Aceleradora de startups: o que é e para que serve?

A sua ideia vale um investimento? Contar com o auxílio de uma aceleradora de startups é a chance de quem quer crescer com direcionamento. Sabemos que, no início, e também no decorrer das atividades de um negócio, a falta de dinheiro se torna um problema sério para muitos empreendedores.

Não só isso. O bombardeio de informações é intenso, por isso muitos se perdem no percurso devido à falta de habilidade. Nessas horas, o apoio de alguém mais experiente faz a diferença, pois um toque aqui e outro ali são capazes de mudar o rumo da empresa.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil conta hoje com mais de 40 aceleradoras. Olhando assim parece pouco, mas a gente não pode esquecer que o nome é recente e essa modalidade de negócio também. Conheça um pouco mais desse sistema de investimento!

O que é uma aceleradora de startups?

Você não deve confundir incubadora com aceleradora, mesmo que a função de ambas seja a de dar suporte ao empreendedor, pois esses modelos se distinguem em vários aspectos.

Para facilitar a compreensão, tenha em mente que a primeira é mais formal e burocrática. Além disso, trata-se de uma instituição sustentada pelo governo e que não possui fins lucrativos.

A segunda também é criteriosa, mas se diferencia por apostar em ideias escaláveis e repetíveis — com potencial de crescimento rápido, sem que haja necessidade de aumentar o custo.

Em outras palavras, a aceleradora de startups é uma organização que apoia e investe no desenvolvimento e expansão de empresas que trazem conceitos inovadores.

Para que serve a aceleradora de startups?

Diferentemente da incubadora, esse formato não depende da verba pública para funcionar, pois é liderada por investidores e empreendedores de sucesso, que compram ações das empresas participantes.

O objetivo principal é o de alavancar negócios promissores. A aceleradora assessora os idealizadores e os ajuda na consolidação da ideia e posicionamento no mercado. O modelo de negócio é lapidado a ponto de transformar o projeto em algo concreto.

Como as coisas funcionam?

Quando você recebe o suporte, o lucro da aceleradora de startups passa a estar diretamente ligado ao resultado de sua empresa.

A organização se mantém porque recebe um pagamento de sua participação acionária. No fim das contas, o rendimento é que move as ações de otimização dos processos administrativos, operacionais e financeiros.

Quais os benefícios de receber um auxílio assim?

Essa turma joga para ganhar. Por isso, quando a sua empresa faz parte desse tipo de sistema, o pacote inclui ajuda financeira, cursos, especialistas de diferentes áreas, amparo tecnológico, treinamento, contatos, metodologias rápidas, além do auxílio de alguém com visão empresarial mais experiente que a sua.

Quem pode pleitear esse investimento?

O apoio é destinado às empresas que querem crescer e apresentam ideias inovadoras, capazes de manter os gastos abaixo do esperado. Por isso, apesar dessa condição não ser determinante, algumas aceleradoras batem na tecla das atividades digitais, pela facilidade que esses negócios têm de se desenvolverem rápido gastando pouco.

Crescer é preciso, e quando isso é feito com o direcionamento adequado você fica mais perto de alcançar o sucesso. Se o seu modelo de negócio atende às expectativas de alguma aceleradora de startups, não hesite em buscar auxílio.

Um suporte desse ajudaria a sua empresa a crescer?

By |abril 6, 2017|Primeiros passos|

About the Author:

ABStartups
A Associação Brasileira de Startups foi fundada para promover e representar as startups brasileiras. Nós trabalhamos para tornar o Brasil uma das cinco maiores potências em inovação e empreendedorismo tecnológico. Tem uma startup e quer fazer parte desse movimento? Associe-se!