fbpx

Como aumentar produtividade e extrair mais da sua equipe

Sabe aquele símbolo oriental, o yin e yang? A sua principal função é lembrar que ninguém é 100% bom ou 100% ruim. Aliás, o mundo não pode ser reduzido a uma forma maniqueísta. O que existe é atitude positiva x negatividade; princípios vencedores x derrotistas e ações motivadoras ou desanimadoras, dentre outros pontos. É fácil deixar-se abater com todos os empecilhos que aparecem no cotidiano, sobretudo, quando estamos falando de projetos inovadores como é o caso das startups no mercado brasileiro.

startup equipe

Com toda a onda de negatividade que tem permeado a vida de funcionários e patrões no país, neste post, vamos apresentar as melhores formas de extrair o máximo das suas equipes dentro de sua startup. Com algumas práticas simples, os colaboradores podem começar a sentir mais motivados e alinhados com todos os valores do negócio (isto é, passam a trabalhar mais e melhor). Sem perder tempo, vamos a elas (!):

Cuide de pessoas e elas cuidarão da sua startup

A primeira dica é: lembre-se que você possui uma equipe formada por pessoas. São elas que fazem toda a diferença.

Por isso, valorize aqueles colaboradores que compartilham com você o sonho de fazer dar certo a sua startup. Pessoas devidamente valorizadas e reconhecidas em seu local de trabalho trabalham com mais disposição e isso implica uma maior produtividade e engajamento.

Mantenha os canais de comunicação abertos

O time das startups geralmente é reduzido, o que favorece um contato mais íntimo com os outros membros e líderes. Mesmo assim, são altas as chances de haver ruídos na comunicação.

Eliminá-los é um dos pontos mais difíceis, mas uma vez feito, eleva consideravelmente a produtividade da equipe. Uma comunicação aberta, transparente e direta mantém a engrenagem da inovação girando. Evite reuniões muito longas, retire as barreiras desnecessárias e reduza os protocolos ao máximo. Acrescente dinâmica no fluxo de informações entre a equipe.

Ensine sobre o gerenciamento de tempo em equipe 

Se a performance individual das pessoas for considerada excepcional, o grupo amadurece como um todo. No entanto, não é tão simples quanto parece. Gerenciar processos é algo que exige disciplina. Mas algumas plataformas como o Trello e o Asana podem ajudar nesse processo. Converse com a sua equipe e oriente sobre esse tema.

       VEJA TAMBÉM FERRAMENTAS DE GESTÃO COM DESCONTO PARA ASSOCIADOS 

Outro ponto a destacar consiste em que a escalada de hierarquia é muito rápida dentro do organograma das startups. Assim, não se esqueça de que as chances de crescimento são maiores e a ascensão é rápida por causa do modelo de negócio. Adequar-se aos procedimentos é aumentar as chances de crescimento de sua equipe.

Estimule o compartilhamento de ideias

“Juntos somos mais fortes”. Estamos na era do coletivo, onde conceitos como crowdsourcing, crowdfunding e economia colaborativa estão em alta. Por que não transferir essa essência para motivar o trabalho em equipe? Incentive seu grupo a dividir problemas e criar soluções. Estimule o pensamento criativo coletivo. Além de se deparar com ideias surpreendentes, isso vai criar união entre os membros do time.

Compreenda os altos e baixos da equipe 

Nenhuma equipe apresenta alta produtividade 100% do tempo. Existem lacunas e flutuações na maioria dos momentos. Isso é totalmente normal.

O que faz a diferença é o clima dentro do grupo: tenha autoliderança na equipe, isto é, a consciência de que você não é somente responsável por conduzir os processos, mas também em assegurar o bem estar do ambiente de trabalho. Startups muitas vezes funcionam em espaços pequenos, por isso, esforce-se em dobro para manter um bom relacionamento com todos.

 

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *