fbpx

Os 5 artigos mais lidos no blog em 2020

No ano passado, trouxemos novos colunistas e categorias para o nosso blog. Foram muitos conteúdos voltados para ajudar startups e empreendedores de todas as fases – do MVP ao M&A. 

Então, para relembrarmos esses materiais e ajudá-lo neste começo do ano, separei aqui os cinco artigos mais lidos no blog. Aproveite para reler e também ficar de olho nos novos conteúdos que estamos produzindo para você!

Boas leituras! 

1. Business Model Canvas: Aprenda Na Prática + Baixe Modelo

Está prestes a começar um negócio, mas não sabe nem por onde iniciar? Então este artigo é para você! Montar o Business Model Canvas coerente com seu negócio é um dos primeiros passos fundamentais para qualquer startup. 


Nesse artigo, além de explicar mais a fundo como essa potente ferramenta funciona e como você pode preenchê-la, você ainda tem acesso a um modelo gratuito que preparamos para você e o vídeo completo com uma aula do Alexandre Barros, head de Inovação do Nexus Parque Tecnológico de São José dos Campos, sobre o tema.

2. O Que Devo Fazer Para Gerenciar De Forma Efetiva Minha Startup?

Para definir em quais processos uma startup deve investir seu tempo e seus recursos é importante pensar no conceito de startup e em qual etapa de desenvolvimento ela se encontra. 

Se você quer entender qual a fase de operação da sua startup, este artigo é ideal para você! Veja mais a fundo sobre:

  • ideação
  • Operação
  • Tração
  • Scale-up

3. Marco Legal Das Startups: Tudo O Que Você Precisa Saber!

No ano passado, a pauta sobre o Marco Legal da Startups, o projeto de lei que visa regulamentar o setor de startups no Brasil, avançou no Congresso Nacional. Este é um tema muito importante, pois sua proposta envolve frentes fundamentais para os empreendedores.

Para acompanhar tudo que já aconteceu e os próximos passos deste projeto que trará personalidade jurídica para as startups, acompanhe este artigo e os canais da Abstartups. 

4. Bootstrapping: Como Montar Uma Startup Sem Investidores

Conseguir investimentos para começar o seu negócio, nem sempre é tarefa fácil. Depende de muitos fatores, o que torna comum em muitas das startups brasileiras a prática do próprio empreendedor investir inicialmente em sua ideia.

O nome disso? Bootstrapping. O nome é complicado, mas na prática é a prova que, com planejamento e foco, é possível começar seu negócio sem investidores. Quer entender como? Este artigo vai te dar as respostas!

5. Emprego Em Startups: O Mercado Segue Aquecido

O ano de 2020 foi bem desafiador para a economia e para os negócios. Mas, ainda assim, o mercado de inovação e startups conseguiu rapidamente aproveitar o momento para promover oportunidades e ofertas de emprego.

Nesse artigo, refletimos um pouco sobre esse cenário e trouxemos alguns pontos importantes e potências de se trabalhar em uma startup e o impacto do setor de inovação na economia brasileira. 

E falando em vagas de emprego, desde o ano passado, nós criamos o Abstartups Jobs, o banco de talentos do ecossistema, que conecta talentos com recrutadores de startups em todo Brasil. Se está em busca de recolocação profissional, faça seu cadastro gratuitamente aqui. 

Extra: Série M&A

Se você não acompanhou no ano passado nossa série sobre M&A, esta é a oportunidade! Em parceria com a Questum, essa série de artigos propôs trazer de maneira simples e linguagem acessível, um pouco mais sobre o universo de fusões e aquisições de startups. 

Caso você acompanhe as notícias do ecossistema, já deve ter percebido que esse tema está cada vez mais presente e fusões se tornaram uma realidade entre as startups scale-up e até grandes corporações.

O que esperar dos conteúdos em 2021?


Continue acompanhando os artigos aqui no blog! Este ano, continuamos com espaços para startups de alto impacto, colunistas parceiros e conteúdos voltados para tendências e insights do mercado de startups.

Prepare-se para uma jornada de aprendizados em todas as áreas de sua startup.
Acompanhe também nosso canal do Youtube, com conteúdos exclusivos para você.

Quer sugerir algum tema? Nos procure nas redes sociais ou site! 🙂 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *