O título desse artigo é impactante, eu sei. Mas, infelizmente, é uma história real. Em meus mais de 15 anos de experiência com assessoria de imprensa já vi muitas coisas e vivi situações inusitadas (algumas ótimas, outras boas e, claro, as péssimas, como em qualquer área profissional).
Em 2009 tive uma das experiências mais frustrantes da minha carreira. É o caso de como uma startup pode simplesmente sumir do mapa caso não entenda o momento certo e de fazer PR. Não vou citar nomes, mas era uma rede social para startups e investidores e eles contrataram a agência que eu trabalhava na época para começar o serviço de PR (aliás, os fundadores ainda são grandes amigos e profissionais de primeiríssima qualidade).
Após o processo de onboarding, onde levantamos todas as informações sobre o cliente, como atuação, foco, público-alvo, objetivo com PR, praças de atuação, entre outros itens, elaboramos o cronograma de ações e o primeiro material de divulgação.
Tudo caminhando normalmente. Conseguimos uma baita reportagem na Folha de São Paulo e tivemos a grata surpresa de notar o grande destaque dado no jornal para o assunto.
Aí foi o problema. A startup resolveu apostar em PR, mas não se deu conta de que precisava ter uma infraestrutura robusta para atender a uma grande demanda que poderia vir desse “anúncio oficial” para o mercado. O que aconteceu foi realmente triste de se ver. A rede social teve um pico de acesso absurdo, o servidor não aguentou, caiu e só voltou depois de 20 dias. Obviamente, paramos toda as divulgações nesse período.
O número de usuários que já estava na plataforma e reclamou foi enorme e quase todos nunca mais voltaram, acabando com a reputação e credibilidade que a startup tanto buscava. Os investidores que leram a matéria no jornal e queriam conhecer mais se deparavam com um “Erro 404” e nunca mais tentaram acessar o site novamente.
O fim veio 4 meses depois, uma vez que que a startup se viu obrigada a fechar as portas e seus empreendedores decidiram apostar em outras frentes de atuação. Tudo isso porque a empresa não se preparou antes de buscar uma demanda em massa.
Sim, aconteceu comigo e espero não ter que passar por isso novamente. Levo como aprendizado e não me canso de perguntar a meus clientes novos se o servidor está pronto para “o tranco”. Por isso, aconselho: estude todos os pontos fracos de sua startup, acerte a casa e só depois comece um serviço de PR.