Você se prepara. Levanta informações sobre seu mercado, os melhores números de sua startup e como ela é importante para o ecossistema brasileiro. Concede uma entrevista super interessante para um grande veículos de negócios. Depois disso, envia fotos e dados complementares para que a matéria seja ainda mais rica.
Agora vem a expectativa da espera para publicação…chega no dia combinado e…sua matéria não saiu! E agora? Como proceder?
Antes de responder essa questão, é preciso entender porquê isso acontece. Apesar de todos os esforços de uma equipe de assessoria de imprensa, existem fatores que fogem ao nosso controle e podem impactar na publicação, ou não, de uma matéria.
Vou listar apenas alguns, para que você possa entender: a área de publicidade acabou “comendo” um espaço maior na página, e por isso a matéria (que seria grande) virou uma notinha; notícias factuais sempre terão prioridade (só esse ano foram incontáveis os números de denúncias na política de nosso país, ganhando a preferência nos jornais, sites, TV e rádios); o jornalista decidiu fazes mais entrevistas complementares para a matéria, portanto ela foi adiada, entre tantos outros pontos que impactam a rotina de um jornalista.
Sabemos, claro, que é frustrante se dedicar e não chegar ao objetivo desejado. Mas é importante entender que Assessoria de Imprensa é uma competência da área de humanas, portanto nunca será exata. Não existem garantias ou promessas nesse setor.
Portanto, se a exclusiva não saiu, não se desespere. É possível que ela ainda saia ou então você pode pedir para sua assessoria conversar com o veículo para compreender se ela foi descartada ou adiada. Paciência é fundamental nessa situação.
Claro que, como assessores, tentamos ao máximo evitar que isso aconteça, mas caso seja inevitável, vale um papo com o jornalista para entender ao certo o que aconteceu e procurar alternativas para mitigar o problema em uma próxima exclusiva.