Atualmente, no Brasil, são mais de quatro mil startups, segundo a Associação Brasileira de Startups. Liderando o ranking de segmentos em ascensão estão SaaS (Web App), com 226 startups; Internet, com 163; e Educação, com 162.
Todos os dias surge um incontável número de novas empresas nesses setores. O grande desafio, nesse caso, é: o que fazer para se destacar dos outros players?
A resposta, muitas vezes, vem em forma de contratação de Assessoria de Imprensa, onde os empreendedores procuram por estratégias que possam proporcionar branding e awareness para gerar endosso e, consequentemente,destacar a startup no mercado.
O problema aqui é: você sabe o que é preciso para contratar uma assessoria de imprensa? Para ajudar vou listar três pontos importantes:
1) Saiba quem você é no mercado: de nada adianta sair correndo e contratar uma agência de PR e querer disparar releases para estar na frente do concorrente, se você não tem uma definição objetiva, clara e simples de quem você é dentro de seu segmento. Às vezes é melhor “perder tempo” na criação de uma identidade, do que sair na mídia como uma startup confusa;
2) Quem te contrata? Como ele consome informação?: Ok, você descobriu quem sua startup é e seu posicionamento no mercado. Mas você consegue traçar um perfil claro de quem é seu cliente? Você consegue me dizer que tipo de informação ele consome e por quais canais? Essas respostas são essenciais para você orientar sua equipe de PR para estratégias inteligentes e que tragam resultados efetivos.
Caso contrário, será uma verdadeira batalha naval;
3) Qual seu propósito com PR: Você definiu o que é sua startup e seu público. Conseguiu desenhar um cluster de veículos que são estratégicos e chegam nas mãos dessas pessoas. Agora responda, qual é o seu objetivo com PR? É se posicionar como líder do setor? É focar na sua história empreendedora? É aumentar a presença de sua marca?
Defina esse item para que nem você, nem sua equipe de comunicação se percam no meio do caminho e possam, juntos, crescer;
Se você se atentar a essas três dicas, conseguirá desenhar um planejamento de assessoria de imprensa que faça sentido e consiga, de fato, impactar seu negócio positivamente. Um bom começo é procurar por assessorias de imprensa que se dediquem a compreender seu negócio ANTES de comunicar qualquer coisa!