir como desenvolver suas soft skills em um contexto onde as empresas e seus funcionários estavam em casa, sob diferentes circunstâncias.

Como líderes colaboram com o desenvolvimento de soft skills na equipe?

Seja o exemplo. E é difícil sair dos velhos hábitos, mas aquele que não evoluir, sairá de cena. E serão seus colaboradores que cobrarão isso, pois o mercado já está cobrando essa atualização. Chegou a hora dos gestores saírem do seu lugar de comando e perceberem que desenvolver soft skills irá agregar não somente o profissional, mas o pessoal.

Conhecer sobre suas características e comportamentos irá ajudar a criar estratégias para lidar com adversidades, sejam situações ou pessoas. Um caminho é iniciar treinamentos focados no desenvolvimento das soft skills nas empresas e abrir espaço para que os demais colaboradores também participem.

O gestor do futuro está sendo construído agora, e as tendências que vemos por aí já mostram quais caminhos ele pode seguir: 

  • Crie uma cultura de bem estar focada no desenvolvimento das equipes;
  • Abrace novas possibilidades e testes;
  • Use o feedback a seu favor: saiba dar e receber, e esteja aberto para escutar a equipe;
  • Desenvolva a inteligência emocional da equipe;
  • Promova a autonomia na empresa, principalmente respeitando cada um e lembre-se
  • Seus talentos são a principal estratégia do negócio.

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