Dois mil e dezoito tem sido um ano muito especial para nós, da Abstartups. Em março completamos sete anos de vida e desde então, temos comemorado muitas mudanças e conquistas.
Nascemos em 2011 quando pouco se falava ainda sobre o ecossistema de startups e quase ninguém entendia o conceito. Nesse momento, quatro empreendedores perceberam que era essencial uma instituição que pudesse fomentar as startups e tornar o termo acessível. E foi assim que em Belo Horizonte, nasceu a Associação Brasileira de Startups.
Nesse caminho, muitas coisas marcaram essa trajetória.Talvez uma das mais importantes aconteceu lá em 2014, quando já havíamos ajudado o mercado a popularizar o termo e surgimos com um novo evento – o CASE. A Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo nasceu com previsão de 400 pessoas e em seu primeiro ano já recebeu cerca de mil empreendedores, mostrando que o mercado estava só crescendo e continuava necessitando de informação.
Informação inclusive, que até hoje é um dos nossos principais ativos. Esse ano consolidamos grandes ações voltadas ao ecossistema:
Plano de Comunidades
Programa criado para promover o desenvolvimento das comunidades de startups pelo Brasil, a fim de aumentar o número de startups em operação e fomentar o crescimento dos ecossistemas de menor visibilidade.
Startup.On
Evento Open Source desenvolvido para levar networking, mentorias e troca de conhecimento entre as startups de uma comunidade. Nosso objetivo é compartilhar informação e ajudar as startups a dar o próximo passo.
Radiografia do Ecossistema Brasileiro de Startups
A Radiografia do Ecossistema Brasileiro de Startups reúne as principais informações sobre o ecossistema, coletadas com a informação de mais de 1.000 startups com o objetivo de traçar um perfil do ecossistema em seu momento atual e avaliar as possibilidades para o futuro.
Mapeamentos por Vertical
Estão em fase de finalização, os primeiros dois mapeamentos focados por vertical. Nos próximos meses teremos um material com mais informações sobre as startups de agtechs e edtechs pelo Brasil.
Tendo em vista todas as conquistas e a nova fase de amadurecimento da instituição, com vários sonhos se tornando realidade, com o crescimento do time: atualmente somos 17 pessoas na equipe de operação, 3 na diretoria e 3 no conselho, nada melhor que mostrar essa evolução através da nossa marca. Para isso, decidimos fazer o rebrand da Abstartups.
Era muito importante que a marca imprimisse nosso posicionamento mas além disso, ela deveria ser um amadurecimento da marca atual. Não havia uma necessidade de refazer a marca do zero pois queríamos melhorar o que já tínhamos, não precisávamos nos reinventar completamente. E o primeiro passo foi refinar o posicionamento e valores da Abstartups.
A partir daí, com o entendimento de qual seria a personalidade da marca e com todo material em mãos, conseguimos desenvolver o principal: a nova logo da Abstartups!!
E aí, preparados?
E nasce assim, uma nova fase na Abstartups. Estamos ansiosos para continuar gerando mais impacto no ecossitema, ainda mais programas e possibilidades de networking e fomentar comunidades em todo Brasil pelos próximos sete anos e além.
E ai, o que acharam da nossa nova identidade? Comentem aqui! 🙂
E não esqueça de seguir nossas redes sociais: Facebook / Linkedin / Instagram