Quando pensamos no modelo de uma startup, lembramos logo que são compostas de programadores, comunicadores e de CEO´s muitas vezes vistos como visionários apaixonados. De fato, essas são as áreas necessárias para criar e anunciar um produto ou tecnologia. Mas, pensando como modelo de negócio, à medida que a ideia é validada, se torna cada vez mais necessário acelerar processos e consequentemente crescer. E para isso, o fator decisivo é ter combustível, que no mundo dos negócios se traduz em: vendas (lê-se também: faturamento).
Mas escalar clientes e concretizar vendas não é uma tarefa simples, pelo contrário, talvez seja uma das mais trabalhosas para uma startup. Logo, encontrar uma solução que minimize a dor desse processo é fundamental. E uma das possibilidades, pode vir de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) que se adapte à missão, objetivos e ao seu tipo de empresa.
Lembrando que quando falamos de modelo de negócio para startups, estamos falando principalmente de estar atento a pontos essenciais como:
Custo → startups precisam ser moderadas com seu dinheiro;
Simplicidade → não pode gastar muito tempo em processos e treinamentos;
Insights → Startups precisam manter, crescer e analisar seus clientes;
Estabilidade → às decisões precisam ter consistência durante fases de crescimento e de retenção de custos.
Mas afinal, o que é CRM?
CRM ou gerenciamento de relacionamento com o cliente é uma estratégia que as empresas usam para acompanhar seu contato com o cliente, desde o pré até o pós-venda. Com uma ferramenta de CRM, é possível armazenar informações sobre as interações com clientes e possíveis leads, incluindo e-mail, telefone, site, bate-papo e até redes sociais, fornecendo um contexto detalhado sobre as atividades e feedbacks de cada cliente.
Quais são seus benefícios?
Em muitas empresas, o conhecimento sobre os clientes acaba armazenado em diferentes lugares – no cérebro do CEO, na caixa de entrada de um membro da equipe de vendas, nos registros de um contador ou nas temidas planilhas. Acontece.
Mas à medida que a empresa cresce, fica cada vez mais difícil buscar informações sobre os clientes. E é bem doloroso não conseguir encontrar respostas para perguntas básicas como: Quando falei pela última vez com um cliente em potencial? Como devo priorizar meus leads? Quais clientes estão prontos para um upsell? Caçar essas respostas leva tempo e afasta sua equipe de vendas do que ela deveria estar fazendo: vender.
Planilhas podem funcionar, mas por pouco tempo. A medida que se tornam mais volumosas, são mais difíceis de gerenciar. Os membros da equipe acabam esquecendo de inserir detalhes de suas ligações e e-mails para economizar tempo e no fim, é quase impossível para o gerente prever ou visualizar com precisão os canais de venda. O resultado é menos organização, mais confusão e menos negócios fechados.
Os sistemas de CRM são projetados justamente para solucionar esses problemas. Ao organizar todas as informações de clientes e leads em um único local e automatizar a entrada de dados, o software de CRM facilita a execução e torna o processo de vendas mais ágil.
Na prática, como o CRM funciona?
→ Permite que você visualize seu pipeline de vendas e oportunidades
Isso significa ajudar sua equipe de vendas a ver de forma rápida e fácil onde estão seus leads e oportunidades, além de ajudar a identificar onde é preciso focar os esforços naquele momento e quais ações devem ser tomadas.
→ Permite que você acompanhe e registre suas interações
Com diversas possibilidades de integrações, o sistema permite registrar todas as plataformas em um só lugar. Quer ver quando seus clientes potenciais estão abrindo seu e-mail? Quer respondê-los o quanto antes? Além de facilitar, te torna capaz de responder rapidamente o que é fundamental para o sucesso de uma venda.
→ Automatiza tarefas
Vendedores gastam apenas 21% do seu tempo em vendas. Os outros 79% do tempo é gasto em tarefas como escrever e-mails, anotar dados de clientes em potencial, pesquisar leads e/ou participar e agendar reuniões. E tudo isso pode ser automatizado. Tarefas automatizadas significam mais tempo de vendas. Mais tempo de vendas significa mais vendas, crescimento mais rápido e melhores resultados para todos.
→ Segmenta clientes com base em atividades
Vender para um banco de dados massivo não é eficiente. Com os CRMs, você pode segmentar seus dados para que sua equipe de vendas concentrem seus esforços nas pessoas certas. Isso significa conversas mais significativas com as perspectivas certas, com mais frequência.
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Resumindo, startups exigem tempo, dedicação e combustível para se desenvolver. Encontrar ferramentas que ajudem nesse processo podem facilitar muito o dia a dia. Agora com esse artigo, você já é capaz de avaliar seu sistema de vendas e encontrar a melhor ferramenta de CRM para sua equipe! Aproveite para testar essas dicas em prática com o nosso benefício exclusivo com o Pipedrive. Teste por 30 dias e ainda ganhe 50% de desconto nos planos.
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