fbpx

A importância das redes sociais
para sua startup!

O que não falta na internet são redes sociais. Mas será que você está usando corretamente o potencial de cada uma delas para bombar o seu negócio?

A melhor porta de entrada para que uma pessoa conheça e interaja o seu produto ou serviço são as redes sociais. Segundo pesquisa mundial feita pela We Are Social em janeiro de 2020, em relação ao tempo de uso da internet por dia, o Brasil ocupa o terceiro lugar mundial totalizando 03:31 horas rolando o feed e 66% da população está cadastrada em alguma rede social.

Se você ainda não usa redes sociais no seu negócio, ou quer entender melhor como cada uma delas funcionam (afinal, são muitas!), este artigo é para você!

Conheça um pouco sobre cada rede social e descubra por onde começar:

Linkedin

É uma rede corporativa com mais de 500 milhões de usuários, ideal para contatos profissionais, com foco em conexão.

Nela é possível fazer contatos estratégicos para seu negócio e buscar por profissionais adequados a cultura da sua startup. Como é um canal ligado ao tema, profissão e trabalho, é legal trazer um ar institucional, mostrar tudo o que sua startup faz pelo time e também para seu ecossistema, gerando curiosidade tanto para os profissionais que querem trabalhar em sua startup como para quem quer saber o que a startup faz e sua importância.

É uma rede social para textos curtos, com linguagem formal e direta. Na Abstartups usamos para mostrar nosso time, iniciativas de Gente e Gestão como integrações e palestras, além de iniciativas relevantes para o ecossistema puxadas por nós.

Instagram

Tem mais de 1 bilhão de usuários e sua proposta é ser uma vitrine pessoal ou para seu negócio. Por lá é possível vender seu produto e criar conteúdos específicos para sua comunidade.

O Instagram é a rede social que possibilita maior interação com seu público, seja através das publicações no feed, enquetes e perguntas no stories, e pelas tão famosas lives feitas na plataforma. É importante fazer um cronograma de postagem semanal ou mensal e sempre ir atualizando esse cronograma conforme for aparecendo prioridades e novidades que a serem postados. 

Se você ainda não sabe por onde começar, calma que vamos te ajudar. Você pode montar a identidade visual no Canva, por lá já existem alguns templates montados onde é possível alterar a cor e adaptar para o jeito do seu negócio.

O Facebook disponibiliza uma ferramenta gratuita para todos os usuários de tem uma conta em seu site, o Estúdio de Criação. Essa ferramenta permite que acompanhe as métricas, melhor horário de postagem, perfil do seu público e agendamento de post para o Instagram e próprio o Facebook. E claro, usar hashtags personalizadas e que tenham a ver com seu negócio, não exagere nas hashtags, pois se houver bloqueio de alguma que você estiver usando seu perfil automaticamente leva shadowban.

Tik Tok

É uma rede social de vídeos rápidos e engraçados, que vem ganhando destaque em todo mundo por ser uma rede descontraída.

Mas aí você pensa, onde minha startup vai se encaixar aí?
Bom, é uma forma de usar sua influência e do seu time, lá é o lugar ideal para mostrar que o time é unido, engraçado e que a startup é descolada. Aqui na Abstartups criamos TikTok para o CASE Startup Summit, buscamos sempre adaptar o “viral” do momento para nossos conteúdos e mostrar o lado divertido da associação. Nos siga por lá @abstartups.

Telegram

É uma rede social de troca de mensagens que se encaixa na estratégia de marketing da sua startup, nele você pode gerenciar sua comunidade e ter um contato direto com seu público.

Usado bastante para divulgação de material e interação, já que não precisa compartilhar um número de telefone e permite gerenciar melhor as mensagens enviadas dentro do grupo. Além disso, você pode personalizá-lo com a identidade da sua startup. 

Agora é a vez de bombar suas redes!

Com deu para perceber, embora muitas, cada rede social tem suas características e funções na estratégia de branding da sua startup. Agora é sua vez de testar e começar a usar as redes a favor da sua startup!

Não deixe de acompanhar nossos conteúdos no LinkedIn, Instagram e TikTok

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *