Como conseguir Acesso a Capital para sua Startup?

Conseguir recursos para manter a Startup funcionando durante seu estágio inicial é um dos maiores desafios dos novos empreendedores. Veja o que fazer!

As Startups são negócios inovadores que geralmente se propõem a criar produtos ou serviços que não existem no mercado. Apesar das boas ideias que elas carregam, nem sempre é fácil garantir acesso a capital para começar e manter o negócio funcionando.

Nos primeiros meses ou anos, haverá muito trabalho e pouco retorno financeiro. Por isso, a maioria dos novos empreendedores precisam buscar fontes de financiamento para garantir que as suas ideias possam ser transformadas em negócios lucrativos.

Existem diversas fontes públicas e privadas que podem ser usadas pelas Startups. Para assegurar uma delas, é preciso planejamento do negócio e preparo dos empreendedores. Quer saber como garantir acesso a capital para sua Startup? Então, acompanhe até o fim.

Quais são as fontes de financiamentos disponíveis?

Além de usar capital próprio, quem inicia uma Startup geralmente precisa levantar fundos de outras fontes. Conheça algumas das opções.

Aceleradoras

São organizações que oferecem às startups apoio financeiro e intelectual, espaço de trabalho, mentoria e outras facilidades para auxiliar no desenvolvimento delas. Em troca, a aceleradora recebe uma participação no negócio. Geralmente, a admissão em uma aceleradora envolve um processo seletivo aberto em que várias startups participam.

Investidor-anjo

Pessoas físicas que investem dinheiro em empresas em estágio inicial e recebem uma participação na empresa ou nos lucros dela. O investidor-anjo também pode oferecer sua expertise e atuar como conselheiro para as Startups.

Crowdfunding

O crowdfunding é a famosa vaquinha eletrônica em que várias pessoas podem contribuir com pequenas parcelas de dinheiro e o montante final é usado pela Startup.

Bancos

Os bancos privados e públicos também oferecem crédito para empresas que estão buscando recursos financeiros para se desenvolver. Geralmente, não pode ser feito quando a empresa ainda está no papel e será preciso apresentar um plano de negócios sólido e comprovar o potencial de retorno financeiro da empresa.

Além dessas fontes, existem diversos programas de aceleração, editais e bolsas realizados por órgãos públicos, como prefeituras, ministérios e secretarias e por empresas privadas, como Facebook e Google.

O que fazer para buscar acesso a capital para sua Startup?

Para ajudar nessa missão, nós preparamos um passo a passo. Veja o que fazer!

  • Escolha o tipo de investimento que mais combina com a sua startup e aprenda tudo sobre ele;
  • Prepare o seu plano de negócios direcionado para aquele tipo de investimento. Quanto mais bem estruturado, melhores as suas chances de convencer o investidor ou instituição a confiar na sua empresa;
  • Entre em contato para marcar uma entrevista ou se inscreva para participar do processo seletivo;
  • Na hora de apresentar sua empresa, seja persuasivo e sucinto;
  • Negocie as condições de concessão do capital e deixe todas as cláusulas bem claras entre as partes;
  • Use o dinheiro para fazer a sua startup decolar de vez!

Como se preparar para esse processo?

Na hora de buscar o acesso ao capital, você provavelmente vai passar por uma série de processos de seleção, entrevistas, negociações e assim por diante. O processo não é simples e, muitas vezes, haverá concorrência com outros empreendedores.

Por isso, a melhor maneira de conseguir o capital é se preparando para todas essas etapas. Você precisará aprender sobre o assunto, conversar com outros empreendedores que já passaram por isso e entender mais sobre o mercado brasileiro de capital de risco. Fazer um curso sobre acesso a capital para startups pode ser uma boa ideia.

Em um curso desse tipo, você terá a chance de conhecer mais sobre os tipos de financiamento, vai aprender metodologias para apresentação da sua Startup e técnicas de negociação e conversar com investidores, além de ter acesso a cases reais de empreendedores que também passaram pela captação.

Para concluir, lembramos que ter acesso a capital não é uma tarefa fácil, mas com estudo e preparo quem está iniciando uma empresa pode ganhar a atenção dos investidores. E se você está buscando capital para a sua startup, não perca esta chance: realize agora mesmo o curso de acesso a capital do InovAtiva ou assista aos vídeos no YouTube.

By |dezembro 4, 2017|Investimento e Exits|

About the Author:

InovAtiva
Este artigo foi produzido pela equipe do InovAtiva Brasil, programa de Aceleração de Startups realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), pelo Sebrae e com execução da Fundação Certi.